Monday, 15 August 2016

Bomba-relógio no Porto do Funchal segundo a Cruise Bruise

Drone Porto do Funchal1Porto do Funchal Gás 2
Cruise Bruise, site ligado aos navios de cruzeiro e sua conscientização na web, publicou o resultado da sua investigação sobre a instalação de um tanque de gás no Porto do Funchal, algo que classifica como uma bomba relógio.
A Cruise Bruise recebeu um mail de um residente no Funchal a reportar as mudanças que o Porto do Funchal tem vindo a sofrer, fruto da construção do novo hotel do grupo Pestana no local. Este mail alerta para a preocupação existente com a segurança dos navios  nas suas visitas ao Porto do Funchal. Menciona o novo hotel do Grupo Pestana construído em pleno porto, muito perto dos navios de cruzeiro. Salienta que o referido grupo instalou um enorme tanque de gás propano a alguns metros dos navios, violando toda a legislação internacional de segurança na matéria, e que isso só foi possível devido à corrupção existente na ilha
A Cruise Bruise tomou conta do caso e fez a sua investigação. Nas suas conclusões publicadas no site, a organização refere que o Hotel Pestana CR7 é um vizinho adjacente do cais norte da doca e acusa o hotel de usar o encaixe terminal de cruzeiros como um acesso fácil e barato para trazer propano por barco, uma situação que considera extremamente perigosa para os navios de cruzeiro, os seus passageiros e tripulantes. Enfatiza que o Grupo Pestana publicita que é uma organização que respeita e valoriza o meio ambiente, a sociedade e ética empresarial, no entanto, não é isso que se vê neste caso.
Segundo esta organização, aparentemente o problema chamou a atenção do público quando o Hotel Pestana CR7 decidiu aquecer a água da piscina com gás propano. A Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM) publicou uma notificação pública para um pedido por M. & J. Pestana para a instalação de um “reservatório de gás e respetiva conduta no aterro localizado no Porto cais norte do Funchal , com uma área aproximada de 25 metros quadrados. ” O tanque de gás seria necessário para apoiar esta nova unidade hoteleira.
A Cruise Bruise afirma que há claramente um risco de explosão em determinadas circunstâncias, como os sinais no recipiente de acesso ao tanque indicam.  Além disso, há uma área de estar ao ar livre para os passageiros, onde os mesmos podem se sentar, sem saber, no topo da bomba-relógio.Refere que para uma ilha que tem em média 6,7 horas de sol por dia, a solução passaria por um sistema solar de aquecimento de água; isso sim, seria uma medida amiga do ambiente.
Outra questão levantada por este site relacionada com a segurança no Porto do Funchal tem a ver com os drones, que frequentemente sobrevoam áreas densamente povoadas, como o porto e a marina, muito perto dos navios de cruzeiro. A Cruise Bruise cita as regras de segurança nos Estados Unidos e no Reino Unido relativamente ao uso de drones, e diz que no Funchal esse uso é desregulado e constitui uma questão importante para a segurança do porto, ainda mais com um reservatório de gás posicionado numa área onde existem muitos aglomerados de pessoas.

0 comments:

Post a Comment

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More