Oxford DentalMed :: Dental Surgery Medical Practice

Address: 174d Cowley Road Oxford OX4 1UE | Tel: 01865 250404

LUSITANOS DE OXFORD :: BEM VINDO AO NOSSO BLOG OFICIAL

Lusitanos de Oxford é a associação oficial portuguesa em Oxford. Destina-se a promover a diversidade cultural, música, acadêmica e eventos de caridade em Oxfordshire

Visite Oxford

Na cidade de Oxford se situa uma das mais prestigiosas universidades do mundo. Alem de ser uma cidade muito cosmopolita ela tambem eh reconhecidade internacionalmente pela beleza da sua arquitetura gótica

DESPORTO :: Mantenha-se Actualizado

O Seu Portal Informações Desportivas

Ciências & Educação :: Neurociência

Para calcular a vasta gama de informações no ambiente e organizá-los em objetos coerentes, o cérebro humano tem que resolver alguns problemas computacionais complexos

Saúde e Beleza :: A dieta da Felicidade

Os alimentos têm uma grande influência no nosso humor. Não é nenhuma novidade. E tão importante como manter a linha é o bem-estar emocional

Fernando Pessoa :: Poeta em plano de destaque

Fernando Pessoa é uma personalidade proeminente da literatura e poesia portuguseas

Fernando's Cafe :: Qualidade & Bom Gosto

Fernando's Cafe está situado no 1 Queen Street junto a Carfax Tower em Oxford city Centre

Brown's Cafe Oxford :: Ideal para o seu paladar

Venha satisfazer o seu paladar com deliciosos Cafés, Bolos, Pasteis de Nata, Bolos de Arroz, e muito mais

All Sat Solutions :: The World Inside Your Home

Antenas Digitais | FreeSat | TV Europeia | Antenas Discretas | Assistência | Multiroom TV | CCTV

Sunday, 31 March 2013

Benfica goleia Rio Ave

Benfica goleia Rio Ave
Os encarnados venceram esta noite o Rio Ave por 6-1, em jogo da 24.ª jornada da Liga portuguesa de futebol.

O Benfica recebeu e goleou hoje o Rio Ave por 6-1, em jogo da 24. jornada da I Liga de futebol, e retomou os quatro pontos de avanço na liderança da prova
Melgarejo (11 minutos), Matic (15), Lima (42, 49 e 76) e Enzo Perez (82) foram os autores dos seis tentos "encarnados", enquanto Hassan (51) marcou o golo de honra da equipa vila-condense. 
Com este triunfo, o Benfica volta a contar com quatro pontos de avanço sobre o FC Porto, liderando a prova com 64 pontos, enquanto o Rio Ave manteve o sétimo posto com 30. 

Fonte: http://expresso.sapo.pt/

Tous recupera loja histórica no Chiado

Tous recupera loja histórica no Chiado
multinacional de acessórios de moda Tous acaba de abrir uma loja na Rua Garret, em Lisboa, onde dantes existia a Ourivesaria Aliança.

O número 52 da Rua Garret, em Lisboa, onde dantes existia a Ourivesaria Aliança, deu agora lugar à marca de acessórios de moda Tous, presente em vários continentes.
A ocupação deste espaço, que já foi uma loja histórica da capital, esteve a cargo da consultora imobiliária CBRE. Carlos Récio, director desta consultora, para a área do retalho, acrescenta que "a Tous vem reforçar a oferta da Rua Garret, um lugar emblemático e cada vez mais "trendy" da zona histórica de Lisboa, que combina a proximidade do público com marcas diferenciadoras".
Por sua vez, Lubélia Marques, directora geral da Tous Portugal, nota que a aposta da Tous na abertura de uma loja numa das zonas prime de Lisboa "vem fortalecer a nossa presença no mercado de comércio de rua. Ficámos muito satisfeitos com o local e acreditamos estar no sítio certo, junto do nosso target"


Fonte: http://expresso.sapo.pt/

Na Páscoa, Papa apela à paz nas duas Coreias e Síria

Na Páscoa, Papa apela à paz nas duas Coreias e Síria
Primeira mensagem pascal seguida por mais de 250 mil fiéis. Francisco lamenta "cobiça" no mundo e condena o tráfico de drogas e de pessoas. 

Na sua primeira mensagem de Páscoa, seguida esta manhã por mais de 250 mil fiéis em Roma, o Papa Francisco pediu o fim dos principais conflitos que ameaçam o mundo e condenou o tráfico de drogas e de pessoas. 
Do balcão central da Basílica de São Pedro perante uma Praça lotada, o Pontífice  deixou um forte apelo à "paz a todo mundo" lamentando que este esteja "ainda tão dividido pela cobiça de quem procura lucros fáceis, ferido pelo egoísmo que ameaça a vida humana e a família, dilacerado pela violência ligada ao tráfico de drogas e à exploração iníqua dos recursos naturais".
A perigosa situação que se vive após a declaração de guerra da Coreia do Norte contra a Coreia do Sul mereceu uma menção especial na segunda benção Urbi et Orbi desde que foi eleito. "Paz na Ásia, sobretudo na Península coreana, para que se superem as divergências e amadureça o renovado espírito de reconciliação", afirmou em italiano, citado pela Reuters, e estendeu os ecos de paz à Síria. "Quanto sangue derramado. Quanta dor deverão ainda atravessar antes que se consiga encontrar uma solução política para a crise?", questionou.
A sua reflexão passou ainda pelo Iraque, "para que cesse toda a violência", as hostilidades entre palestianianos e israelitas, "que devem retomar as negociações, com determinação e dispobilidade para pôr fim a um conflito que já dura há demasiado tempo", e não esqueceu África, em concreto o Mali, Nigéria, República Democrática do Congo e República Centro-Africana, onde muitos vivem com medo e são obrigados a abandonar as suas casas. 
Antes, na primeira missa de Páscoa do pontificado, Francisco anunciou a ressurreição de Cristo fazendo votos de que a mensagem chegue a todos, em especial, onde há mais sofrimento, aos hospitais e nas prisões. "O amor de Deus é mais forte do que o mal e a própria morte. Significa que o amor de Deus pode transformar a nossa vida, fazer florir essa zonas de deserto no nosso coração", declarou.
Na missa solene do Domingo da Ressurreição não houve homilia, uma vez que esta já tinha sido pronunciada ontem à noite. 


Fonte: http://expresso.sapo.pt

Saturday, 30 March 2013

Belenenses regressa à primeira Liga

Belenenses regressa à primeira Liga
O clube de Belém está de volta ao principal escalão da Liga de futebol, apesar de ter perdido esta tarde por 2-0 em Penafiel.


