Oxford DentalMed :: Dental Surgery Medical Practice

Address: 174d Cowley Road Oxford OX4 1UE | Tel: 01865 250404

LUSITANOS DE OXFORD :: BEM VINDO AO NOSSO BLOG OFICIAL

Lusitanos de Oxford é a associação oficial portuguesa em Oxford. Destina-se a promover a diversidade cultural, música, acadêmica e eventos de caridade em Oxfordshire

Visite Oxford

Na cidade de Oxford se situa uma das mais prestigiosas universidades do mundo. Alem de ser uma cidade muito cosmopolita ela tambem eh reconhecidade internacionalmente pela beleza da sua arquitetura gótica

DESPORTO :: Mantenha-se Actualizado

O Seu Portal Informações Desportivas

Ciências & Educação :: Neurociência

Para calcular a vasta gama de informações no ambiente e organizá-los em objetos coerentes, o cérebro humano tem que resolver alguns problemas computacionais complexos

Saúde e Beleza :: A dieta da Felicidade

Os alimentos têm uma grande influência no nosso humor. Não é nenhuma novidade. E tão importante como manter a linha é o bem-estar emocional

Fernando Pessoa :: Poeta em plano de destaque

Fernando Pessoa é uma personalidade proeminente da literatura e poesia portuguseas

Fernando's Cafe :: Qualidade & Bom Gosto

Fernando's Cafe está situado no 1 Queen Street junto a Carfax Tower em Oxford city Centre

Brown's Cafe Oxford :: Ideal para o seu paladar

Venha satisfazer o seu paladar com deliciosos Cafés, Bolos, Pasteis de Nata, Bolos de Arroz, e muito mais

All Sat Solutions :: The World Inside Your Home

Antenas Digitais | FreeSat | TV Europeia | Antenas Discretas | Assistência | Multiroom TV | CCTV

Monday, 22 December 2014

Morreu o Cantor:Joe Cocker

O cantor britânico Joe Cocker morreu aos 70 anos nesta segunda-feira (22), segundo as emissoras BBC e ITV. O músico "faleceu após uma dura luta contra um câncer de garganta", segundo comunicado atribuído à Sony Music e enviado à ITV.
Cocker ficou famoso em 1969 ao fazer um cover de "With a little help from my friends", dos Beatles, no festival de Woodstock. Sua versão para a música liderou as paradas do Reino Unido e também virou tema de abertura da série "Anos incríveis", exibida nas décadas de 1980 e 1990.

Sunday, 21 December 2014

Puro Sangue Lusitano é o cavalo de sela mais antigo do mundo

O puro-sangue lusitano é uma raça de cavalos com origem em Portugal. É o cavalo de sela mais antigo do Mundo, sendo montado aproximadamente há mais de cinco mil anos. Os seus ancestrais são comuns aos da raça Sorraia e Árabe. Essas duas raças formam os denominados cavalos ibéricos, que evoluíram a partir de cavalos primitivos existentes na Península Ibérica dos quais se supõe descenderem directamente o pequeno grupo da raça Sorraia ainda existente. Pensa-se que essa raça primitiva foi cruzada com cavalos Barbes oriundos do Norte de África e mais tarde tiveram também influência do árabe. A raça Puro Sangue Lusitano, mas conhecido como Cavalo Lusitano tem sua origem nos cavalos primitivos da Península Ibérica, tendo recebido também alguma influência de sangue árabe e de cavalos do norte da África. Ao longo dos séculos, sofreu uma seleção para caça, combate, toureio, arte equestre e tiro leve, dependendo da região onde foi criado e a utilização a que foi submetido. Reconhecido por Gregos e Romanos durante a antiguidade como os melhores cavalos de combate e sela do mundo, o cavalo Ibérico figurou também como o cavalo de lazer das Casas Reais européias durante toda a Idade Média, exercendo enorme influencia na formação do Puro sangue Ingles, através das Royal Mares, éguas da Casa Real inglesa, com as quais cruzaram os garanhões pilares do PSI. Também por ser o cavalo predileto das Casas Reais durante essa época, o cavalo Ibérico também teve papel preponderante sobre o desenvolvimento da Equitação Académica
.

Saturday, 20 December 2014

Real Madrid vence Mundial de Clubes

Os merengues tornam-se campeões mundiais de clubes pela quarta vez, embora esta seja a primeira vitória posterior às tres conquista da extinta Taça Intercontinental. Muito superior à equipa sul-americana, o Real Madrid ganhou naturalmente, tendo marcado um golo na primeira parte, por Sérgio Ramos (37 minutos), e outro na segunda, por Gareth Bale (52), este com a preciosa colaboração do guarda-redes do San Lorenzo.

Brasileiro Gabriel Medina Campeao Mundial de Surf

Gabriel Medina, taça, surfe, Pipeline (Foto: EFE)Gabriel Medina sagrou-se esta sexta-feira o primeiro campeão do Mundo de surf. O surfista canarinho, de 20 anos, confirmou o inédito triunfo depois de ver o australiano Mick Fanning cair para a repescagem em Pipeline, no duelo com o também brasileiro Alejo Muniz.

Desta forma, o líder do ranking WCT passa a ser o mais jovem de sempre a sagrar-se campeão do Mundo, in ex aequo com Kelly Slater, 11 vezes vencedor do ceptro mundial.

