O novo Governo da Ucrânia acusa a Rússia de ter invadido território ucraniano, ao ter homens armados a controlar aeroportos na Crimeia, e de ter violado o espaço aéreo.
Kiev acrescenta que Moscovo violou acordos militares entre os dois países para o Mar Negro. A guarda fronteiriça da Ucrânia confirma que mais de 10 helicópteros militares russos voaram sobre a Crimeia.
Um militar não identificado confirmou à agência Reuters que são precisamente militares russos da frota do Mar Negro, estacionados na cidade de Sevastopol, que estão a controlar os aeroportos da Crimeia, mas fonte oficial da frota negou envolvimento nesta operação.
Entretanto, Moscovo já deixou claro que vai defender os seus cidadãos residentes na Ucrânia, sem, no entanto, avançar pormenores.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas já marcou uma reunião de emergência para esta sexta-feira para discutir a situação na Ucrânia.
O presidente Viktor Yanukovich foi deposto depois de protestos de semanas que fizeram cerca de 80 mortos. Yanukovich fugiu para a Rússia, país que apoiava a sua presidência.
A situação acalmou em Kiev desde que há um presidente interino e um novo Executivo provisório, mas agravou-se na Crimeia.
0 comments:
Post a Comment