O Belenenses garantiu hoje a subida de divisão, regressando à primeira Liga de futebol, depois de três épocas na segunda Liga.
Apesar da equipa de Belém ter perdido esta tarde frente ao Penafiel por 2-0, a combinação de resultados já lhe permite essa ascensão, depois dos empates do Oliveirense e do Santa Clara na 33.ª jornada da II Liga.
O Belenenses tem 19 pontos de vantagem sobre o Arouca, que está em segundo lugar.
Fonte: http://expresso.sapo.pt

Friday, 29 March 2013

"Queremos fazer uma mudança positiva no Sporting"


"Queremos fazer uma mudança positiva no Sporting"

Bruno Carvalho assumiu hoje a presidência do clube leonino. Há 25 anos que não havia uma tomada de posse formal.
O Sporting não assistia a uma tomada de posse formal há 25 anos. Bruno Carvalho mudou esta tarde a rotina, assinou o livro oficial, no auditório Artur Agostinho mais do que lotado. 
Na cerimónia no Estádio José Alvalade marcaram presença várias personalidades da Federação Portuguesa de Futebol, da Liga, antigos presidentes do clube e derrotados.
"Este clube nasceu de um sonho de alguém que se lembrou de fazer um clube com esta dimensão. Há 35 anos eu também tive este sonho e hoje sou 42.º presidente do Sporting", iniciava desta forma o seu discurso.
Prometeu "unidade e coesão", colocando ênfase na mudança "positiva" do clube de Alvalade. "Temos de trabalhar para construir. Construir para dar sustentabilidade e aí fazermos uma mudança positiva no Sporting".
Antes de o novo líder dos destinos dos "leões" tomar a palavra, nota para a intervenção de Eduardo Barroso, presidente da Assembleia-Geral (AG) cessante. Falou de "alívio" reportando-se a um "mandato difícil". 
"Por muito que me custe, tenho que confessar que isto é profunda sensação de alivio e orgulho de dever cumprido. Tivemos sempre grande solidariedade institucional, mas foi um mandato difícil com a demissão de dois vices - um dos quais ainda não sabemos as consequências [referindo-se a Paulo Pereira Cristóvão) -, uma gestão desportiva infeliz e maus resultados desportivos". 
E fez questão de deixar claro: "Apesar do que tentaram fazer passar, não fomos nós que tomamos a iniciativa de marcar uma AG extraordinária para substituir a direção".
No arranque da cerimónia e já com uma sala cheia e muitas pessoas de pé, ouviram-se gritos lá fora que reclamavam "o clube é dos sócios", "também queremos ver". Bruno Carvalho levantou-se e abriu as portas do auditório para que todos assistissem à tomada de posse.
O sucessor de Godinho Lopes foi eleito no escrutínio do passado sábado com 53,69% dos votos.


Fonte: http://expresso.sapo.pt/

Crise de Chipre trouxe "risco extra" para dívida portuguesa

Crise de Chipre trouxe "risco extra" para dívida portuguesa.

A crise cipriota provocou um "risco extra" como referiu a agência de notação Moody's ao manter esta semana em perspetiva negativa a dívida de Portugal e da Irlanda. A agência não mexeu, também, no rating dos dois países em níveis de dívida especulativa (Ba1 para a Irlanda e Ba3 para Portugal, apenas um nível acima da classificação de altamente especulativa).
Para alguns analistas este "risco extra" começou a anular, em parte, o efeito do anunciado programa do Banco Central Europeu de intervenção no mercado secundário conhecido pela sigla OMT. Um programa comunicado no verão do ano passado e que provocou uma trajetória de descida das yields dos títulos soberanos dos "periféricos".
O "risco extra" verificou-se claramente na trajetória de subida ao longo da semana das yields das obrigações do Tesouro (OT) português a dez anos no mercado secundário, que subiram de 6,02%, a 22 de março (antes da reunião extraordinária do Eurogrupo de domingo), para 6,37% no fecho de quinta-feira, tendo chegado ontem a um máximo intradiário de 6,45%.
As yields das OT mantendo a trajetória de subida acima de 6% distanciam-se do mínimo do ano em 5,82% no dia 23 de janeiro, dia do chamado regresso aos mercados obrigacionistas pelo IGCP, a agência de gestão da dívida.
O mesmo comportamento observou-se na probabilidade de incumprimento da dívida portuguesa num horizonte a cinco anos, baseado na evolução do custo dos credit default swaps (seguros contra o risco de bancarrota). Este risco subiu de 29,84% a 22 de março para 31,30% a 28 de março, segundo dados da CMA DataVision. No dia do regresso aos mercados obrigacionistas, o risco tinha descido para 28,5%.
Depois da aprovação definitiva dos princípios e principais medidas do plano de resgate a Chipre, a banca local entrou em fase de reestruturação, o "corralito" (fecho dos balcões) terminou  ao fim de quase duas semanas, mas entraram, de imediato em vigor, medidas de controlo de capitais para já por uma semana, apesar de haver já declarações oficiais de que o processo de "gradual" desativação de tais medidas poderá durar um mês. Na realidade, estes processos de controlo de capitais sabem-se, sempre, quando começam, mas nunca quando e como acabam.

As novidades do Eurogrupo 


A decisão do Eurogrupo sobre Chipre trouxe duas novidades que provocaram um choque nos mercados financeiros, visível no impacto muito negativo nas bolsas europeias, em particular nas dos países "periféricos", com destaque para os índices bolsistas grego, italiano e espanhol e nomeadamente para o sector financeiro. As duas novidades foram o novo "template" para resolução de crises bancárias (envolvendo um confisco a depositantes acima de 100 mil euros) e o estabelecimento de controlo de capitais tornando o euro em circulação no país resgatado numa divisa de segunda classe.
O "risco extra" a que se refere a Moody's abrangeu também os outros "periféricos", com destaque para a Grécia (cujas yields das obrigações a 10 anos subiram de 11,88% para 12,44% no período de 22 a 28 de março), para Espanha (com as yields das OE a subirem de 4,86% para 5,06%, naquele período), para Itália (com as yields dos BTP a subirem de 4,52% para 4,76%) e para a Irlanda (com uma subida mais pequena das yields dos títulos irlandeses de 4,16% para 4,24%.
Em contraste, as yields dos títulos alemães (designados por Bunds) a dez anos desceram de 1,37% para 1,29% naquele período, com um mínimo do ano em 1,27% no dia 27 de março. O Tesouro alemão continua a beneficiar das crises de dívida ou bancárias nos "periféricos".
Com o governo cipriota e a troika concentrados na negociação de um Memorando de Entendimento até meados ou final de abril, o nervosismo dos mercados de dívida vai transferir-se para o acompanhamento do impasse político em Itália (que continua sem governo formado), para a pré-crise política em Portugal e para a probabilidade da Eslovénia (outro membro da zona euro) ter de solicitar um plano de resgate. As yields das obrigações eslovenas em dólares subiram de 4,88% em 15 de março para 6,79% em 27 de março e fecharam ontem em 6,06%.
A atenção dos investidores centrar-se-á também na reunião do conselho de governadores do Banco Central Europeu na próxima semana (4 de abril), a primeira depois da decisão do Eurogrupo sobre Chipre.
Um dossiê sobre a crise cipriota poderá ser lido no caderno de Economia da edição de hoje.