Thursday, 18 December 2014

Seis madeirenses candidatos à sucessão de Jardim

É o início do fim de uma longa e turbulenta liderança de Alberto João Jardim. Do PSD regional e da Madeira. Esta sexta-feira decorre a primeira volta das eleições directas para a liderança do PSD-Madeira.
Primeira volta porque são seis - seis - os candidatos à sucessão de um homem que gera amores e ódios, mas não deixa ninguém indiferente. E que, mesmo entre os seus apoiantes, foi dividindo para reinar. Por isso, nesta corrida estão frente a frente antigos amigos e colegas de Governo.
Todos eles já estiveram com Jardim em vários momentos do partido e do governo regionais, mas três deles entraram em ruptura com o histórico líder, a que agora querem suceder.
O ainda presidente do PSD-Madeira não tomou posição para esta primeira volta, mas já ameaçou participar na campanha para a segunda volta. Sobretudo, se estiver em causa a vitória de um candidato que não lhe agrade.
Nestas eleições directas podem votar cerca de sete mil militantes. A segunda volta, entre os dois candidatos mais votados na primeira, está marcada para 29 de Dezembro e o congresso para 10 de Janeiro. Dois dias depois - a cumprir-se o que prometeu - Jardim deixará todos os cargos, pondo fim a 40 anos de liderança do PSD-Madeira e a 36 anos de governação.

O
Miguel Albuquerque
Já foi um delfim de Jardim, mas tornou-se seu adversário e até o desafiou nas eleições directas de 2012. Perdeu, como era previsível, mas teve um bom resultado e marcou posição e preparou o caminho para quando tocasse mesmo a hora da sucessão.
Advogado especializado em Direito Criminal e Direito de Família, Miguel Albuquerque foi presidente da Câmara do Funchal entre 1994 e 2013. Antes já tinha sido deputado na Assembleia Legislativa Regional e ocupou vários cargos dirigentes no PSD-Madeira.
Com 53 anos, é também conhecido pela sua paixão pelo cultivo de rosas. Publicou até um livro sobre “Roseiras antigas de jardim” e faz parte da Royal National Rose Society.

O
João Cunha e Silva É outro dos delfins de Jardim que, durante anos, foi promovendo a competição entre Miguel Albuquerque e João Cunha e Silva, favorecendo ora um, ora outro.
Foram mantendo carreiras quase paralelas, com passagens por cargos dirigentes no partido e na Assembleia Legislativa Regional (ALR).
Cunha e Silva foi vice-presidente do grupo parlamentar e da ALR e, desde 2000, é vice-presidente do Governo Regional. Jardim já chegou a chamar-lhe “mentor da Madeira contemporânea”.
Como 55 anos, João Cunha e Silva apresenta-se na sua biografia - que é a mesmo no site de candidatura e no site do Governo Regional - como advogado de profissão, lembrando que também já foi dirigente desportivo e colaborador de vários órgãos de comunicação social. 


O
Jaime Ramos Foi o último a apresentar candidatura e tem uma proposta diferente dos outros cinco: só quer ser líder do PSD-Madeira e presidente da Fundação Social-Democrata da Madeira e indicará outro militante para ser candidato a presidente do Governo Regional. Ou seja, Jaime Ramos quer continuar a manter o que faz há anos: controlar o partido do qual é secretário-geral.
Com 67 anos e o antigo 9º ano do liceu, Jaime Ramos é o verdadeiro “número dois” de Jardim. É o histórico líder parlamentar na Assembleia Legislativa Regional, onde ao longo dos anos protagonizou truculentos embates com os adversários políticos.
Por ele têm também passado ao longo dos anos grandes obras na região autónoma, em especial no Funchal. No site da Assembleia Legislativa Regional, onde está desde 1980, tem como profissão “empresário”. Tem negócios em vários ramos, em especial na construção e no imobiliário e presidente da Associação de Construção Civil - Assicom.


O
Miguel de Sousa O actual vice-presidente da Assembleia Legislativa Regional tem um feito desportivo que faz questão de pôr no currículo: venceu o Rally da Madeira em 1975 como co-piloto. Mas é presidente da Assembleia Geral do Nacional e também faz questão de lembrar o seu empenho associativo na Associação de Karting da Madeira e na Associação Madeirense de Bilhar.
Com 61 anos, Miguel de Sousa já desempenhou vários cargos no Governo Regional chegando mesmo a ser vice-presidente de Jardim entre 1988 e 1992. Antes tinha sido secretário regional do Comércio e dos Transportes e do Plano.
Licenciado em Finanças, Miguel Sousa inclui no seu currículo a criação do Centro Internacional de Negócios da Madeira (Zona Franca) e é actualmente presidente da Assembleia Geral do Banif.
Considera que Jardim foi um herói até 2000, mas que depois devido à “má qualidade da sua equipa de Governo foi um desastre”. E culpa Jaime Ramos pela perda de “prestigio e respeito2 do PSD-Madeira junto da população. 


O
Sérgio Marques Foi deputado regional durante 15 anos (1984-1999) e  eurodeputado durante dez anos (1999-2009), até que entrou em divergência com Alberto João Jardim e saiu de quaisquer listas, retomando o seu lugar técnico superior (consultor jurídico) na Secretária Regional do Equipamento Social. Agora propõe aos militantes do PSD regional um “Pacto de Confiança” orientando para o crescimento económico e para a coesão social.
Com 57 anos, Sérgio Marques, é licenciado em directo pela Universidade de Lisboa e tem uma pós-graduação em Estudos europeus pela Universidade de Coimbra. No início dos anos 80, entrou para a Secretaria Regional do Equipamento Social, onde esteve até ser eleito deputado regional em 1984. Entre 1989 e 1990 foi director regional de Planeamento. 


O
Manuel António CorreiaÉ o actual secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais. Com 49 anos, Manuel António Correia acabou o curso de direito em 1989 e logo em Novembro desse ano entrou para a Direcção Regional da Administração Pública.
Nos anos seguintes, desempenhou vários cargos no Instituto de Habitação da Madeira até que, em Novembro de 2000, foi nomeado para o seu actual cargo, no qual alberto João Jardim o foi confirmando em 2004 e 2007.

