Oxford DentalMed :: Dental Surgery Medical Practice

Address: 174d Cowley Road Oxford OX4 1UE | Tel: 01865 250404

LUSITANOS DE OXFORD :: BEM VINDO AO NOSSO BLOG OFICIAL

Lusitanos de Oxford é a associação oficial portuguesa em Oxford. Destina-se a promover a diversidade cultural, música, acadêmica e eventos de caridade em Oxfordshire

Visite Oxford

Na cidade de Oxford se situa uma das mais prestigiosas universidades do mundo. Alem de ser uma cidade muito cosmopolita ela tambem eh reconhecidade internacionalmente pela beleza da sua arquitetura gótica

DESPORTO :: Mantenha-se Actualizado

O Seu Portal Informações Desportivas

Ciências & Educação :: Neurociência

Para calcular a vasta gama de informações no ambiente e organizá-los em objetos coerentes, o cérebro humano tem que resolver alguns problemas computacionais complexos

Saúde e Beleza :: A dieta da Felicidade

Os alimentos têm uma grande influência no nosso humor. Não é nenhuma novidade. E tão importante como manter a linha é o bem-estar emocional

Fernando Pessoa :: Poeta em plano de destaque

Fernando Pessoa é uma personalidade proeminente da literatura e poesia portuguseas

Fernando's Cafe :: Qualidade & Bom Gosto

Fernando's Cafe está situado no 1 Queen Street junto a Carfax Tower em Oxford city Centre

Brown's Cafe Oxford :: Ideal para o seu paladar

Venha satisfazer o seu paladar com deliciosos Cafés, Bolos, Pasteis de Nata, Bolos de Arroz, e muito mais

All Sat Solutions :: The World Inside Your Home

Antenas Digitais | FreeSat | TV Europeia | Antenas Discretas | Assistência | Multiroom TV | CCTV

Thursday, 29 January 2015

Apoios a Luis Figo:de Portugal ao Resto do Mundo quem apoia Figo?

Boavista:O Boavista vem por este meio demonstrar publicamente o seu apoio à candidatura de Luís Figo à Presidência da FIFA, posto entender que seria uma excelente solução para o desenvolvimento do Futebol Internacional e Nacional.

Recordamos que o 1º jogo dos All Stars organizado pela Fundação Luís Figo decorreu no Estádio do Bessa, devido à excelente relação que este excepcional atleta sempre teve com o Boavista, designadamente com o Presidente da Direcção.
PATRICK VIEIRA:Patrick Vieira é mais uma figura ilustre que apoia Luís Figo na caminhada do português rumo às eleições da FIFA. O antigo internacional francês e colega do ex-capitão da Seleção Nacional no Inter de Milão. 

"Falei com o Luís [Figo] e com antigos jogadores e temos a responsabilidade de olhar pelo jogo que todos gostamos. O Luís sempre defendeu o futebol e os fãs apoiaram ao longo da sua carreira. Ele é um candidato muito credível à presidência da FIFA e desejo-lhe o melhor no seu desafio", afirmou o atual diretor de relações institucionais do Manchester City através da conta pessoal de Twitter

TIMOR:

Timor apoia candidatura de Luís Figo

Filomeno Fernandes, vice-presidente da federação timorense de futebol, vai propor no seio do organismo o apoio ao português para as eleições da FIFA
O vice-presidente da Federação Futebol Timor-Leste (FFTL), Filomeno Fernandes, disse hoje ser "um orgulho" que Luis Figo seja candidato à presidência da FIFA e que vai defender na organização timorense o apoio à sua candidatura.
"Vamos ter um encontro [da FFTL] para tomar uma decisão sobre quem apoiamos, mas eu defendo que a federação apoie a candidatura de Figo para presidente da FIFA", declarou à agência Lusa, sublinhando: "é um português, de um país irmão, e é um orgulho para nós ser candidato e ainda mais se for presidente".
Filomeno Fernandes recordou que o futebol português é acompanhado de perto pelos timorenses, com várias equipas afiliadas a clubes portugueses. "Acho que para nós os países da CPLP é muito favorável ter o Figo na presidência da FIFA. Teríamos muito orgulho porque era ter um irmão na liderança da FIFA, do futebol mundial", explicou.
Sem liga nacional há dois anos, Timor-Leste vai sendo palco de alguns jogos, pontualmente, como é o caso do próximo fim de semana, em que o Sporting Laulara e Benfica - equipa presidida pelo primeiro-ministro, Xanana Gusmão, recebe em encontro amigável uma equipa da Tailândia.
Luís Figo justificou na quarta-feira a sua candidatura à presidência da FIFA, nas eleições que vão decorrer a 29 de maio, com a ambição de mudar o organismo e retribuir o que o futebol lhe deu.
"Devo ao futebol o que sou e sinto que chegou a hora de retribuir tudo o que recebi, ao longo de tantos e tantos anos. Decidi candidatar-me a presidente da FIFA, foi uma decisão ponderada, assente na vontade de mudança, numa visão reformadora e na necessidade de dar mais transparência a uma instituição que vai perdendo credibilidade e a sua capacidade mobilizadora", afirmou Luís Figo, numa declaração em vídeo publicada no sítio da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) na Internet.
Luís Figo, de 42 anos, anunciou ser o sexto candidato à presidência do organismo que rege o futebol mundial, depois de Joseph Blatter, atual presidente, Michel van Praag, presidente da federação holandesa, David Ginola, ex-jogador francês, Jerome Champagne, candidato independente francês, e o príncipe Ali bin Al Hussein da Jordânia, vice-presidente da FIFA, confirmando o apoio da FPF.