Fonte: http://expresso.sapo.pt/


Curso preparatório de chinês para crianças


Curso preparatório de chinês para crianças

O Museu do Oriente, em Lisboa, propõe duas atividades aos mais novos, a oficina "Chapéus Há Muitos!" e um curso preparatório de chinês para crianças (ver roteiro Lisboa e Sul).
Esta é uma das sugestões apontadas pelo Expresso sobre lugares onde poderá levar as suas crianças. Veja aqui muitas outras mais, situadas de norte a sul do país.
LISBOA E SUL
MUSEU DO ORIENTEAvenida de Brasília, s/n, Lisboa
Tel. 213 585 299 e 213 585 200Atividades O museu propõe duas atividades destinadas aos mais novos. A primeira, no âmbito do programa "Domingos em Família", é a oficina "Chapéus Há Muitos!" destinada a crianças a partir dos 4 anos acompanhadas por adultos. Dirigida a famílias, a iniciativa convida os participantes a descobrir as informações que se escondem por detrás de cada chapéu. Com formas, feitios e materiais variados, os chapéus são pistas para diferentes épocas, nacionalidades e profissões: um samurai, um capitão de uma nau, um chinês, um tailandês, entre tantas outras personagens do Oriente. No dia 7 de abril, das 11h às 12h30. E a segunda é um curso de chinês para crianças. Depois do sucesso conhecido com as edições passadas da iniciativa, o museu organiza, de 6 de abril a 22 de junho, mais um curso preparatório de chinês para crianças, que vai já na sétima edição. As aulas decorrem nos dias 6, 13, 20, 27 de abril (1º módulo), 4, 11, 18, 25 de maio (2º módulo) e 1, 8, 15, 22 de junho (3º módulo). Direcionado para um público-alvo dos 7 aos 11 anos, este curso, dividido em três módulos, pretende cativar as crianças, através de uma abordagem lúdico-didática, para aquela que é a língua mais falada do mundo. No primeiro módulo serão focados os tons, carateres mais básicos de pronomes pessoais, números e verbos principais. Atenção: estas duas atividades exigem que seja feita marcação até ao dia 1 de abril. Ver mais informações em www.museudooriente.pt 
.
ESPAÇO RIBEIRARua da Ribeira Nova, 44, Lisboa
Tel. 915 078 572 e 210 964 851Meninas A companhia Primeiros Sintomas apresenta o espetáculo "Arrepios", para crianças a partir dos 6 anos, baseado nos contos de Edgar Allan Poe e Oscar Wilde, onde as meninas Arrepios contam histórias de terror para os meninos. Mia, Marga e Mel. Três irmãs arrepiadas. Contam histórias noite dentro. Muitas delas assombradas. O pai era pintor. A mãe era bonita. Mas a história é de terror. A que envolve esta família. Corajosas atrevidas. Têm os seus rituais. No jardim constroem puzzles. Com os seus estranhos animais. No castelo há portas trancadas. Com segredos muito antigos. Mas as chaves estão enterradas. Em jazigos, em jazigos. Até ao dia 28 de abril, aos sábados e domingos às 16h (disponível para escolas e grupos organizados, durante a semana, em horário a combinar, mediante marcação prévia). Ver mais informações em http://www.primeiros-sintomas.com .

MUSEU DO COMBATENTEForte do Bom Sucesso - Jardim da Torre de Belém, Lisboa
Tel. 927 383 139 e 213 017 225Armamento O museu apresenta a exposição temporária "Engenharia e Tecnologia Militar na Antiguidade - Catapultas e Máquinas de Cerco". Esta é uma exposição única, que aborda com pormenor as antigas máquinas de guerra, tal como a ciência e a arte aproveitadas na construção destes engenhos. É através da recriação à escala real de 23 máquinas e modelos que esta exposição transporta o visitante para o mundo da tecnologia militar na Antiguidade. A exposição é organizada por blocos históricos, fazendo-se especial referência às civilizações grega e romana, à Idade Média e ao tempo de Leonardo da Vinci (representando o Renascimento). A exposição conta ainda com diferentes objetos: reproduções de relevos e de peças arqueológicas, máquinas de calcular raízes cúbicas, mecanismos alternativos às molas de torção, projéteis e ilustrações de cercos representativos de diferentes períodos históricos. Até janeiro de 2014, todos os dias incluindo fins de semana e feriados, das 10h às 17h (de abril a setembro, das 10 às 18h). Ver mais informações em http://www.ligacombatentes.org.pt .

AUDITÓRIO DO ESPAÇO MONSANTOParque Florestal de Monsanto, Lisboa
Tel. 218 460 738 e 966 004 227Teatro-circo A companhia de teatro-circo Trupilariante apresenta o espetáculo de teatro, circo e ópera, "O Livro de Magik", uma aventura na terra da magia, para crianças a partir dos 4 anos. O professor Barloff, um defensor da existência da magia, durante uma das suas palestras é desafiado pela professora Porkins, defensora das ciências da razão e que nega a existência da magia, a encontrar o Livro da Magik, um antigo tomo perdido que regista a história da magia ao longo dos tempos e que, como todos os objetos mágicos, foi ganhando poder com o passar dos anos. A recuperação deste poderoso livro, irá permitir, finalmente, a confirmação da história da magia através dos tempos. Este desafio vai levar o professor a viver uma grande aventura à procura do livro, uma aventura que se vai tornar ainda mais perigosa pois, sem o professor Barloff saber, também Maggott, um demónio preso numa outra dimensão, aproveita-se da pesquisa dos dois professores e envia o seu ajudante Reinfeld à procura do Livro de Magik para, com a ajuda deste, finalmente se libertar da dimensão escura e mal cheirosa onde foi aprisionado pela ordem dos guardiões do livro, invadir e reinar sobre todo o planeta Terra e transformar todos em formiguinhas. Este é um espetáculo que utiliza as artes circenses conjugadas com o teatro, a interatividade com o público, e a dança. Até ao dia 26 de maio, aos sábados e domingos às 16h (disponível para escolas e grupos, durante a semana, em horário a combinar, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.trupilariante.com .