Tuesday, 16 December 2014

Portugal vai treinar tropas iraquianas que combatem o Estado Islâmico

Portugal vai participar na coligação internacional que combate o autoproclamado Estado Islâmico através de "formação e treino militar", decidiu esta terça-feira o Conselho Superior de Defesa Nacional.
O organismo chefiado pelo Presidente da República, Cavaco Silva, deu parecer favorável a "uma missão de assistência e apoio" no Iraque, no âmbito da NATO.

O Conselho Superior de Defesa Nacional também deu luz verde "à possibilidade de participação na coligação multilateral" com "formação e treino militar", pode ler-se no comunicado distribuído pela Presidência da República.
Portugal responde desta forma às recentes preocupações de segurança internacional provocadas pelo autoproclamado Estado Islâmico, grupo terrorista que controla partes da Síria e do Iraque.

Contingente até 30 militaresPortugal poderá contribuir com um contingente de até 30 militares do Exército na coligação multilateral no Iraque em missões de formação e treino, durante o ano de 2015, disseram à agência Lusa fontes da Defesa.
O Governo manifestou a disponibilidade para enviar até 30 militares durante o próximo ano, em datas a definir, para operações de apoio à formação e treino de militares na coligação multilateral no Iraque, indicam as mesmas fontes.
Questionado esta terça-feira na comissão parlamentar de Defesa Nacional sobre a participação portuguesa na coligação internacional contra o autodenominado Estado Islâmico, o ministro da tutela, José Pedro Aguiar-Branco, escusou-se a fornecer dados concretos por se realizar em seguida a reunião do Conselho Superior de Defesa Nacional.
Perante os deputados, Aguiar-Branco reiterou contudo a posição do Governo português sobre a matéria, frisando que o executivo "não tem dúvidas" sobre de que lado se deve colocar e que já manifestou todo o apoio político e diplomático.

Herois Portugueses:Marcelino Da Mata "o Rambo" da Guine

Acidentalmente incorporado em lugar do irmão no CIM-Bolama em 3 de Janeiro de 1960, ofereceu-se como voluntário após cumprir a primeira incorporação.
Integrou e foi fundador da tropa de operações especiais Comandos Africanos actuando no cenário de guerra da sua Guiné, com operações no Senegal e na Guiné Conacri.
A 2 de Julho de 1969 foi feito Cavaleiro da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito.2
Apesar de várias vezes ferido em combate apenas teve que ser evacuado da Guiné por ter sido alvejado, por acidente, por um companheiro, assistindo ao 25 de Abril de 1974 emLisboa.
Após a independência da Guiné foi proibido de entrar na sua terra natal.
Em 1975 foi detido no quartel do RALIS, Lisboa, e sujeito a tortura e flagelação praticada e ordenada por Manuel Augusto Seixas Quinhones de Magalhães (capitão), Leal de Almeida(Tenente Coronel), João Eduardo da Costa Xavier (capitão tenente) e outros agentes revolucionários ligados aos movimentos comunistas, num dos episódios mais pungentes, pela sua barbaridade e violência, de toda a revolução dos cravos.
No decurso das perseguições de que foi alvo no ano de 1975 conseguiu fugir para Espanha, de onde regressou a 25 de Novembro, participando activamente na reconstrução democrática e no restabelecimento da ordem militar interna, agindo sempre com elevada longanimidade para com os seus opressores.
Marcelino da Mata é SÓ o português (civil e militar) mais condecorado em Portugal em todos os tempos
Justificou a sua luta no exército português com a frase "A Guiné para os Guinéus", querendo significar que a guerrilha actuava no interesse da União Soviética. Actualmente reside em Sintra.
Marcelino da Mata foi ferido em combate, várias vezes, participou em 2412 operações de “Comandos” – tropa de excepcional valor, a que pertencia – e nelas praticou muitos actos de bravura e heroísmo, que lhe valeram, entre outras, cinco cruzes de guerra e ser, desde 1969, Cavaleiro da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, da Lealdade e do Mérito.

Com isto ganhou jus a ser o militar mais condecorado na História do Exército Português.

Sem qualquer desprimor, creio bem, que este palmarés vale mais do que todas as botas de vil metal, que se possam ganhar na vida…

Mas MM vive humildemente e sem alardes – como é próprio das almas nobres – no seu canto do Concelho de Sintra, esquecido dos seus compatriotas
RECORDAR UMA DAS MISSOES DE MARCELINO DA MATA"
O meu grupo designado por “Panteras” actuou na área de Pirada, com
um alferes, que entretanto regressou à Metrópole por ter acabado a
comissão. Quando o seu substituto chegou, ocorreram problemas entre nós
e fui transferido para o Quartel-General, em Bissau. Aqui sentia-me muito
frustrado, pois apenas me puseram a conduzir viaturas e eu queria era ser
um operacional. Fui à 4.ª Repartição e disse ao capitão: “Eu não fico cá. Ou
me mandam para uma zona operacional ou fujo daqui.”
 Entretanto apareceu lá o Porfírio Pereira da Silva, que era o 2.º
comandante do Batalhão de Caçadores n.º 1887, que perguntou se eu queria
ir para Farim. Disse-lhe querer ir para Pirada, onde a guerra estava mais
“assanhada”, mas aceitei ir com ele.
 Naquela localidade, quando me apresentei ao comandante, o TenCoronel
Agostinho Ferreira, afirmei-lhe querer formar um grupo de
operações especiais. Ele não concordou…
 Então para mostrar que podia fazer tal actuação, num determinado dia
peguei em cinco homens e saí do quartel em direcção a uma base do
PAIGC, situada a 3,5 Kms de Farim, numa destilaria de aguardente.
Atacámos à noite e trouxemos nove presos, carregando 65 armas
apreendidas. Às 6 horas da manhã já estava a bater na porta do quarto do
comandante, a chamá-lo. Ele não queria aparecer, mas insisti. Quando
surgiu, perguntou o que é que eu queria dele. Disse-lhe: “É para mostrar
armas”. Ripostou: “E quais são as armas que eu não conheço?” Respondi:
“Estas não conhece, pois são do PAIGC”. Espantado, perguntou-me como
tinha sido a actuação. Respondi: “Olhe! Eu nunca digo como faço as
minhas operações. Fui lá, matei alguns e trouxe estes.”
 Disse ele: “Então deixa os prisioneiros andar com armas?”. Retorqui eu:
“Não faz mal; então não são homens como nós?! …”