Mourinho e Koeman apoiam Figo para a FIFA

José Mourinho e Ronald Koeman, treinadores do Chelsea e Southampton, manifestaram esta quarta-feira o seu apoio a Luís Figo na candidatura à presidência da FIFA. O antigo internacional português começa assim a reunir apoiantes mediáticos.

“Acho que a candidatura de Luís Figo é uma boa notícia para o futebol. A sua carreira no futebol é uma garantia para o futuro da FIFA”, disse Mourinho à agência Lusa. “Conheço-lhe o carácter, a determinação e a sua paixão pelo futebol. Será um presidente focado no futebol, a pensar o jogo e tudo o que pode ser melhorado e um presidente próximo das federações”, acrescentou.

Ronald Koeman é outro apoiante. “Vejo na candidatura de Luís Figo uma oportunidade de mudança para a FIFA. Conheço Luís Figo, sei que foi uma decisão ponderada, assente numa visão reformadora e na necessidade de dar uma nova capacidade mobilizadora a uma instituição que durante os últimos anos sofreu um grande desgaste”, afirmou sublinhou o holandês.

Figo candidato à presidência da FIFA:conta com Apoio de Mourinho entre outros.

Luís Figo vai candidatar-se à presidência da FIFA. O antigo internacional português acaba de confirmar a decisão em entrevista à CNN. Figo declarou-se desagradado com "a imagem da FIFA nos últimos anos" e com o que se passou no Mundial'2014. "Está na altura de mudar. De a FIFA ser mais transparente", justificou.

"Preocupo-me com o futebol e o que não gosto do que vejo da FIFA, não apenas de agora, mas dos últimos anos. Se fizermos uma busca por FIFA na internet, a primeira palavra que surge associada é escândalo, o que não é positivo. O que nós temos de mudar primeiro e melhorar a imagem da FIFA. O futebol merece muito melhor do que isto", assumiu o antigo internacional português, dando exemplos concretos:

"Tenho falado com muitas pessoas importantes do futebol - jogadores, dirigentes, presidente de federações - e todos eles pensam que algo tem de ser feito. Estive no Brasil na altura do Mundial e vi a reação dos adeptos à imagem da FIFA e penso que algo tem que ser mudado. Mudança na liderança, na gestão, transparência e solidariedade, acho que é o momento certo para isso."

Figo confirmou que assegurou os apoios necessários para apresentar a cadidatura - mínimo de cinco federações -, cujo prazo termina na quinta-feira. Na corrida estão já David Ginola, outro antigo futebolista, Jérôme Champagne, antigo dirigente da FIFA, Michael van Praag, presidente da federação holandesa, o príncipe jordano Ali Bin Al-Hussein, vice-presidente da confederação asiática de futebol, e de Joseph Blatter, atual presidente do organismo, a cara do que vai mal no futebol mundial.
De resto, Figo esclareceu mesmo que tomou a decisão de se candidatar contra Blatter depois da polémica em torno do relatório que analisou o processo de atribuição das organizações dos mundiais de 2018, à Rússia, e de 2022, ao Qatar:

"Depois do relatório não ter sido tornado público achei que era o momento de mudar e pensei que algo tinha de ser feito. Se você não tem nada a temer e pede que se faça uma investigação, por que razão não tornar público esse relatório. Quando não se tem nada a esconder tem de se fazer isso. É a coisa mais indicada para se fazer se todas as pessoas estão com dúvidas sobre o que aconteceu."

"Como é evidente, é ele [Blatter] que está à frnete da organização há já tanto tempo, desde 1998, e muitos poderão ser considerados favoritos, mas para mim é um desafio incrível tentar convencer as pessoas a seguirem-se e a apoiarem-me", encerrou Figo.
José Mourinho anunciou esta quarta-feira o apoio aLuís Figo na corrida à presidência da FIFA, considerando que o antigo futebolista assegura um melhor futuro para o organismo.

"Acho que a candidatura de Luís Figo é uma boa notícia para o futebol. A sua carreira no futebol é uma garantia para o futuro da FIFA", disse o técnico dos 'blues', em declarações à agência Lusa.

