Thursday, 16 October 2014

Famílias numerosas com baixos rendimentos praticamente deixam de pagar IRS

As famílias numerosas com baixos rendimentos praticamente deixam de pagar IRS com a reforma do imposto aprovada pelo Governo.

De acordo com as simulações feitas pela consultora PwC para a Renascença, quanto maior o número de filhos e mais baixos os rendimentos, menos IRS as famílias pagam no próximo ano fiscal.
Um casal com quatro filhos e um rendimento mensal de 800 euros brutos descontou este ano em IRS 499 euros. No próximo ano, segundo a reforma do IRS, já só vai pagar 83 euros. Recupera 417 euros.
Segundo a consultora PwC, quanto mais filhos tiverem as famílias, menos IRS vão pagar. Por outro lado, quanto menor for o rendimento das famílias, mais imposto conseguem recuperar.

Todos os casais que ganham 800 euros por mês vão pagar menos IRS com estas alterações, independentemente do número de filhos, assim como os casais com rendimento mensal de 1.500 euros brutos.
Mas neste grupo de rendimento já existe uma excepção: Os casais sem dependentes passam a pagar ligeiramente mais IRS, uma diferença de 7,90 euros face ao ano anterior.

Na mesma linha, a tributação só diminui para os casais com rendimento mensal de 3.000 euros, a partir do segundo filho.

Para os solteiros, sem dependentes nem ascendentes, e com baixos rendimentos, esta reforma vem devolver algum dinheiro.

Quem recebe 800 euros brutos por mês consegue recuperar 73 euros no próximo ano. Quem ganha 1.000 euros mensais vai pagar menos 51 euros em IRS. Já para 2.500 euros mensais a diferença é praticamente nula, poupa 3,55 euros.

0 comments:

Post a Comment

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More