 Na manhã seguinte, na estrada Farim – Jumbembém, vi que os tipos do
PAIGC subiam às árvores e focavam o quartel todo. À tarde peguei na
mota de um soldado fotógrafo, que tinha a alcunha de “brigadeiro” e fui ter
com as sentinelas do lado donde eles faziam isso. Disseram: “São
bandidos…, do PAIGC”.
 Às 4 horas da madrugada peguei em seis homens e acabei apanhando
cinco elementos do PAIGC. Quando cheguei perto do quarto do
comandante, chamei por ele. Apareceu resmungando e quando lhe 

apresentei os indivíduos e o que andavam a fazer, disse: “Este tipo é
tramado…”
 No terceiro dia, quando me desloquei à pista de aviação de Farim, via-se,
no final da mesma, um grupo de tipos do PAIGC armados com armas
automáticas PP Sagal (metralhadoras com tambores de munições).
Perguntei: “Então ninguém vai lá atacá-los? “ Disseram que não…
 Fui falar com o chefe das milícias locais para me arranjar 12 homens.
Depois fui ter com os cozinheiros, impedidos dos bares e outros assim e
pedi-lhes as suas espingardas G3. Levei-as para minha casa onde foram
todas bem limpinhas e carregámos com munições impecáveis…
 Quando eram 23H45, furámos as duas fiadas de arame farpado e fomos
apanhar a estrada para Jumbembém. Atravessámos o rio, demos a volta e
fomos sair atrás deles. Ficámos lá instalados também com uma
metralhadora e uma bazooca e, quando eram 4 horas, as armas começaram
a “cantar”; foi um grande “arraial”… Apanhámos 60 tipos à mão, depois de
termos morto cerca de 40. As armas capturadas foram 23. Fizemos o
percurso inverso e entrámos no quartel através do arame farpado. E às
6H00 lá estava eu a bater outra vez à porta do comandante, tendo-se
repetido as cenas dos dias anteriores.
 No dia seguinte de manhã, chamou o 2.º comandante e disse: “ Diz lá
àquele tipo que pode formar o grupo de operações especiais.” Foi a partir
daí que formei o grupo “Os Roncos”.

Monday, 15 December 2014

LIVRO O português que está a incomodar os jornais ingleses

João Magueijo é o autor de um livro onde maus hábitos ingleses são retratados com humor. Este domingo, ele é notícia em dois jornais daquele país: as reações dos leitores não se fizeram esperar.
É tudo uma questão de humor… britânico. João Magueijo, 47 anos, foi notícia em julho no Observador, por altura do lançamento do primeiro livro escrito em português — já é um bestseller em solo nacional, com cerca de 20 mil cópias vendidas. “Bifes mal passados” (Undercooked Beef), da editora Gradiva, é um “anti-livro de viagens” composto por uma série de crónicas sobre as peripécias de Magueijo em terras de Sua Majestade. Agora, o professor académico é referido em dois jornais britânicos a propósito do que escreveu sobre a cultura daquele país.
No livro, diz este domingo o Sunday Timesos ingleses são retratados enquanto “animais violentos” e acusados de serem bêbedos, sujos e sexualmente promíscuos. O professor de física no Imperial College, em Londres, diz que a Inglaterra é “uma das sociedades mais podres da Europa, possivelmente do mundo”. Também o jornalTelegraph pega no tema e recupera as palavras de Magueijo que estão espalhadas por um total de 188 páginas: “Quando se visita casas inglesas, ou as casas de banho nas escolas ou nos alojamentos estudantis, são todos tão nojentos que até a gaiola de aves da minha avó é mais limpa”. 
Desde que o artigo foi publicado no Telegraph, que segue as pisadas do Sunday Times, a caixa de comentários tem crescido a olhos vistos — até ao início da noite contavam-se mais de 1000 opiniões publicadas diretamente na página do artigo. Há quem concorde com o registo feito pelo académico português — “Ele está absolutamente correto, é uma cultura de ódio brutal, é preciso alguém de fora para o ver” — e há quem aproveite a oportunidade para falar mal de Portugal, ali apelidado de país de terceiro mundo. Na rede social Facebook do respetivo meioestão publicados mais de 300 comentários, além de a notícia ter sido partilhada centenas de vezes.
João Magueijo viveu os últimos 25 anos no Reino Unido, o qual, garante, de unido não tem nada. Ao Observador falou das bebedeiras dos ingleses e da agressividade resultante, dos dias de chuva e de nevoeiro, mas também da péssima comida. Ainda assim, o físico admite que não consegue abandonar o país: “A Inglaterra com todos os seus problemas, defeitos e maleitas sociais acaba por ser um país interessante.”