Mourinho treinou Figo no Inter Milão, em 2008/09, depois de se terem cruzado no FC Barcelona, entre 1996 e 2000, quando o técnico coadjuvou Louis van Gaal e Bobby Robson nos catalães, e no Sporting, entre 1992 e 1994, também como adjunto do inglês.

"Conheço-lhe o carácter, a determinação e a sua paixão pelo futebol. Será um presidente focado no futebol, a pensar o jogo e tudo o que pode ser melhorado e um presidente próximo das federações", concluiu Mourinho.

Sunday, 25 January 2015

Portuguese Jihadi:Five Footballers from London To Syria

Five radicalised footballers from east London who left the UK to join ISIS may hold the key to helping western authorities locate British executioner Jihadi John.
The group of militants all moved from their native Portugal to London, where they converted to Islam before adopting extremist views and travelling to Syria to join the terrorist network's ranks.
The men, who lived in Leyton and Walthamstow, have long been on the radar of intelligence officials - who believe the group plays a vital role in the production and dissemination of the sick beheading videos featuring Jihadi John.
Talented footballer turned jihadist: The youngest of the east London terror cell, Fabio Pocas, 22, played at the same Portuguese academy as Cristiano Ronaldo, before joining an amateur side in London
Talented footballer turned jihadist: The youngest of the east London terror cell, Fabio Pocas, 22, played at the same Portuguese academy as Cristiano Ronaldo, before joining an amateur side in London
In July 2014 - 39 days before James Foley became the first Western hostage to be murdered - one of the east London cell's ringleaders posted a message on Twitter indicating he had advance knowledge of the American journalist's grisly fate. 
Nero Saraiva, who lived in a one-bedroom council flat in Walthamstow for three years, tweeted: 'Message to America, the Islamic State is making a new movie. Thank u for the actors.'
Just over a month later James Foley was beheaded in a YouTube video entitled A Message To America.

European security officials now believe Saraiva and his East London cell are responsible for the filming and dissemination of the series of sickening beheading videos, including the execution of British hostages Alan Henning and David Haines.
Experts hope the group's link to Jihadi John, who speaks with a London accent, will help them build a background profile of the ISIS executioner and his networks - and aid in any mission to capture or kill him, the Sunday Times reports.
MI5 are said to have worked out the identity of Jihadi John but have not yet released his name.
Promising: Pocas (circled), pictured with amateur side UK Football Finder, had received attention from an agent who told him he could expect a trial at a professional club
In his most recent video, broadcast lat week, the killer threatened to murder two Japanese hostages unless a ransom of $200million was paid.
Yesterday, new footage appeared to show that one of the captives has been killed.
All five of the football-playing jihadists showed a passion for football in their younger years, and after moving to the UK, would often meet in a Portuguese-run cafe in east London to watch matches.
It is still unclear how they were radicalised in Britain but the borough of Waltham Forest where they lived is known to be home to a number of Islamic extremists. 
Also among the five, who all moved to London over the space of several years to study or find work, is Fabio Pocas, the youngest member of the group at 22.
Pocas moved from Lisbon to London in 2012 in his bid to become a professional footballer.
He had previously played at the youth academy of Sporting Lisbon - a club which has bred a host of world stars including Luis Figo and Cristiano Ronaldo.
Ringleader: Nero Saraiva, 28, was the first of the group to travel to Syria in the summer of 2012 and is thought to have lived in the UK for the longest. He has a five-year-old son living in Britain
Ringleader: Nero Saraiva, 28, was the first of the group to travel to Syria in the summer of 2012 and is thought to have lived in the UK for the longest. He has a five-year-old son living in Britain
A tweet posted 39 days before the murder of James Foley suggested Saraiva had advance knowledge of the American journalist's grisly fate
A tweet posted 39 days before the murder of James Foley suggested Saraiva had advance knowledge of the American journalist's grisly fate
After arriving in London, Pocas began playing for an amateur league team called UK Football Finder Football Club (UKFFFC), where he flourished.
After helping the side become champions of their division, he was offered the prospect of a trial with a professional club.
The team's coach, Ewemade Orobator, told The Sunday Times: 'He came here to play football seriously. 
One of the brothers: Celso Rodrigues da Costa followed his older sibling Edgar to Syria to join ISIS. 
One of the brothers: Celso Rodrigues da Costa followed his older sibling Edgar to Syria to join ISIS. 
'In about May 2013 an agent came down and said "Work hard over the summer and I will get you a trial [with a professional club]".'
But Pocas, who had recently converted to Islam, failed to capitalise on the offer and simply 'disappeared' - before later resurfacing in Syria in ISIS propaganda photos.
The talented footballer has since been prolific on social media, posing in online pictures with ISIS flags and guns.
He now goes by the name Abdurahman Al Andalus and lives in a town called Manjib with his Dutch teenage jihadi bride.
In a recent Facebook message, he wrote: 'Holy war is the only solution for humanity.'
All five of the men had family roots in Portugal's former African colonies and some were brought up to be Christians.
They travelled to London separately but at one point, a few of them shared a flat in Leyton, according to Expresso newspaper in Lisbon.
Links to killer: European security officials believe the East London cell are responsible for the filming and dissemination of the series of sickening beheading videos featuring British executioner Jihadi John
Links to killer: European security officials believe the East London cell are responsible for the filming and dissemination of the series of sickening beheading videos featuring British executioner Jihadi John
Celso Rodrigues da Costa, 28, is believed to have had training sessions with Arsenal - but was not offered a contract by the club.
Last April, he was seen in an ISIS video shot on the banks of the Euphrates in Syria with an AK-47 in hand.
In the clip, he slammed the West and denounced school teachers as 'drug dealers and paedophiles'.
Celso is thought to have followed his older brother, Edgar, to Syria in 2012. 
His 31-year-old sibling, who studied management and accounting in Portugal before emigrating to London, is thought to leading a band of foreign militants in Aleppo.
Both men were enrolled at the University of East London (UEL) in Stratford, but were thrown off their courses after failing to attend lectures. 
Where they were radicalised: The five keen footballers turned jihadists had all been living in Walthamstow and Leyton in east London after moving to the UK from Portugal
Where they were radicalised: The five keen footballers turned jihadists had all been living in Walthamstow and Leyton in east London after moving to the UK from Portugal
Ringleader Saraiva, who posted the tweet suggesting advance knowledge of James Foley's death, was the first of the group to travel to Syria in the summer of 2012.
He has a five-year-old son in the UK, who he has never supported financially, and is thought to have lived in Britain the longest, having appeared on the electoral role in 2003.
Last year his name was linked to an alleged terrorist plot in east Africa involving al-Qaeda affiliate group al-Shabaab.
He is a known supporter of hate-preaching cleric, Abu Hamza, recently jailed for life in America for terrorism offences.
The fifth member of the cell, a 26-year-old former Catholic known as Sandro, was the last to travel to Syria and was reportedly killed last October in a coalition airstrike