TEATRO TURIMEstrada de Benfica, 723A, Lisboa
Tel. 218 460 738 e 217 606 666Maldição A companhia de teatro-circo Trupilariante apresenta o espetáculo "A Maldição do Imperador - Uma Aventura de Rodolfo e Rosita", para crianças a partir dos 4 anos. Finalmente Rodolfo vai terminar o seu curso de grande mágico e Rosita está toda contente pois vai ao baile de gala e já encomendou o vestido e tudo, mas nessa manhã quando chega à sala e vê a encomenda que a espera, não podia imaginar que aquela encomenda trazia o desaparecido tio do Rodolfo - Bonifácio da Silva - que inadvertidamente numa das suas escavações tinha libertado um grande vilão e precisa de ajuda para corrigir o grande disparate que tinha feito. Juntos partem numa grande aventura para salvar o mundo do malvado imperador mago Xu-Xufo Finh e da terrível maldição que transforma todos os seres vivos em pedra. Conseguirá Rosita salvar o mundo e chegar a horas ao baile? A resposta vai ser dada nesta aventura emocionante e cheia de peripécias. Até ao dia 27 de abril, aos sábados às 16h (disponível para escolas e grupos, durante a semana, em horário a combinar, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.trupilariante.com .

TEATRO POLITEAMARua das Portas de Santo Antão, 109
Tel. 213 405 700 e 213 405 720Musical O Teatro Politeama leva à cena "Peter Pan", um musical cheio de canções, acrobacias e bailados. Peter Pan vive na Terra do Nunca, tem uma amiga que é uma fada e é odiado por um pirata. Um dia, visita a menina Wendy, que vive em Londres com os pais e os dois irmãos mais novos. Os três pequenos voam com Peter Pan para a Terra do Nunca e juntam-se aos Meninos Perdidos. Junto com Peter Pan, a fada Sininho e os Meninos Perdidos, vão lutar contra o terrível Capitão Gancho, o seu imediato Canudo e os malvados piratas. Na Terra do Nunca irão também encontrar muitos índios, como a índia Lua Cheia, o urso Pena Branca, a sereia Maré verde e os seus Tritões, os deuses do mar e muitas fadas. Até ao final de abril, aos sábados, domingos e feriados às 15h (disponível para escolas e grupos, de terça a sexta às 11h e 14h, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.teatro-politeama.com .

TEATRO ARMANDO CORTEZ - CASA DO ARTISTAEstrada da Pontinha, 7, Lisboa
Tel. 218 860 503 e 217 154 057Flauta A companhia Teatro Infantil de Lisboa apresenta, no Teatro Armando Cortês, o espetáculo "A Flauta Mágica", uma nova versão teatral da ópera homónima de Wolfgang Amadeus Mozart, uma fábula sobre o amor, a amizade e a sabedoria, para crianças a partir dos 4 anos. Tamino e Papageno são dois amigos, prontos para deixar a adolescência e entrar na idade da razão e do amor. Tamino é corajoso e a aventura não lhe mete medo. Papageno, um simples e divertido passarinheiro, ingénuo e com o bom senso de uma eterna criança. São estes dois amigos, com personalidades tão diferentes, mas com um mesmo sonho, o de encontrar o amor e a felicidade, que juntos, e com a ajuda de outras personagens, de uma caixinha de música e da flauta mágica, vão conseguir enfrentar alguns perigos e sair vencedores de situações e provas inimagináveis. Até ao final de maio de 2013, aos sábados e domingos às 15h (disponível para escolas e grupos, às terças às 11h e de quarta a sexta às 11h e 15h, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.til-tl.com .

LISBON STORY CENTREAla Nascente do Terreiro do Paço, 78-81, Lisboa
Tel. 210 998 597Memória Uma viagem no tempo para conhecer a história da capital portuguesa, as peripécias dos seus heróis, episódios de lutas e conquistas, aventuras mas também destruição, é a sugestão do Lisboa Story Centre - Memórias da Cidade para os mais novos. Durante cerca de uma hora, os jovens vão percorrer vários séculos de história e espaços da Lisboa de outros tempos, passando a conhecer as grandes personagens que fizeram da cidade o que ela é hoje. A visita passa por seis núcleos - "Mitos e Realidades", "Cidade Global", "1 de Novembro de 1755, o Dia de Todos-os-Santos", "A Visão de Pombal", "A Praça: Política e Prazer" e "Lisboa Virtual". Neste último, miúdos e graúdos poderão ver, numa maqueta interativa do centro da capital portuguesa, os locais onde aconteceram os factos sobre os quais ouviram falar durante o percurso. A visita inclui o visionamento de um filme que mostra os efeitos devastadores do terramoto de 1755 que, devido ao seu realismo, fazem com que o espectador se sinta parte da ação, numa verdadeira experiência imersiva. Todos os dias do ano, das 10h às 20h. Ver mais informações em http://www.visitlisboa.com/getdoc/73269e86-6c3d-46a7-b9e9-01d19e9d7a93/NodeAliasPath.aspx .

PAVILHÃO DO CONHECIMENTO - CIÊNCIA VIVAAlameda dos Oceanos, s/n, Lisboa
Tel. 218 917 100Ciência O Pavilhão propõe aos jovens a nova exposição interativa "A Ciência que Muda o Mundo", que mostra diversas descobertas científicas revolucionárias do último século e a forma como influenciam a nossa vida, dos cuidados básicos de higiene até às aplicações tecnológicas da física quântica. Um mundo dominado por microorganismos sem os quais não conseguiríamos viver, um Universo em expansão, um planeta com recursos finitos e um cérebro que começa a revelar os seus mistérios são os quatro temas da mostra. A exposição é constituída por um Lounge Ciência e por quatro grandes áreas temáticas: A Vida e a Mente, Viver Melhor, O Sistema Terra e Para Além do Visível, abordando temas de Biologia, Psicologia, Sociologia, Geologia e Física, entre outros. Até julho de 2013, de terça a sexta das 10h às 18h e aos fins de semana e feriados das 11h às 19h (encerra às segundas-feiras e nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro). Ver mais informações em www.pavconhecimento.pt .

PAVILHÃO DO CONHECIMENTO - CIÊNCIA VIVAAlameda dos Oceanos, s/n, Lisboa
Tel. 218 917 100T.rex O Tiranossauro Rex foi um dos maiores carnívoros terrestres de todos os tempos. Mas o que se sabe realmente sobre ele? Terá vivido em Portugal? Era caçador ou necrófago? Teria escamas ou penas? Como era o mundo na altura em que viveram os dinossauros e o que causou a sua extinção? Será que desapareceram todos, ou ainda haverá dinossauros por aí? A nova exposição do Pavilhão do Conhecimento, "T.rex: Quando as Galinhas Tinham Dentes", concebida pelo Museu de História Natural de Londres, vai permitir recuar até ao final do período Cretácico, qualquer coisa como 66 milhões de anos. Tal como os verdadeiros paleontólogos, os jovens vão observar fósseis, analisar dados e comparar modelos de várias espécies de dinossauros. Os visitantes irão olhar nos olhos de um Tyrannosaurus Rex em tamanho real, com mais de cinco metros de comprimento, e assistir a cenas de enorme realismo com animais robotizados, tais como um T. Rex a alimentar-se de um Triceratops ou um Ankylosaurus a defender-se com a sua impressionante cauda. Os jovens poderão tocar num fóssil de pegada de saurópode, sentir como era a sua pele e conhecer um dos maiores e mais antigos ninhos de dinossauro do mundo, que pertenceu à espécie portuguesa Lourinhanosaurus. Até agosto de 2013, de terça a sexta das 10h às 18h e aos fins de semana e feriados das 11h às 19h (encerra às segundas). Ver mais informações em www.pavconhecimento.pt .