Marco Rocha Reforca Lusitanos Oxford


Foi na Passada sexta Feira 12 de Dezembro que foi selado o acordo entre o Guarda Redes Marco Rocha(ex Juniores Maritimo) e os Lusitanos Oxford.Marco Rocha ira defender durante a epoca 2015 as cores do Lusitanos Oxford nos diversos Torneios e jogos tanto a Nivel de Reino Unido como a nivel Internacional nos Jogos torneios em que os Lusitanos Oxford marcarem Presenca. Durante a apresentacao o Antigo Guarda Redes que fez parte da sua formacao no Maritimo Marco Rocha Declarou"estar Feliz por a possoblidade de Voltar a jogar Futebol"afirmando ainda"sentir a falta do ambiente de Uniao que existe normalmente numa equipa de Futebol".depois destas Declaracoes o Treinador dos Lusitanos Oxford (Nelson Da Silva)afirmou que a opcao de Marco Rocha foi a mais acertada visto que no Blaneario dos Lusitanos Oxford existe um ambiente saudavel onde a Uniao faz a Forca.Bem Vindo Marco!

Provas que Cristóvão Colombo era português

A origem de Cristóvão Colombo é considerada por alguns estudiosos como enigmática. O seu próprio filho, Fernando Colombo (baptizado Hernando Colón em Espanha), na sua Historia del almirante Don Cristóbal Colón obscureceu a pátria e origem de Colombo, afirmando que o seu progenitor não queria que fossem conhecidas tais informações. Por este motivo foram surgindo múltiplas teorias sobre o lugar de nascimento de Colombo. Destas destacam-se a hipótese portuguesa, a catalã e a galega. A teoria ou, com mais propriedade, as teorias da naturalidade portuguesa de Cristóvão Colombo baseiam-se na existência de supostos portuguesismos em seus escritos, na interpretação do anagrama da assinatura de Colombo e nos topónimos dados pelo navegador às terras que descobriu. São várias as evidências que apontam para o facto de Colombo ser português, natural de Cuba, no Alentejo: grande parte das localidades por ele descobertas na América possuem nomes de localidades alentejanas perto de Cuba, Colombo escreveria num castelhano com erros próprios de quem fala e escreve em português como língua natural, Colombo casou e viveu na Madeira, com uma importante fidalga daquele tempo, facto impossível de acontecer se Colombo fosse apenas um mero tecelão genovês, as bulas papais que falam do descobrimento da América referem-se a Colombo como Cristofão Colombo, usando o til, acento que apenas se usa na língua portuguesa, o anagrama da sua assinatura indica que era filho de portugueses e que, na realidade, seria um agente secreto ao serviço do Rei de Portugal que estaria em Espanha com o intuito de distrair os Reis espanhóis, conduzindo-os para ocidente, deixando assim livre para os portugueses a rota que levava às especiarias do Oriente.

Sunday, 14 December 2014

Benfica derrota FC Porto e aumenta vantagem na liderança da liga

Benfica derrota FC Porto e aumenta vantagem na liderança da liga

O Benfica, com dois golos de Lima, derrotou o FC Porto no Dragão por 2-0, aumentando deste modo para seis pontos a sua vantagem na liderança do campeonato português. De referir que este triunfo benfiquista foi o segundo dos encarnados para o campeonato no terreno dos dragões nas últimas duas décadas. A primeira de Jorge Jesus.

O FC Porto entrou melhor, com o defesa Danilo (três minutos) e o médio Herrera (sete) a desperdiçarem duas ocasiões. O Benfica, bastante inteligente e frio nos momentos certos, demorou a entrar no jogo, mas, aos poucos, Enzo Perez, Salvio e Talisca acabaram por equilibrar a partida, embora jamais tenham dominado o encontro, pelo contrário.
Mas foi o Benfica a marcar, aos 35 minutos, por Lima, que aproveitou uma desatenção na defesa portista após um lançamento lateral de Maxi Pereira. Pouco minutos depois Jackson Martinez rematou para uma defesa segura de Júlio César.
No regresso dos balneários, o filme do jogo foi o mesmo. O FC Porto à procura do empate, o Benfica a aguardar a oportunidade, que surgiu logo aos 55 minutos, novamente com Lima, que aproveitou uma recarga de Fabiano, que não segurou o remate de Talisca.
Lopetegui reagiu de imediato e colocou Tello por Quaresma e Herrera por Quintero (mais tarde colocou Aboubakar no lugar de Alex Sandro). O FC Porto melhorou e Jackson Martinez teve a proeza de rematar à barra por duas vezes e ver um golo anulado (decisão acertada do árbitro do encontro, Jorge Sousa). No último quarto de hora, Luisão saiu lesionado e cedeu o seu lugar a César, enquanto Ola John entrou no lugar de Talisca. Mas o resultado não se alterou mais.
Recorde-se que o Benfica não vencia na casa do FC Porto desde 2005. De referir ainda que os portistas só tinham sofrido um golo em casa na presente temporada do campeonato, concretamente por Zé Luís, do Braga. Antes do encontro com o emblema de Lisboa, os dragões somavam cinco vitórias e um empate no seu reduto e era a única equipa da liga sem derrota.
No final do encontro, os adeptos do Benfica desejaram um Feliz Natal aos seus rivais…
CLASSIFICAÇÃO
Benfica, 34 pontos
FC Porto, 28
V. Guimarães, 28
SC Braga, 25
Sporting, 24
P. Ferreira, 22
Belenenses, 21
Rio Ave, 19
Moreirense, 17
Marítimo, 16
Estoril, 15
Boavista, 13
Nacional, 12
V. Setúbal, 11
Penafiel, 10
Académica, 9
Arouca, 9
Gil Vicente, 6