Polícia espanhola detém quatro hispano-marroquinos suspeitos de prepararem atentados

A polícia espanhola realizou na madrugada deste sábado uma operação anti-terrorista em Espanha em que deteve quatro suspeitos. Os alegados terroristas são descritos como "fortemente radicalizados", e que estariam dispostos a cometer um atentado e até a imolar-se, segundo o ministro da Administração Interna, Jorge Fernández Díaz.
As autoridades espanholas estabelecem uma relação entre a grande similaridade que esta célula de terroristas tem com os jihadistas que recentemente atentaram em Paris contra o jornal Charlie Hebdo.

As autoridades terão apreendido armamento e material informático incriminatório.

Os detidos, de nacionalidade espanhola e origem marroquina, tinham a "forte determinação de atentar" com uma excepcional "preparação psicológica e física e uma excelente destreza na utilização de armas", assegurou o ministro durante a convenção que este fim-de-semana celebra el Partido Popular em Madrid.

A imprensa local diz que a operação foi desencadeada por um vídeo que um dos detidos terá publicado na sua página na rede social Facebook. As imagens mostravam treinos militares acompanhados por cânticos do Corão e referências à Jihad.

Outro dos indícios que terá levado à investigação foi uma pintura que surgiu na cidade de Ceuta com as palavras “Charlie Hebdo é pouco, o Estado Islâmico é o caminho”.

As detenções aconteceram esta madrugada na sequência de uma operação anti-terrorismo que continua em marcha.

Os primeiros indícios recolhidos permitem determinar que não se trata de uma célula que se destinava a enviar combatentes para a Síria, como aquelas que as autoridades espanholas neutralizaram nos últimos anos na cidade autónoma. A polícia espanhola crê que este grupo grupo operativo com ligações à Al-Qaeda poderia estar a preparar uma acção terrorista em território espanhol.

No âmbito desta operação foram ainda detectadas duas casas suspeitas em Ceuta.

Wednesday, 21 January 2015

Estado Islâmico, Al-Qaeda, Boko Haram. Tudo no mesmo saco?

Os recentes atentados terroristas em Paris foram reivindicados pela Al-Qaeda da Península Arábica. Na Nigéria, o Boko Haram massacra populações inocentes. Importantes porções do território iraquiano e sírio são ocupados pelo autodenominado Estado Islâmico. O terror associado ao extremismo islâmico é "difícil" de mapear, mesmo por uma especialista como Ana Santos Pinto, investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais. 

"Temos pouca informação para trabalhar. Creio que, no essencial, até agora são relações de conjugação de esforços", analisa. Mas podem passar a ser de "competição". 

