Aécio Neves, o homem do Partido Social Democrata Brasileiro (PSDB) que até há poucos dias era o terceiro colocado nas sondagens, acabou por ser a surpresa da noite, ao recolher 33% dos votos, ultrapassando Marina Silva do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e favorita a ir uma segunda volta com Dilma.
A Presidente disse no seu discurso de vitória que entendeu "o recado das ruas e das urnas" e atacou o PSDB de Neves pelas ações que tomou nos governos de Fernando Henrique Cardoso. Aécio, por seu turno, aproveitou o seu discurso para deixar uma palavra de homenagem a Eduardo Campos, candidato inicial do PSB à eleição, morto num acidente de avião em agosto. Disse ainda que esta é a hora de unir forças entre todos os que querem "mudança".
O namoro com o PSB parece ser recíproco. Marina Silva, a grande derrotada da noite, não clarificou quem irá apoiar na segunda volta, mas deu a entender que não apoiará o PT: "O Brasil votou em grande parte contra tudo aquilo que identifica como errado no atual governo". É que apesar de vencedor, os 41% do PT são o valor mais baixo do partido nos últimos 12 anos.
A segunda volta realiza-se a 26 de outubro, onde se defrontarão o PT de Roussef e o PSDB de Neves, os dois únicos partidos a elegerem presidentes no Brasil no pós-ditadura
0 comments:
Post a Comment