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIARua da Escola Politécnica, 56, Lisboa
Tel. 213 921 808 e 213 921 679Jogos O museu oferece aos jovens uma exposição onde é possível aprender a utilizar jogos matemáticos com mais de mil anos! "Jogos Matemáticos Através dos Tempos" apresenta e interpreta 11 réplicas de elevadíssima qualidade dos jogos de tabuleiro mais antigos que se conhecem. Alguns desses jogos só existem em manuscritos antigos e foram construídos pela primeira vez para esta mostra. São individualmente explicados, quer do ponto de vista de regras, quer no que respeita ao contexto histórico e social de cada jogo. Os jogos são: Pentalfa (séc. IV a.C.), Stomachion (séc. III a.C.), Ludus Regularis (séc. X), Rithmomachia (séc. XI), Ludus Astronomorum (séc. XIII), Ludus Globi (séc. XV), Metromachia (séc. XVI), Ouranomachia (séc. XVI), Icosiano, duas versões (séc. XIX) e Hex (séc. XX). Em complemento às réplicas históricas, a mostra possui um espaço em que os visitantes podem jogar (sobretudo a dois) e divertir-se. Exposição permanente, de terça a sexta das 10h às 17h e aos sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mnhnc.ul.pt  e em www.mc.ul.pt .

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIARua da Escola Politécnica, 58, Lisboa
Tel. 213 921 808 e 213 921 679Terra O museu apresenta a exposição "A Aventura da Terra: um Planeta em Evolução". A mostra interativa começa pela origem do próprio Universo e acompanha a evolução do planeta ao longo dos últimos 4.600 milhões de anos, com relevo para os primeiros sinais de vida na Terra e a sua posterior diversificação. Até dezembro de 2012, de terça a sexta das 10h às 17h e aos sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mnhnc.ul.pt  e em www.mc.ul.pt .

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIARua da Escola Politécnica, 56, Lisboa
Tel. 213 921 808 e 213 921 679Dinossáurio O museu apresenta "Allosaurus: Um Dinossáurio, Dois Continentes?", uma mostra que percorre os passos de uma investigação científica em curso até à descoberta de fósseis de Allosaurus fragilis em Portugal, com painéis informativos, fotografias, ilustrações científicas e 16 réplicas de esqueletos ou crânios de diversas espécies de dinossáurios. Até dezembro de 2012, de terça a sexta das 10h às 17h e sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mnhnc.ul.pt  e em www.mc.ul.pt .

JARDIM ZOOLÓGICO DE LISBOAEstrada de Benfica, 160, Lisboa
Tel. 217 232 900 e 217 232 960Sábados Os "Sábados Selvagens" do Jardim Zoológico, um programa que junta pais, crianças e jovens num dia divertido, estão agora disponíveis durante todo o ano. Anteriormente os "Sábados Selvagens" eram promovidos apenas entre março e novembro, mas o interesse e aprendizagem proporcionada aos participantes fizeram com que o Zoo estendesse a atividade ao resto do ano. Por isso, nada melhor do que reservar os fins de semana para o descanso e diversão em família no Jardim Zoológico e visitar a sua fauna: mais de 2000 animais de 360 espécies diferentes. O programa tem percursos temáticos sobre vários grupos de animais e ainda conversas com tratadores para desvendar segredos e conhecer os bastidores das várias espécies. Pretende-se que os "Sábados Selvagens" no Zoo se traduzam em momentos de alto teor lúdico-pedagógico para os mais pequenos, com a grande vantagem de descobrirem in loco, pela mão dos tratadores e treinadores do Jardim Zoológico um pouco mais sobre a vida animal. O principal objetivo do programa é despertar a curiosidade e o interesse pela natureza junto das crianças e da sua família. Os participantes têm a oportunidade de visitar alguns bastidores e fazer vários percursos temáticos, onde podem contactar diretamente com os seus animais favoritos. O Reptilário, a Ilha dos Lémures, a Baía dos Golfinhos e o Bosque Encantado são paragens obrigatórias que todos vão ficar a conhecer. Destinado a crianças e jovens a partir dos 4 anos, acompanhadas pelos seus encarregados de educação, o programa educativo do Centro Pedagógico procura fomentar o interesse pela natureza e pela descoberta das maravilhas do reino animal, sempre de forma divertida. Atividade permanente, todos os sábados das 10h às 16h30. Ver mais informações em www.zoo.pt .

CASTELO DE SÃO JORGERua de Santa Cruz, s/n, Lisboa
Tel. 218 800 620Visita O Castelo de São Jorge oferece às famílias o programa "À Descoberta do Castelo", uma visita orientada ao castelejo e aos núcleos arqueológico e museológico, que proporciona uma leitura e uma relação de proximidade do visitante com o património e a história do Castelo de São Jorge, descodificando os espaços e relacionando-os com as vivências de outrora. Todos os dias às 16h. Além deste, o castelo oferece também o programa "Lisboa Vista ao Espelho", uma observação comentada dos monumentos e zonas emblemáticas de Lisboa, com destaque para diferentes olhares da cidade histórica e da cidade contemporânea, através da visão das imagens captadas em tempo real pelo periscópio e refletidas num espelho. Todos os dias, a cada meia hora, entre as 10h e as 17h. Estes dois programas são gratuitos e só não se realizam nos dias 24 e 25 de dezembro, 1 de janeiro e 1 de maio. Ver mais informações em www.castelodesaojorge.pt .

LITTLECHEFAvenida Maria Helena Vieira da Silva, 46 A, Lumiar - Lisboa
Tel. 914 333 385 e 967 191 071Culinária A cozinha não serve só para preparar comida. É também um espaço privilegiado para conversar, brincar e aprender, do qual as crianças não podem ser afastadas. E isto acontece na LittleChef, uma escola de culinária para crianças dos 3 aos 12 anos, com conteúdos pedagógicos apropriados, além de jogos e atividades sempre diferentes e originais. As aulas abordam, por exemplo, as Artes (moldar, decorar), ou História e Geografia (origem cultural dos alimentos, culinária do mundo), tendo também Ciência à mistura e, claro, Matemática, já que um bolo de chocolate ajuda a compreender as frações. Nestas aulas, as crianças aprendem a preparar receitas e depois degustam o que cozinharam. Aos sábados e domingos, das 10h às 19h. A escola de culinária também realiza workshops para pais e filhos, onde as famílias passam uma manhã de sábado completamente diferente a preparar refeições deliciosas. Além disto, a escola possibilita às crianças virem fazer a festa de anos nas suas instalações, aos sábados e domingos. A LittleChef proporciona também atividades para escolas e grupos organizados durante a semana. Todas estas propostas exigem marcação prévia. Ver mais informações em www.littlechef.pt .