De que falamos quando falamos da AQPA, a Al-Qaeda da Península Arábica? 
De uma organização que resulta da fusão entre os grupos da Arábia Saudita e do Iémen. Tem dois objectivos. Por um lado, ao nível global, a luta contra alvos globais, contra a presença de actores como os EUA no Golfo, baseados nesta narrativa sunita conservadora do islão. Por outro lado, tem também um objectivo regional de luta contra regimes que consideram não respeitadores de princípios islamistas. Tem desencadeado um conjunto de acções terroristas nesses territórios, contra o regime ou contra as populações. 

É bom lembrar que o Iémen é um estado em que o regime não controla o território, tem elevados níveis de pobreza e uma posição estratégica no golfo de Aden, que liga a Península Arábica à Africa subsariana através da Somália. É um país particularmente vulnerável à presença e à actividade de grupos terroristas e que promove esta ligação entre o Golfo, a Africa subsariana e o Sahel. 

A Al-Qaeda na Península Arábica e o autodenominado Estado Islâmico são organizações rivais? Que ligações existem entre elas? 
É sempre difícil "mapear" estas organizações porque temos pouca informação para trabalhar. Creio que, no essencial, até agora são relações de conjugação de esforços. Enquanto os interesses forem comuns, como a luta contra regimes no Médio Oriente ou alvos ocidentais, estas organizações tendem a funcionar de uma forma articulada. Só que no futuro estas relações podem passar para uma lógica de competição. 

Do que nós conseguimos perceber até agora do autodenominado Estado Islâmico, ele assenta essencialmente numa estratégia de controlo do território. Procura o apoio das populações, controlo de recursos financeiros através das explorações de petróleo, raptos, assaltos, extorsões, etc.. 

A Al-Qaeda tem uma forma de funcionamento diferente. Tem procurado uma acção mais descentralizada, mais orientada para alvos ocidentais, seja no Médio Oriente, seja fora dele. Se estas duas organizações – Estado Islâmico e Al-Qaeda – passarem a orientar-se para os mesmos alvos, a competir pelo mesmo território e pelos mesmos recursos, poderemos deixar de verificar interesses comuns e uma hipotética articulação de acções. E passamos a ter uma luta pelo poder regional entre estas duas organizações. Mas é muito difícil neste momento fazer este mapeamento e saber o que são acções concertadas ou individuais. 

Essas rivalidades podem estar na base na instabilidade em alguns países, nomeadamente na "cortina" do Mediterrâneo onde eclodiu a Primavera Árabe? A Al-Qaeda tem também um ramo na zona do Magrebe, que tem desencadeado um conjunto de acções no sul da Argélia, em relação à exploração de recursos petrolíferos, como também no caso da Líbia por todo o Sahel. Esses movimentos estão na origem de um conjunto de acções que provocam instabilidade e insegurança e um crescente nível de ameaça para as populações e para os regimes. 

Daqui exporta-se para um nível regional mais alargado, incluindo o Médio Oriente, na zona do Iraque e da Síria. Depois, de um carácter regional passamos para um nível internacional global, em que existe uma acção de grupos, individualizados ou concertados com uma hierarquia. Isso também é difícil de verificar. Todos eles funcionam numa lógica de articulação ou pelo menos de conjugação de esforços. 

E o Boko Haram tem ligações a estes grupos? Essas ligações podem existir do ponto de vista dos interesses. Falamos do Boko Haram na Nigéria como do Al-Shabaab na Somália. Ou da Al-Qaeda no Magrebe islâmico ou na Península Arábica. Todos eles têm um objectivo geral: a implementação de um regime conservador com a aplicação da "sharia" (a lei islâmica). 

Do ponto de vista operacional, dos alvos e da estratégia, ganham muitas vezes um carácter particular, ligado ao contexto de cada um deles. Se olharmos para a geografia, percebemos que existe uma linha de continuidade que permite um fluxo de indivíduos, de guerrilheiros, que podem ter uma actividade partilhada, desde logo ao nível da formação e de estratégias para alcançar estes objectivos. 

Estamos a falar de organizações diferentes que se podem basear numa narrativa comum, aproveitam o carácter global do islão presente em muitas comunidades. Mas estamos a falar apenas da exploração desta narrativa. Todos estes grupos têm interesses próprios. Têm estratégias próprias, são actores que vivem por si que podem, eles mesmos, entrar em competição.

Líder PSD-Madeira quer preços máximos nas viagens de avião para residentes e estudantes

O líder do PSD-Madeira, quer que sejam fixados tectos máximos nos preços das viagens de avião para residentes e estudantes madeirenses. 

Miguel Albuquerque reuniu-se esta quarta-feira com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e o preço das viagens foi um dos pontos abordados. 

