No duelo entre capitães das seleções portuguesa e sueca, CR7 ganha fora das quatro linhas. Vale 43 milhões, gera mais receitas, tem melhor palmarés e é quem marca mais golos.
A poucas horas do início do decisivo play-off de acesso ao Mundial de 2014 entre Portugal e Suécia, o IPAM - The Marketing School desenvolveu um estudo que analisa e compara, do ponto de vista do marketing, o valor dos capitães das duas seleções: Cristiano Ronaldo e Zlatan Ibrahimovic. Avaliada em 43 milhões de euros, a imagem de CR7 vale o dobro da do avançado do Paris Saint-Germain que, de acordo com o estudo, possui um valor mediático calculado em "apenas" 23 milhões de euros.
Para determinar quanto vale cada um dos craques, o IPAM analisou seis dimensões (receitas, media, web, palmarés, social e impacto), que integram, ao todo, 26 variáveis, e concluiu, desde logo, que o dono da camisola sete da seleção portuguesa gera mais receitas que o capitão sueco. Entre salário e patrocínios, Ronaldo aufere anualmente mais de 32 milhões de euros (17 milhões em salários e 15 milhões em direitos de imagem), enquanto que os rendimentos anuais de Ibrahimovic se ficam pelos 15 milhões de euros (salários de 12 milhões e três milhões de patrocínios).
Porém, é na dimensão digital que o craque do Real Madrid mais acentua as diferenças para o melhor jogador sueco da atualidade. O português regista 137 milhões de entradas no Google (contra apenas 18 milhões de Ibra), mais de quatro milhões de vídeos no YouTube (contra um milhão do sueco) e 64 milhões de seguidores no Facebook. O capitão da seleção nórdica conta com quase nove milhões de fãs no FB. Estes números de CR7 rivalizam com a própria performance do português dentro das quatros linhas e fazem dele um fenómeno viral.
CR7 fica também à frente de Ibra no indicador que avalia a visibilidade nos media (imprensa, televisão e rádio) numa escala global, atingindo um índice de 76, muito superior ao valor de 20 de Ibrahimovic. A exposição mediática de Ronaldo é bastante superior ao longo de um ano, uma vantagem que é explicada pelo maior mediatismo do Real Madrid e da selecção portuguesa em relação ao Paris St. Germain e à própria selecção sueca.
Ibra: mais golos pela seleção e mais taças nacionais
O estudo mostra que é dentro do rectângulo de jogo que Ibrahimovic mais se aproxima dos valores registados por Ronaldo. Das 26 variáveis analisadas pelo estudo do IPAM, o jogador sueco só leva a melhor sobre o português em cinco capítulos: ligas nacionais conquistadas (10 contra quatro), supertaças nacionais (seis contra duas), supertaças europeias (uma contra nenhuma de CR7), golos marcados com a camisola da seleção (46 contra 43) e número de países onde actuou anteriormente (quatro contra dois).
Em contrapartida, Ronaldo já ganhou cinco prémios oficiais (contra nenhum de Ibra), marcou 342 golos marcados (contra 280 do jogador sueco) e tem mais internacionalizações do que o ponta de lança sueco (107 contra 94). Por outro lado, Ronaldo venceu já uma vez o prémio FIFA para melhor jogador do ano enquanto Ibrahimovic nunca venceu este troféu.
Ronaldo no top5 das celebridades
Saltando mais uma vez para fora das quatro linhas, e desta feita em matéria de social, Ronaldo volta a levar a melhor sobre o dono da braçadeira de capitão da seleção sueca. O jogador português figura no top 5 do ranking de celebridades mundiais, enquanto que Ibrahimovic nem aparece entre as 100 das estrelas do mundo da música, cinema, televisão ou moda.
No índice do IPAM, o Sports Reputation Index (SRI) de Cristiano Ronaldo é de 84 - baseado em seis dimensões, receitas, media, web,palmarés, social e impacto, bastante superior ao de Ibrahimovic que atinge apenas um SRI de 45.
0 comments:
Post a Comment