As regiões pró-russas do sudeste da Ucrânia querem formar um novo Estado independente, que se chamaria «Novorossiya» (Nova Rússia), se o «sim» à independência da Ucrânia vencer no referendo convocado para 11 de Maio pelos líderes separatistas.
A afirmação foi feita por Miroslav Rudenko, co-presidente do governo da autoproclamada República Popular de Donetsk, em entrevista à agência russa Interfax, em que disse que esta região poderia unir-se às outras do sudeste ucraniano para formar o novo país.
«A República Popular de Donetsk é um elemento necessário para a criação de um novo Estado. Depois do referendo, se houver uma decisão a favor da independência, planeamos unir-nos com as regiões de Lugansk, Kharkiv, Odessa e Nikolayev, sobre os princípios do federalismo, para formar um novo país chamado Novorossiya», afirmou.
Rudenko disse que o novo Estado não se integraria à Rússia, mas seria independente.
«No entanto, teríamos uma ambição eurasiática e poderíamos integrar-nos à União Aduaneira (UA, liderada pela Rússia e integrada também à Bielorrússia e Cazaquistão)».
Disse, no entanto, que buscariam manter «relações construtivas» com as autoridades do governo central da Ucrânia, mas não com o actual executivo.
0 comments:
Post a Comment