FC Porto-Benfica. Um "clássico" de 100 milhões de euros

FC Porto-Benfica. Um "clássico" de 100 milhões de eurosFC Porto e Benfica discutem, neste domingo, a liderança da I Liga, no Dragão. Elencos à disposição de Jorge Jesus e Lopetegui custaram mais de 100 milhões de euros aos rivais.
FC Porto e Benfica (20.00) disputam neste domingo, no Estádio do Dragão, o último "clássico" de 2014, que vale a liderança da I Liga, à 13.ª jornada. A equipa de Jorge Jesus visita a Invicta com três pontos de vantagem e já afastada do "mapa" europeu, enquanto os dragões de Lopetegui tentam resgatar a liderança, já com bilhete garantido para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.
Longe vão os tempos em que os "clássicos" entre FC Porto e Benfica eram disputados essencialmente por jogadores portugueses. Nos últimos anos, os rivais intensificaram os ataques ao mercado estrangeiro e o resultado está à vista: André Almeida deverá ser o único português titular entre 22 jogadores que custaram mais de 100 milhões de euros aos dois clubes.
Salvio será o jogador mais caro em campo, tendo custado 13,5 milhões de euros ao Benfica pela totalidade do passe, enquanto do lado portista Danilo custou 13 milhões - sem contar com os habituais encargos relacionados com a aquisição de passes, que não são revelados pelas respetivas SAD para a maioria dos jogadores (no caso de Danilo, o custo ascenderia a 17,8 milhões de euros; já os valores complementares de Salvio são desconhecidos).
A equipa que Jorge Jesus deverá apresentar custou um total de 46,1 milhões de euros. Curiosamente, os únicos jogadores contratados a "custo zero", os brasileiros Júlio César e Jonas, são estreantes em clássicos e o quarteto defensivo das águias - Maxi Pereira (três milhões), Luisão (1), Jardel (0,5) e André Almeida (0,2) - custou pouco mais de um terço de Salvio.
O meio-campo é o setor mais "rico" do Benfica. A dupla Samaris (10) e Enzo Pérez (5,5) será essencial, ainda que Gaitán (8,4) e Talisca (4) sejam, a par de Salvio, as principais armas para desequilibrar no ataque ao Dragão. Sem esquecer Jonas, ainda que Jorge Jesus tenha sido enigmático quanto à estratégia a usar. "Talisca está recuperado e convocado. Se não acontecer nada no treino, estará no jogo (...) Jonas titular? Normalmente escolho dois [avançados] para o jogo e dois para o banco... Vão ser quatro convocados. O Lima, o Derley e o Nélson [Oliveira] também", revelou.
O "onze" de Lopetegui é mais caro, apesar de ter três jogadores por empréstimo: Casemiro, Óliver Torres e Tello. Fabiano (1,2 milhões) e Maicon (1) foram contratações de baixo custo, mas o restante elenco já implicou um investimento considerável, nomeadamente Danilo (13), Martins Indi (7,7), Alex Sandro (9,6), Herrera (8), Brahimi (6,5) e Jackson Martínez (8,9). São 55,9 milhões investidos no "onze" para defrontar o Benfica, sem contar com comissões e serviços de intermediação.
De resto, nos bancos de suplentes haverá jogadores ainda mais caros do que muitos titulares. No caso do FC Porto, entre os convocados há Juan Quintero (cinco milhões), Diego Reyes (7) e o caso mais célebre, Ádrian López, a contratação mais cara do defeso - 11 milhões de euros e sem usufruir do estatuto de habitual titular. No caso do Benfica, Ola John (9), Cristante (6) e Jara (5,5) são nomes caros, mas que não deverão ser opção para Jorge Jesus.
Vários "colossos" europeus deverão marcar presença no Dragão - clubes como Barcelona, Manchester United, Liverpool, Chelsea e Juventus fizeram-se representar na época passada para observar jogadores. Lopetegui vai defrontar o Benfica pela primeira vez, mas já sabe que "este é um dos grandes jogos do futebol mundial" e seguiu a linha de pensamento de Jesus: os talentos de "classe mundial", de Gaitán a Brahimi, de Talisca a Jackson, podem fazer a diferença. Falta saber para que lado.

Número de turistas em Portugal é maior do que o de habitantes

Número de turistas em Portugal é maior do que o de habitantesEste ano deve terminar com cerca de onze milhões de visitantes estrangeiros. Eles gostam dos monumentos, do sol, da comida...
"No Castelo ponho um cotovelo. Em Alfama descanso o olhar. E assim desfaz-se o novelo de azul e mar. À Ribeira encosto a cabeça. Almofada na cama do Tejo com lençóis bordados à pressa na cambraia de um beijo." É Lisboa Menina e Moça cantada por Carlos do Carmo, a cidade portuguesa mais procurada pelos turistas. Se falarmos em regiões, o bailinho da Madeira e o corridinho do Algarve continuam a chamar mais visitantes, com o Centro e o Norte a crescerem. Portugal recebeu 7,5 milhões de estrangeiros até 30 de setembro e, mantendo-se o crescimento em relação 2013, espera-se que pela primeira vez os turistas ultrapassem o número de residentes no país, com perto de onze milhões de visitantes. Em nove meses, o número de hóspedes estrangeiros em Portugal foi mais elevado do que o total de 2011 e quase tantos como em 2012. Este ano, o Turismo de Portugal registou quatro meses com mais de um milhão de turistas mensais (maio, julho, abril e setembro), o que resultou em três vezes mais dormidas. No ano passado apenas o mês de agosto ultrapassou o milhão. Falta o último trimestre de 2014, mas são muito positivas as primeiras indicações para outubro 