CHAPITÔCosta do Castelo, 1/7, Lisboa
Tel. 218 855 550Ateliês Os Cursos de Fim de Tarde do Chapitô propõem aos jovens atividades destinadas a desenvolver as capacidades cognitivas e motoras das crianças dos 4 aos 12 anos através de ateliês de circo e capoeira, realizados com a garantia de totais condições de segurança. Estes cursos têm a duração de um ano letivo e culminam com uma apresentação pública a decorrer no Chapitô no final do mês de junho de 2012. O Ateliê de Circo ensina as artes circenses através de jogos lúdicos com trapézios, traves, liras, bolas de malabarismo, rodas, cambalhotas e de muita brincadeira, que vão colocar um sorriso no rosto de cada criança e criar um mundo de fantasia. Todas as segundas-feiras das 18h às 19h. E o Ateliê de Capoeira ensina esta manifestação cultural afro-brasileira que envolve a dança, a arte marcial, filosofia, desporto e educação, com acompanhamento musical e movimentos acrobáticos de grande poder relaxante e anti-stress. Todas as quintas-feiras das 18h às 19h. Ver mais informações em www.chapito.org .

CENTRO CULTURAL MALAPOSTARua Angola s/n, Olival Basto - Odivelas
Tel. 219 383 100Bela O Serviço Educativo do Centro Cultural Malaposta apresenta o espetáculo de teatro para a infância "A Bela Adormecida". A peça conta a história da princesa Aurora, adormecida durante 100 anos, após os quais desperta, para a seu tempo encontrar a felicidade. No dia do seu nascimento, os reis abrem os portões do jardim do palácio ao povo, para com eles festejarem o feliz e tão desejado acontecimento. No meio da alegria, e enquanto se aguarda a chegada das fadas-madrinhas, rei e rainha convidam o povo a cantar e a dançar (ou seja, os atores encorajam o público a participar nos festejos). Mas após a entrada das três fadas-madrinhas, aparece inesperadamente uma outra fada e mostra o seu ressentimento por não ter sido convidada, prevendo para a bela princesinha um sono eterno, no dia em que completar 15 anos. Os reis, desesperados e ao mesmo tempo receosos de que aquela fada possa voltar com outras maldades, escondem a bela Aurora na casa de uma velha ama, mulher de confiança e que vive numa aldeia, longe do palácio real. Quinze anos passados, a princesa Aurora regressa ao seu lar, para festejar o dia do seu aniversário ao lado dos pais. É então que a mal-fadada profecia acontece mesmo, e a princesa cai num sono profundo do qual só despertará ao fim de 100 anos. Mas este é apenas o fio condutor da história, já que desde o dia do nascimento da princesa Aurora, até ao desejado fim feliz, muitas outras surpresas surgirão, numa peça cheia de magia, humor e lindas canções. Até julho de 2013, aos sábados às 16h e aos domingos às 11h (para escolas, de terça a sexta, às 10h30 e 14h30, mediante marcação prévia). Ver mais informações em http://www.malaposta.pt .

MUSEU DO BRINQUEDORua Visconde de Monserrate, 26, Sintra
Tel. 219 242 171Brindes O museu apresenta uma nova mostra no salão de exposições temporárias. Esta exposição não temática inclui diversas peças com brindes promocionais do início do século XX, como uma caixa de furos dos chocolates Regina; brinquedos artesanais, Lego, Playmobil, jogos, livros e um carrossel em madeira concebido pelo artista plástico português António Alfredo. Até ao dia 15 de setembro, de terça a domingo (incluindo feriados), das 10h às 18h (encerra nos dias 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro). Ver mais informações em www.museu-do-brinquedo.pt .
MUSEU DO BRINQUEDORua Visconde de Monserrate, 26, Sintra
Tel. 219 242 171Brincadeiras O museu está a comemorar 15 anos de instalação no seu atual local, o edifício do antigo quartel de bombeiros, na Vila de Sintra. Mais de 750 mil pessoas já visitaram este espaço. No âmbito dessa comemoração, mostra em pormenor 15 dos 60 mil brinquedos expostos do seu acervo e a eles dedica uma atividade especial. Cada um destes 15 brinquedos vai dar origem a uma brincadeira diferente e o museu lança um desafio a todos os jovens: venha participar nelas! Até ao dia 13 de novembro de 2013, de terça a domingo (incluindo feriados), das 10h às 18h (encerra nos dias 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro). Ver mais informações em www.museu-do-brinquedo.pt .

MUSEU DA CIDADEPraça João Raimundo, s/n, Almada
Tel. 212 734 030Brinquedos O museu apresenta a exposição "Brincadeiras dos Nossos Avós". Centrada nas memórias da infância e no seu universo lúdico, a mostra convida os visitantes a recuar a um tempo anterior à massificação do brinquedo, onde a criatividade, a preciosidade do objeto, e, na maior parte das vezes, a invenção do próprio brinquedo eram os grandes aliados do brincar. Nesta exposição, almadenses anónimos partilham canções e lengalengas, histórias de brincadeiras e narrativas de aventuras enquadradas por antigos brinquedos. Carrinhos de rolamentos, bonecas de pano e de celuloide, brinquedos em pasta de papel, folha ou madeira e papagaios de cana são alguns dos objetos apresentados, cedências de almadenses e do Museu do Brinquedo de Sintra, que evocam memórias, técnicas de construção e saberes centenários. O museu tem também uma programação especial para os mais pequenos, sujeita a marcação prévia. Até ao dia 26 de maio, de terça a sábado (salvo feriados), das 10h às 13h e das 14h às 18h. Ver mais informações em http://www.m-almada.pt/museus .

NORTE E CENTRO
MUSEU DAS MARIONETAS DO PORTORua das Flores, 22, Porto
Tel. 222 083 341Marionetas Há 25 anos que o Teatro de Marionetas do Porto constrói marionetas, objetos, adereços e cenários para as suas criações. Um aniversário é um momento sempre especial para celebrar a vida. E a vida do Teatro de Marionetas do Porto é este ano celebrada de uma forma especial com a abertura do Museu das Marionetas do Porto. A abertura do museu tem a forma de um poema do presente, lugar de encontro do passado e do futuro e agora esses depósitos de sonhos vão poder ser partilhados, encontrando novas formas. Exposição permanente, de segunda a sábado, das 11h às 18h. Ver mais informações em http://www.marionetasdoporto.pt .

