A instalação de picos de metal junto a habitações em Londres, alegadamente para afastar sem-abrigo, está a levantar polémica.
Muitos londrinos dizem que quem defende esta política está a tratar os sem-abrigo como "pombos". Uma solução semelhante é usada para que os animais não possam pousar em determinados locais.
O presidente da Câmara de Londres, Boris Johnson, já deixou fortes críticas a esta “moda” que tem estado a alastrar, não só na capital inglesa mas também noutras cidades mundiais.
Os picos são “estúpidos” e “não são a resposta”, disse Boris Johnson, citado pelo “The Telegraph”. O autarca defende que estes picos sejam retirados o mais depressa possível.
O ministro Kris Hopkins considerou “ofensivo” o uso destas estruturas que impedem que os sem-abrigo possam dormir em determinado local.
Já o presidente da St Mungo's Broadway, uma ONG de apoio a sem-abrigo, considerou “brutal” esta estratégia utilizada para afastar os pobres de alguns prédios.
Não é conhecido o autor desta ideia, mas o certo é que já há outros exemplos semelhantes fora de Londres: uma ponte na China tem picos que impedem pessoas de lá dormir e um parque no Japão tem bancos redondos.
Por outro lado, na Hungria e em algumas cidades dos Estados Unidos há leis contra sem-abrigo que criminalizam o dormir na rua.
0 comments:
Post a Comment