Wednesday, 10 December 2014

Historia: dois tercos do Mundo descobertos pelos portugueses

Sabia que dois terços do mundo foram descobertos pelos portugueses? Provavelmente não sabe. Mas é verdade. Foram os primeiros a chegar. Investigaram. Experimentaram. Desbravaram. Deixando o testemunho da sua presença. Trouxeram novas de sítios que se julgavam inalcancáveis. Em menos de 100 anos mudaram o mundo. A esse Mundo deram novos Mundos. Materializaram o sonho e modificaram a noção de distância. Fizeram crescer o comércio e o conhecimento científico. Anteciparam a História. Ajudaram ao nascimento de novos países. Foram os primeiros cidadãos do Mundo. E se mais Mundo houvesse lá teriam chegado. 1434 - Cabo Bojador 1471 - Equador 1488 - Cabo da Boa Esperança 1498 - Índia 1500 - Brasil 1513 - China 1522 - Austrália 1542 - Califórnia 1543 - Japão 1550 - Nova Zelândia
Cronologia   


D. João I, 1383-1433

    1394 - Nasce no Porto D. Henrique, o Navegador, infante português,  filho de D. João I.
    1385 - Aclamação de D. João I que é proclamado rei pelas Cortes de Coimbra. Expansão marítima. Batalha de  Aljubarrota.
    1415 - Início dos Descobrimentos Portugueses.
    1415 - Conquista de Ceuta.

    1419 - Os Portugueses descobrem o arquipélago da Madeira.
    1424 - Expedição às ilhas Canárias.
    1427 - Os Açores são propostos à colonização.

D. Duarte, 1434-1437

    1434 - Gil Eanes atinge o Cabo Bojador, limite sul das terras conhecidas.

Regência do Infante D. Pedro e rei D. Afonso V, o Africano, 1441-1481

    1438 - Regência de D. Pedro, tio do jovem rei D. Afonso V, o Africano.

    1445 - Dinis Dias descobre o Cabo Verde.
    1453 - Gomes Eanes de Zurara: a Crónica e Descoberta da Conquista da Guiné.
    1456 - Descoberta do arquipélago do Cabo Verde.
    1460 - Falece D. Henrique, o Navegador. Pero de Sintra atinge a Serra Leoa.
    1471 - Descoberta das ilhas do Príncipe e de São Tomé. Conquista de Tânger por Afonso V.
    1472 - Gaspar Corte Real descobre Terra Nova.
    1473 - Lopes Gonçalves ultrapassa o Equador.

D. João II, 1482-1495

    1487 - Bartolomeu Dias atinge o Cabo da Boa Esperença.
    1493 - Bula pontifical dividindo o mundo em dois hemisférios.
    1494 - Tratado de Tordesilhas entre Portugal e a Espanha para a repartição dos territórios coloniais.

D. Manuel I, 1495-1521

    1498 - Vasco da Gama chega a Calecut, na Índia.
    1500 - Descobrimento do Brasil por Pedro Álvares Cabral. Dias chega a Madagascar.
    1501 - Envio da segunda Armada ao Brasil.
    1506 - Laurenço de Almeida chega a Ceilão.
    1509 - Os Portugueses entram Sumatra.
    1511 - Diogo Álvares, o Caramuru, na Baía.
    1514 - Jorge Álvares atinge a China, por Cantão.
    1519 - Fernão de Magalhães toca no Rio de Janeio.

D. João III, 1521-1557

    1524 - Nasce Luís de Camões.
    1526 - Os Portugueses estabelecem-se em Bornéu.
    1534 - Inicia-se a colonização do Brasil com a criação das primeiras capitanias.
    1542 - Rodrigues Cabrilho em Califórnia.
    1543 - Os Portugueses no Japão.
    1554 - Fundação de São Paulo, pelos Jesuítas.
    1557 - Os Portugueses estabelecem-se em Macau.

Lusitanos Oxford e Fernando's Carfax Cafe acordam Parceria

Fernando's Carfax Cafeo dia 8 Dezembro marca o inicio de uma Parceria entre os Lusitanos Oxford e o Fernando's  Carfax Cafe. esta parceria vem reforcar a excelente Relacao entre os Lusitanos Oxford e o Fernando's Cafe. este simpatico e acolhedor cafe Brasileiro  actualmente uma Referencia nao so para a comunidade Brasileira mas tambem para a comunidade Portuguesa e Lusofona como atesta o facto de muitos dos seus clientes serem de Origem de Paises do CPLP.
--o Presidente da Direcao dos Lusitanos Oxford Nelson Da Silva mostrou-se Muito satisfeito por este acordo alcancado tendo a certeza que sera um acordo benefico para ambas as partes.Relembrou ainda que o Fernando's Cafe tem sido desde a primeira Hora um Grande Amigo dos Lusitanos Oxford como comprova a cedencia do espaco para eventos dos Lusitanos Oxford em diversas ocasioes como tambem o Patrocinio no site e em eventos.e de Salientar a excelencia do Servico neste Cafe localizado no Centro da cidade de Oxford junto a Carfax Tower um dos Incones do Turismo de Oxford. Este acordo abrange para ja Todos os Jogadores,Directores e Colaboradores dos Lusitanos Oxford que munidos de um cartao de Indentificacao para este efeito terao Direito a um Desconto nos produtos adquiridos(comidas/Bebidas) neste establecimento.esta Tambem previsto a expansao deste acordo aos Futuros socios dos Lusitanos Oxford na conclusao deste processo em 2015. Digamos que se trata de uma Prenda de Natal a todos os que elevam diariamente o Nome dos Lusitanos Oxford. o nosso sincero Obrigado ao Fernando's Cafe pela disponiblidade mais uma vez demostrada.
a Direcao dos Lusitanos Oxford

Monday, 8 December 2014

A Origem da Lingua Portuguesa.