MUSEU NACIONAL DA IMPRENSAEstrada Nacional 108, nº 206, Porto
Tel. 225 304 966 e 225 300 648Oficinas O museu oferece aos mais novos várias oficinas permanentes e outras atividades, das quais destacamos duas que decorrem no mesmo horário. Uma delas é "Do Papel à Impressão: Oficinas de Reciclagem", para crianças dos 4 aos 14 anos, onde os participantes reciclam manualmente papel velho, adicionando-lhe pétalas, folhas secas e outros materiais, transformando-o de novo em papel utilizável. Os papéis obtidos são impressos nas máquinas que compõem a exposição "Memórias Vivas da Imprensa". Para uma produção personalizada das folhas de papel, é aconselhável que os participantes tragam de casa desperdícios reutilizáveis como cascas de cebola, pétalas de flores, etc. E a outra, são as "Oficinas Gutenberg", para crianças dos 4 aos 12 anos, onde os participantes são levados a fazer uma viagem no tempo até à Europa do século XV, onde serão desafiados a construir um livro, através de dobragens e colagens. No final da atividade, as crianças podem decorar os trabalhos, imprimindo nas máquinas expostas. Para uma recordação especial, o Museu poderá criar uma gravura personalizada para o grupo. O museu está aberto para visitas todos os dias à tarde (inclusive domingos e feriados) das 15h às 20h, e pela manhã de terça a sexta das 10h30 às 12h30, mas para participar nas atividades é necessário fazer inscrição prévia (para escolas, somente de segunda a sexta, nesses mesmos horários). Ver mais informações em www.museudaimprensa.pt .

CENTRO MULTIMEIOS DE ESPINHOAvenida 24, nº 800, Espinho
Tel. 227 331 190Planetário O Planetário de Espinho propõe variadas atividades, entre as quais destacam-se quatro interessantes sessões dedicadas às crianças e às suas famílias. "O Mistério da Bola de Fogo", aos sábados, domingos e feriados às 17h, para maiores de 4 anos. "Química do Universo", aos sábados, domingos e feriados às 16h, para toda a família. "Viagem a um Buraco Negro", aos sábados às 15h, para maiores de 12 anos. E "Acampar com as Estrelas", aos domingos às 15h, para maiores de 10 anos. O Observatório Astronómico, que está equipado com um dos maiores telescópios a nível nacional, oferece por seu lado várias atividades, destacando-se o acompanhamento de efemérides astronómicas mais esporádicas, por forma a permitir a observação de eclipses, asteroides ou supernovas, entre outros. Ver mais informações em www.multimeios.pt .

PARQUE TEMÁTICO MOLINOLÓGICOPonte da Igreja, Ul - Oliveira de Azeméis
Tel. 256 683 170Moinhos Ao visitar o parque, as crianças poderão assistir à moagem de diferentes tipos de cereais em moinhos de água e à confeção do pão tradicional de Ul e ver os materiais expostos no Núcleo Museológico do Moinho e do Pão. Todos os dias (salvo as terças, quando está encerrado), das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30. Para visitar todos os núcleos, é aconselhável fazer marcação prévia. Ver mais informações em www.moinhosdeazemeis.com .

MUSEU DA CIÊNCIA - LABORATÓRIO CHIMICOLargo Marquês de Pombal, s/n, Coimbra
Tel. 239 854 350Ateliês O Museu da Ciência oferece aos mais novos diversos ateliês no âmbito do programa Sábados no Museu. O próximo ateliê vai ser "Muda de Cor", para crianças dos 7 aos 9 anos. O que têm em comum o vinagre e o limão? E a pasta de dentes e o limpa-vidros? Neste ateliê, os jovens vão ver como os líquidos podem mudar de cor e descobrir porquê. No dia 30 de março, das 15h às 16h30. Além disso, com o programa Aniversário no Chimico, o museu convida os jovens a vir fazer a festa de anos, durante três horas, nas suas instalações, aos sábados, das 10h às 13h, ou aos domingos, das 10h às 13h e das 15h às 18h. Estas atividades exigem marcação prévia. Ver mais informações em www.museudaciencia.org .


Fonte: http://expresso.sapo.pt

Arcebispo de Braga acusa de "incompetente" classe política

Arcebispo de Braga acusa de "incompetente" classe política
O arcebispo Jorge Ortiga lamentou que muitas pessoas continuem a ser vítimas de uma classe política "incompetente" e do monopólio dos bancos


O arcebispo de Braga, Jorge Ortiga, manifestou-se hoje preocupado com os suicídios, depressões e frigoríficos vazios resultantes da crise e criticou a "incompetência" da classe política e o monopólio dos bancos.

Falando na homilia da celebração do Paixão do Senhor, na Sé de Braga, Jorge Ortiga também não poupou a "corrupção judicial" e as "mentiras dos astrólogos".

"Por que é que nós consentimos que tantos seres humanos continuem a ser vítimas da miséria social, da violência doméstica, da escravatura laboral, do abandono familiar, do legalismo da morte, da corrupção judicial, das mortes inocentes na estrada, das mentiras dos astrólogos, do desemprego, de uma classe política incompetente e do monopólio dos bancos?", questionou o prelado.

Jorge Ortiga manifestou-se preocupado com o número de suicídios "que aumentam diariamente" em Espanha, por causa da penhora de casas, e advertiu que, "em breve, este drama poderá chegar" também a Portugal.

"A solução está em Jesus" 

Uma preocupação extensiva às depressões dos jovens portugueses, "que se fecham nos seus quartos por causa do desemprego", e às famílias "cujo frigorífico se vai esvaziando".

"Os políticos, por seu turno, refugiam-se em questões sem sentido do verdadeiro bem comum e o sistema bancário, depois de ter imposto a tirania de consumos desnecessários para atingir metas lucrativas, hoje condiciona o crédito justo às jovens famílias  portuguesas, com taxas abusivas que dificultam o acesso a uma qualidade de vida com dignidade", criticou.

Para Jorge Ortiga, a solução está em Jesus, "o autêntico libertador do povo, porque concede crédito (atenção) aos mais pobres, defende o ideal da fraternidade".


Fonte: http://expresso.sapo.pt

Cristiano Ronaldo 2012 - Magic Player


Cristiano Ronaldo Forward

Born05/02/1985 - Funchal
Height6'0"Weight11.8st
HonoursChampions League : 2008 (Manchester United); Club World Cup : 2008 (Manchester United); Club World Cup : 2009 (Manchester United); Community Shield : 2003, 2007, 2008 (Manchester United); Copa del Rey : 2011 (Real Madrid); FA Cup : 2004 (Manchester United); League Cup : 2006, 2009 (Manchester United); Liga : 2012 (Real Madrid); Premier League : 2007, 2008, 2009 (Manchester United)
ClubsReal Madrid, Portugal, Manchester United

BCP deixa Grécia


BCP deixa Grécia

A venda da operação grega do BCP já foi aprovada pelo Banco de Portugal e congénere grego. Só falta o aval da concorrência europeia e da troika. 
O BCP já tem um acordo preliminar para sair da Grécia. A operação já tem luz verde dos bancos centrais mas aguarda decisão da Direcção Geral da Concorrência da União Europeia (DGCom) e da troika.
O Millennium Bank será absorvido pelo Piraeus e a haver negócio terá de ser decidido até ao final do mês de abril. Presidido por Nuno Amado, os resultados do BCP serão certamente mais afectados pela saída da Grécia, mas o banco livra-se de um activo de risco que tem consumido muito capital.

