Wednesday, 17 September 2014

Decisão Com cortes a 'chegar', Governo alarga abonos dos diplomatas

Com cortes a 'chegar', Governo alarga abonos dos diplomatasOs diplomatas que estão colocados nos serviços do Ministério dos Negócios Estrangeiros, os diplomatas de carreira, que estão em comissões de serviço ou cargos políticos, vão passar a ter direito a abonos para as despesas de educação dos filhos dependentes, numa altura em que o cortes nos suplementos na função pública estão perto de chegar.
PUB
Foi feita uma alteração ao Estatuto da Carreira Diplomática (ECD) para aumentar o número de diplomatas a receberem este apoio e a decisão foi aprovada em Conselho de Ministros a 14 de agosto, mas só publicada na terça-feira.
“Os funcionários diplomáticos que sejam investidos em cargo ou funções públicas de exercício temporário, por virtude da lei, ato, contrato ou em comissão de serviço, em território nacional, têm direito a uma comparticipação nas despesas de educação dos filhos dependentes, nos termos a fixar por despacho”, indica o decreto-lei.
Contudo, estes abonos já estão a ser pagos a alguns diplomatas que não trabalham diretamente no Ministério dos Negócios Estrangeiros e, por isso, esta situação está a ser averiguada pelo Tribunal de Contas.
“A comparticipação nas despesas de educação visa, assim, corresponder ao imperativo constitucional da proteção da família e garantir o direito fundamental ao ensino dos filhos dependentes dos funcionários diplomáticos”, indica o decreto. 

0 comments:

Post a Comment

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More