A dieta da Felicidade
Os alimentos têm uma grande influência no nosso humor. Não é nenhuma novidade. E tão importante como manter a linha é o bem-estar emocional. Ou, dito de outra forma, um e outro deveriam ser a mesma coisa: mente sã num corpo são, e vice-versa. Isto porque, para um funcionamento ótimo em termos cognitivos e emocionais, o cérebro deve receber os nutrientes que necessita.
Por isso, a alimentação deve centrar-se fundamentalmente na perspetiva do cérebro, sobretudo depois de se reconhecer que alguns alimentos são essenciais à felicidade, como a vitamina B12 (presente, por exemplo, nos ovos).
E a verdade é que as pessoas se sentem muito melhor com alimentos que promovam estados de ânimo positivos e estáveis e com maior concentração de energia.
Perante os alimentos processados, escolha antes comida biológica.
Os alimentos "light" também não são a melhor opção, pois no processo de extração de gorduras, estas podem substituir-se por açucares refinados, que satisfazem menos e não têm valor nutritivo.
Muitas vezes, quando as pessoas estão deprimidas, lançam-se a comer bolachas e chocolates pois têm o mesmo efeito. Mas, como este tipo de carboidratos tem demasiados açúcares, acabam por ter o efeito contrário. Por isso, é necessário optar por carboidratos de absorção lenta como o arroz ou o pão integral.
Especialistas na materia consideram que muitas pessoas atribuem sintomas anímicos como falta de memoria e concentração mais a fatores externos (stress e falta de sono, por exemplo), do que aos internos.
Algumas depressões podem ter origem num deficit vitamínico, mais do que um mal-estar provocado por determinado problema. Seguramente, uma depressão, falta de energia ou desânimo poderão ser evitados através de uma alimentação correta
Eis alguns alimentos responsáveis pela energia e bom humor :
- Cereais integrais: fonte muito recomendável de energia, já que os seus hidratos de carbono de transformam em glucose de uma forma lenta. Contêm muita fibra.
Pão de centeio: pelo seu alto conteúdo em vitamina B, cuja ausência provoca mau humor.
- Aveia: cereal muito energético com uma elevada quantidade de vitaminas B6 e B5, cuja carência está relacionada com as alterações de humor, dor de cabeça e cansaço.
- Lentilhas: fonte de proteínas e ferro. A falta deste último produz apatia, cansaço e dificuldade em concentrar-se.
- Abacate: contém 5 nutrientes que favorecem o humor.
- Ovo: alimento ideal para o cérebro pelo seu elevado conteúdo vitamínico B12 e zinco
- Espinafres e vegetais verdes escuros: alto conteúdo em magnésio. A sua ausência provoca caibras, dificuldades em relaxar os músculos e insónias.
- Alface: contém ácido fólico. A sua ausência relaciona-se com cansaço e irritabilidade.
- Pimentos roxos: contém uma grande quantidade de vitaminas do complexo B, fundamentais para o sistema nervoso.
- Seitan: a carne vegetal feita a partir do glúten de trigo não contém nem gorduras nem colesterol, mas sim muitas proteínas e vitaminas do grupo B.
E isso, vamos nos cuidar, pois nosso corpo, e nosso TEMPLO !!!
Ate a proxima...
Por Marilza Cristina
Contato: marilzacristina@sapo.pt
0 comments:
Post a Comment