Thursday, 28 March 2013

Portugal bate Azerbaijão e continua na rota do Mundial

Portugal bate Azerbaijão e continua na rota do Mundial

Equipa de Paulo Bento cumpre objetivo. Bruno Alves e Hugo Almeida marcaram os golos na segunda parte



A seleção nacional venceu hoje o Azerbaijão, em Baku, em jogo do Grupo F europeu de qualificação para o Mundial de 2014.
Bruno Alves, que usou a braçadeira do capitão na falta do castigado Cristiano Ronaldo, inaugurou aos 63 minutos o marcador no Estádio Republic. A vantagem seria ampliada por um golo de Hugo Almeida, ao minuto 78.
De notar que os golos portugueses foram marcados quando o Azerbaijão já só jogava com dez elementos, por expulsão de Rauf Aliyev, aos 55minutos.
Com este resultado, e como Israel também venceu o jogo de ontem, ao triunfar (2-0) na irlanda do Nirte, Israelistas e portugueses partilham o segundo lugar do grupo com 11 pontos em seis jogos. No comando, com 12 pontos, permanece a Rússia, mas com menos dois jogos.

Fonte: http://expresso.sapo.pt/

Sócrates não reconhece "nenhuma autoridade moral ao Presidente"

Sócrates não reconhece "nenhuma autoridade moral ao Presidente" 

O ex-primeiro-ministro garante que só voltou para "tomar a palavra" e apresentar a sua versão da história. Com Cavaco Silva na mira direta.



Na sua primeira entrevista, 21 meses após ter perdido as eleições para Pedro Passos Coelho e deixado a liderança do PS, José Sócrates não poupou Cavaco Silva, a quem disse não reconhecer "nenhuma autoridade moral" para lhe "dar lições de lealdade institucional".

O ex-primeiro-ministro lembrou que partiu da Casa Civil do Presidente da República "uma conspiração organizada e inventada baseada na acusação de que o Governo estaria a espiar o Presidente. E recordou o discurso da segunda tomada de posse de Cavaco, "salientando todas as dificuldades do país sem fazer qualquer referência à crise internacional".
"O problema do Presidente é que sempre usou dois pesos e duas medidas ao tratar com o Governo anterior e com o atual", resumiu. Cavaco, afirmou, "esteve na origem da atual solução política, é o seu patrono". No fim da entrevista um remoque mais ainda: o Presidente "não foi nada imparcial".

Os três embustes, segundo Sócrtaes



Mas a maior parte da entrevista Sócrates usou-a para contestar a que qualificou como "a narrativa da direita" sobre a sua governação. O ex-primeiro-ministro denunciou o que considera serem três "embustes" nesta narrativa:
1. A ideia de que em março de 2011 os problemas no país eram apenas responsabilidade do Governo e não de uma crise internacional;
2. A ideia de que foi a sua governação que levou ao pedido de ajuda externa;
3. A ideia de que o atual Governo se limitou a aplicar o memorando que tinha sido negociado pelo Governo anterior.
Uma narrativa "que não tem tido oposição", disse, justificando assim o fim dos seus quase dois anos de silêncio. "Faço isto em primeiro lugar por mim próprio, para me defender", afirmou, garantindo "compreender muito bem" que a atual liderança do PS tenha preferido "olhar para o futuro", procurado "concentrar-se nas respostas a dar aos portugueses". Foi, qualificou, "uma atitude muito nobre". Que, contudo, reconheceu, "deixou que a narrativa feita pelos meus adversários políticos estivesse sozinha em campo".

"Governo tem de parar com a austeridade" 


Sócrates rebateu essa "narrativa", insistindo que a crise política de 2011, provocada pela oposição e com o incentivo de Cavaco Silva, não serviu para nada. E que, porventura, se o PEC IV tivesse sido aprovado em março de 2011, tudo poderia ter sido diferente e Portugal poderia ter evitado a ajuda externa. Afirmou ainda que o atual Governo "aplicou o dobro da austeridade" que estava no memorando inicial, recordando que já foram feitas sete alterações à versão original do entendimento com a troika.
Sobre a saída para a crise defendeu que o Governo tem de parar com a austeridade. E defendeu a mudança de discurso político: "Um político que desiste de puxar pelas energias do seu futuro não está à altura das suas responsabilidades". "Não há país que possa ser governado sem esperança", concluiu.
Quanto a ele próprio, garantiu não ter nenhum plano para passar à vida política ativa, recusando ambições de ser candidato a Presidente da República ou novamente candidato a primeiro-ministro. E quanto às consequências do seu espaço semanal de comentário político, a partir de abril, assegurou: "Ninguém tem de ter medo".


Fonte: http://expresso.sapo.pt

Wednesday, 27 March 2013

Cavaco critica "jogadas político-partidárias"

Cavaco critica "jogadas político-partidárias"
O Presidente da República diz que "as intrigas" políticas não acrescentam "um cêntimo" à economia nacional.

O Presidente da República, Cavaco Silva, defendeu hoje que só o investimento e as exportações é que podem podem ajudar a economia nacional a sair da crise. "Quase tudo o resto é fantasia", afirmou.
"As alavancas são as exportações, a aposta na qualidade, a penetração em novos mercados, o investimento, a captação de mais turistas e nós sabemos bem que essas alavancas estão na mão das empresas privadas", afirmou Cavaco Silva, durante uma visita à fábrica da Gelpeixe, em Loures.
Segundo o Presidente da República, apenas as empresas exportadoras é que podem ajudar o país nesta altura, conquistando novos mercados e criando mais empregos, sendo a "retórica" e as "jogadas político-partidárias" totalmente inúteis.
"Quase tudo o resto é fantasia. A retórica inflamada e sem conteúdo, as intrigas e as jogadas político-partidárias não acrescentam um cêntimo à produção nacional e não criam um único emprego", declarou.
Também importante, defende Cavaco Silva, será divulgar os casos de sucesso em Portugal, que além de gerar confiança, podem impulsionar o empreendedorismo e promover o país lá fora. 
"Façam um esforço para levar Portugal a novos mercados e mudar o clima de confiança", apelou o chefe de Estado. 

Fonte:: http://expresso.sapo.pt/

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More