Defendendo a existência de um regime idêntico ao dos Açores, Miguel Albuquerque disse ser injusto que residentes e estudantes sejam obrigados a pagar à volta de 400 euros por viagem nas alturas de "pico". 

O sucessor de Alberto João Jardim quer que os bilhetes de avião não ultrapassem os 99 euros para estudantes madeirenses e 134 para residentes no arquipélago. 

O novo líder do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque, reiterou ainda a intenção de restabelecer pontes de diálogo com o partido e o Governo, numa altura em que os sociais-democratas madeirenses começam a percorrer "um caminho novo". 

"Vamos percorrer um caminho novo, com novas políticas e, obviamente, com políticas para o novo ciclo (...) que a Madeira precisa de enfrentar. Os procedimentos, as atitudes e as políticas que vamos seguir não são de ruptura, são novas políticas", afirmou Miguel Albuquerque, em declarações aos jornalistas na sede nacional do PSD. 

"Vivemos um tempo novo, a Madeira precisa de se afirmar pela sua notoriedade positiva e pela possibilidade de estabelecer pontes de diálogo permanentes com as instituições do Estado", acrescentou. 

Quanto à antecipação das eleições para a Assembleia Legislativa da Madeira, Miguel Albuquerque voltou a apontar o dia 29 de Março como a melhor data, mas não se comprometeu com a presença do líder do partido na região durante a campanha. 

"É possível, gostava que fosse, mas vamos ver se tem disponibilidade", disse

Sunday, 18 January 2015

Cristiano Ronaldo:JÁ É O TERCEIRO MELHOR MARCADOR DE SEMPRE DO REAL, ESTÁ LANÇADO PARA O RECORDE DE GOLOS DA LIGA ESPANHOLA E... PARA A 4.ª BOTA DE OURO

Depois da eliminação da Taça do Rei, frente ao Atlético de Madrid, o Real voltou aos bons momentos, com uma vitória em casa do Getafe por 3-0 e, claro está, com Cristiano Ronaldo em grande plano. O internacional português apontou dois golos, tendo agora 28 apontados no campeonato.

Abrir o marcador não foi tarefa fácil para os merengues, que apenas aos 63' chegaram ao 1-0, da autoria de Ronaldo. Bale aumentou aos 67' e CR7 fechou as contas aos 79'.

O Real Madrid garante assim a continuidade na liderança do campeonato, com 45 pontos. Barcelona (41) e Atlético (38) ainda vão entrar em cena nesta 18ª jornada.Ronaldo bisa e torna-se o maior goleador do Real Madrid fora de casa

Thursday, 15 January 2015

Dois mortos e um detido em operação antiterrorista na Bélgica

Duas pessoas morreram e uma foi detida esta quinta-feira durante uma operação antiterrorista em Verviers, na Bélgica, disse Eric Van Der Sypt, procurador federal belga.

Os dois mortos e o detido são jovens que voltaram da Síria há cerca de uma semana e estariam a planear ataques "em grande escala" em solo belga contra os serviços da polícia. 

"Os mandados de busca foram executados no âmbito de uma investigação envolvendo várias pessoas que julgamos pertencerem a uma célula operacional. No decorrer da investigação descobrimos que estas pessoas se preparavam para levar a cabo ataques terroristas na Bélgica", explicou Eric Van Der Sypt, em conferência de imprensa.

Um dos pontos da operação foi desencadeada pela polícia em Verviers, na província de Liège, no centro da Bélgica. No bairro foram ouvidas "três ou quatro explosões e dezenas de tiros foram disparados" na Rue de la Colline, segundo testemunhas citadas pelo canal RTBF.

A polícia entrou na casa dos suspeitos, onde teve início um tiroteio. “Os suspeitos abriram fogo imediatamente e durante vários minutos com armas militares contra as unidades especiais da polícia federal antes de serem neutralizados”, disse o procurador belga.

Para o local foram enviadas numerosas viaturas das forças de segurança e também membros da brigada antibombas. 

A estação de comboios de Verviers, que fica no mesmo bairro onde a operação decorreu, foi evacuada pela polícia. Um jornalista belga, Christoph Lamfalussy, explicou ao canal Al Jazeera que este bairro é conhecido por ser de influência islamita, com muitos moradores do Paquistão, Afeganistão e Marrocos. 

As autoridades belgas também levaram a cabo buscas na região de Bruxelas (no município de Molenbeek-Saint-Jean e no centro da capital) e no município de Vilvoorde, na província de Brabante Flamengo, onde mais dois suspeitos foram detidos segundo a RTBF.

Após a operação o Órgão de Coordenação de Análise de Ameaças (OCAM) da Bélgica elevou o nível de vigilância para o nível 3, numa escala de 4, o que diz respeito a novas medidas nas esquadras da polícia e nos tribunais. 

As buscas por parte das autoridades continuaram ao longo de toda a tarde e noite e por volta das 23h00, houve notícia de mais um tiroteio, embora não se saiba ainda se resultou em mais feridos ou morto
Bélgica é o país europeu com mais jihadistasA Bélgica é, proporcionalmente, o país com mais cidadãos a participar nos conflitos armados na Síria nos últimos quatro anos, segundo dados citados pela agência Reuters. 

O Governo belga é dos que mais apostou em medidas contra terroristas, para lidar com o regresso de combatentes no estrangeiro. Os últimos dados revelam que cerca de 100 cidadãos belgas já voltaram da Síria, cerca de 40 terão sido mortos em combate e 170 ainda estão na Síria e no Iraque. 

Outras 46 pessoas estão à espera do veredicto de um tribunal na Antuérpia, depois de terem sido acusados de recrutar jovens para lutar nas fileiras jihadistas. 

Na luta contra o Estado Islâmico, a Bélgica juntou-se à coligação internacional liderada pelos Estados Unidos e enviou seis jactos F-16 para ajudar nos bombardeamentos. 

Entretanto ainda esta quinta-feira as autoridades alemãs anunciaram a detenção de um homem suspeito de pertencer ao grupo islâmico.

O suspeito de 26 anos tem nacionalidade alemã e tunisina e estava de regresso da Síria, onde terá integrado o grupo radical entre Maio e Agosto do último ano e onde terá recebido treino e ensinamentos próprios dos ataques do Estado Islâmico. 

As autoridades alemãs não têm no entanto qualquer indicação de que este homem estivesse a preparar qualquer ataque. 

No Líbano três homens foram detidos por suspeitas de estarem a planear ataques suicidas, depois de terem sido treinados na Síria e demonstrado apoio a vários grupos terroristas como a Frente Al-Nusra (parte da al-Qaeda) e o Estado Islâmico.

Tuesday, 13 January 2015

Maomé era "inevitável" na capa do Charlie

Não “é a primeira página que o mundo queria”, mas é assim que o número 1179 doCharlie Hebdo chega esta quarta-feira às bancas numa tiragem de três milhões de exemplares: fundo verde, Maomé de lágrima no olho e o cartaz inconfundível que diz que também ele é Charlie. A manchete? “Tudo está perdoado.” Luz é o autor de uma capa “mais ou menos inevitável”, para o editor João Paulo Cotrim, na “linha Charlie” para o especialista em cartoon Osvaldo Macedo de Sousa.
Luz desenhou numa sala que não é sua, numa redacção guardada por polícias que não a do semanário satírico onde trabalha há 20 anos. Foi segunda-feira à noite a eureka de Rénald Luzier, aliás "Luz", no espaço que o diário Libération ofereceu aos sobreviventesdo ataque de dia 7. Numa conferência de imprensa na terça-feira, o cartoonista estava emocionado. “Escrevi ‘Sou Charlie’ e ele chorou”, descreveu a propósito da reacção do editor Gérard Biard. “Depois escrevi ‘Tudo está perdoado’ e chorei. E já a tínhamos – tínhamos a nossa primeira página. Não é a primeira página que o mundo queria. Não é a primeira página que os terroristas quereriam – não há lá terroristas. Só um tipo que está a chorar.” E que, segundo o cartoonista, “é muito mais simpático do que o que os terroristas brandem – é compreensivo”.
Um “tipo” que é o profeta do islão, um “tipo” cuja representação imagética é considerada heresia – aliás, os muçulmanos consideram blasfema qualquer representação de profetas, como Abraão ou Moisés. “É um trabalho muito interessante”, considera Osvaldo Macedo de Sousa, que lembra que na semana passada o jovem ilustrador português Vasco Gargalo desenhou também um Maomé que é Charlie, fundo verde e ar solene. Mas sem lágrima, como o de Luz – que sobreviveu por ter chegado tarde à reunião de redacção na semana passada.
 “Por um lado, é um testemunho de perseverança – não têm medo e se for preciso caricaturam Maomé. Por outro, é um manifesto, porque o que está em jogo não é o islão, o islão não é terrorismo, mas sim facções do islão que usam o terrorismo”, defende ao PÚBLICO o comissário do festival Amadora BD, que reconhece que esta imagem na primeira página do Charlie Hebdo dos sobreviventes “continua a ser uma blasfémia para certos sectores do islão”.
Numa conferência de imprensa em que ficou prostrado, apoiado nos colegas Biard e Patrick Pelloux, Luz explicou: “[Sabia que tinha de fazer] um desenho que acima de tudo nos faça rir, e não um da carga emotiva de que somos vítimas.” O humor, a inocência de brincar por brincar como na infância, fê-lo desenhar a dizer para si mesmo: “Sou Charlie.” “Mas não era suficiente.” Maomé, que os tornou “tanto cavaleiros brancos como provocadores, quando acima de tudo”, defendeu, são “cartoonistas que desenham pessoas pequeninas, como fazem as crianças”, era incontornável. “Para dizer que nada muda, apesar do atentado, que não é com a morte que vão travar esta religião que é a liberdade”, diz João Paulo Cotrim, ex-director da Bedeteca de Lisboa.
Era a capa esperada? É Charlie? Para Macedo de Sousa, sim. “Nada é sagrado, tudo é sagrado para eles.” “Está a ser entendida como uma nova provocação, mas neste caso tinha mesmo de ser uma provocação”, crê Cotrim.
Num jornal satírico que produziu este número em luto, podia fazer-se uma capa engraçada, que faça rir? “Até é meiga, bem-comportada”, considera o antigo director da Bedeteca de Lisboa. “Não é uma capa que me faça rir às gargalhadas. É uma sequência do que tem sido o sentimento consensual pelo mundo.” Para Osvaldo Macedo de Sousa, a sua força está na lágrima de Maomé. Não é, porém, necessariamente uma força para gargalhar. “O humor é uma forma de filosofia, de expressar uma opinião, é uma ideia lançada” para a inteligência de quem o recebe na expectativa do encontro entre desenhador e receptor. “Quando se atinge esse clímax de compreensão, pode dar-se a gargalhada”, considera, “que muitas vezes é uma gargalhada triste”. E “este desenho não é para rir”.
“Maomé chora por se sentir traído, adulterado pelos homens. Eu [até] evidenciaria mais a lágrima de Maomé. O ponto humorístico não é Maomé a segurar ‘Je suis Charlie’, mas sim a força da lágrima.”
A muito esperada capa do “jornal dos sobreviventes” acolhe assim uma figura que há muito era visada pelo semanário satírico e que muitas ameaças de morte gerou ao seu director, Stéphane Charbonnier. E que dividiu os órgãos de informação na altura de mostrar. O Libération, o Le Monde, o Frankfurter Allgemeine, o Corriere della Sera, oEl País, o La Vanguardia, o Washington Post, o USA Today, o LA Times, ou o Wall Street Journal publicaram-na online. Outros, como a BBC (que só a incluiu num programa nocturno) ou o New York Times, optaram por não a mostrar, e o Guardianmostra-a com um aviso quanto à natureza sensível da imagem. 

Sunday, 11 January 2015

Hóquei em Patins Sporting-Benfica, 0-7

O Benfica goleou hoje o Sporting por 7-0, no pavilhão do Sporting Clube do Livramento, em Mafra, em jogo da 14.ª jornada da prfimeira divisão de hóquei em patins.
Com quatro golos no primeiro tempo e três na etapa complementar, o Benfica superiorizou-se ao Sporting, estando em destaque João Rodrigues e Carlos Nicolia, que bisaram no encontro.
Esta vitória permite ao Benfica continuar na liderança do campeonato, somando agora 40 pontos, mais seis do que o FC Porto, que joga ainda hoje, e 12 do que o Sporting, que se mantém no terceiro lugar da tabela com 28 pontos.
Pressionado para tentar reduzir a desvantagem pontual para o Benfica, o Sporting desde cedo mostrou alguma intranquilidade, como comprovam as três exclusões de dois minutos aplicadas a jogadores `leoninos´ no primeiro tempo, fator aproveitado pelos `encarnados´, que depois de terem ameaçado por Valter Neves e Nicolia,
inauguraram o marcador por João Rodrigues, aos nove minutos.
O Sporting tentou reagir com remates de meia distância, mas foi o Benfica quem voltou a marcar, numa jogada individual do argentino Esteban Abalos, que, após passar por trás da baliza de Ângelo Girão, iludiu a equipa `leonina´ e rematou junto ao poste direito, aos 12 minutos.
Após sofrer o segundo golo, a equipa da casa tentou pegar no encontro e superiorizar-se ao Benfica, mas não conseguiu pressionar os líderes do campeonato, que até ao intervalo marcaram por mais duas vezes, com o argentino Nicolia a fazer o 3-0, aos 17 minutos, e a assistir o capitão Valter Neves para o quarto golo, aos 23.
Na segunda parte, o Sporting entrou com vontade de reduzir a desvantagem e, com apenas um minuto decorrido, podia ter feito o primeiro na execução de um livre direto, mas Daniel Oliveira permitiu a defesa a Guillem Trabal.
Com a partida mais equilibrada, os `leões´ obrigaram o guardião espanhol Guillem Trabal a aplicar-se, colocando o Benfica em sentido, mas não impediram que nos últimos dez minutos de jogo o Benfica marcasse por mais três vezes, aumentando os números da goleada para uns expressivos 7-0.
Miguel Rocha, aos 44, João Rodrigues, aos 46, e Carlos Nicolia, a dois minutos do fim do encontro, marcaram os tentos `encarnados´ no segundo tempo.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More