Curiosamente, o português surgiu da mesma língua que originou a maioria dos idiomas europeus e asiáticos. Com as inúmeras migrações entre os continentes, a língua inicial existente acabou subdividida em cinco ramos: o helênico, de onde veio o idioma grego; o românico, que originou o português, o italiano, o francês e uma série de outras línguas denominadas latinas; o germânico, de onde surgiram o inglês e o alemão; e finalmente o céltico, que deu origem aos idiomas irlandês e gaélico. O ramo eslavo, que é o quinto, deu origem a outras diversas línguas atualmente faladas na Europa Oriental. O latim era a língua oficial do antigo Império Romano e possuía duas formas: o latim clássico, que era empregado pelas pessoas cultas e pela classe dominante (poetas, filósofos, senadores, etc.), e o latim vulgar, que era a língua utilizada pelas pessoas do povo. O português originou-se do latim vulgar, que foi introduzido na península Ibérica pelos conquistadores romanos. Damos o nome de neolatinas às línguas modernas que provêm do latim vulgar. No caso da Península Ibérica, podemos citar o catalão, o castelhano e o galego-português, do qual resultou a língua portuguesa. O domínio cultural e político dos romanos na península Ibérica impôs sua língua, que, entretanto, mesclou-se com os substratos linguísticos lá existentes, dando origem a vários dialetos, genericamente chamados romanços (do latim romanice, que significa falar à maneira dos romanos). Esses dialetos foram, com o tempo, modificando-se, até constituírem novas línguas. Quando os germânicos, e posteriormente os árabes, invadiram a Península, a língua sofreu algumas modificações, porém o idioma falado pelos invasores nunca conseguiu se estabelecer totalmente. Somente no século XI, quando os cristãos expulsaram os árabes da península, o galego-português passou a ser falado e escrito na Lusitânia, onde também surgiram dialetos originados pelo contato do árabe com o latim. O galego-português, derivado do romanço, era um falar geograficamente limitado a toda a faixa ocidental da Península, correspondendo aos atuais territórios da Galiza e de Portugal. Em meados do século XIV, evidenciaram-se os falares do sul, notadamente da região de Lisboa. Assim, as diferenças entre o galego e o português começaram a se acentuar. A consolidação de autonomia política, seguida da dilatação do império luso consagrou o português como língua oficial da nação. Enquanto isso, o galego se estabeleceu como uma língua variante do espanhol, que ainda é falada na Galícia, situada na região norte da Espanha. O primeiro documento literário escrito no idioma português surgiu a partir do século XII, quando havia o predomínio da língua falada. As grandes navegações, a partir do século XV d.C. ampliaram osdomínios de Portugal e levaram a Língua Portuguesa às novas terras da África (Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe), ilhas próximas da costa africana (Açores, Madeira), Ásia (Macau, Goa, Damão, Diu), Oceania (Timor) e América (Brasil)

Cabo Verde:Portela e Bangaeira consumidas pela lava do vulcão da ilha do Fogo

Portela e Bangaeira consumidas pela lava do vulcão da ilha do Fogo

Portela e Bangaeira foram apagadas do mapa pela lava que jorra há 15 dias dos vários cones vulcânicos de Chã das Caldeiras, na ilha cabo-verdiana do Fogo, disse hoje à agência Lusa fonte do Governo de Cabo Verde.

Segundo Aleida Monteiro, do gabinete de comunicação governamental, que se encontra em São Filipe, a principal cidade da ilha, a lava, após descer de Portela para Bangaeira em quatro frentes, unificou-se e criou uma nova, de 300 metros de largura, que segue tendencialmente em direção a Monte Velha, a norte.
«Não se sabe se se irá desviar ou não de Monte Velha. Tendencialmente, parece seguir nessa direção, mas nunca se sabe», explicou a assessora, adiantando que a velocidade da torrente de lava «intensificou-se consideravelmente» nas últimas horas, sobretudo por o terreno ser agora ligeiramente inclinado e sem obstáculos pela frente.

Eanes quer ver Portugal «de novo, regenerado, coeso, confiante e ousado

Eanes quer ver Portugal «de novo, regenerado, coeso, confiante e ousado»

O antigo Presidente da República Ramalho Eanes afirmou hoje que espera ter "a felicidade" de ainda ver Portugal, "de novo, regenerado, coeso, confiante e ousado", numa mensagem lida no almoço do 90.º aniversário de Mário Soares.

Além do "momento especial da vida" de Mário Soares, Ramalho Eanes aproveitou na mesma mensagem para manifestar, enquanto cidadão, o seu reconhecimento pela "dedicada e decisiva ação [do seu sucessor] na luta pelas liberdades, na conquista da liberdade" para o país, assim como a sua "decisiva contribuição na construção da democracia portuguesa".
Num telegrama de aniversário, também o presidente do Tribunal Constitucional, Joaquim Sousa Ribeiro, deu a Mário Soares os "calorosos parabéns" pelos 90 anos de vida, que, considerou, "soube como ninguém partilhar com Portugal".
Ao almoço, que ainda decorre no Espaço Tejo, na antiga Feira das Indústrias de Lisboa, chegou também o antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes, para quem Mário Soares "é uma estrela da liberdade", antes e depois do 25 de Abril.
"Para mim, só o que ele gosta da liberdade chegaria, independentemente das diferenças, para estar aqui", disse.
Santana Lopes reforçou que Mário Soares simboliza a liberdade, mas acrescentou, "não só ele", lembrando Francisco Sá Carneiro, "que faria 80 anos este ano, o que é curioso".
"Julgo que os dois são traves mestras do regime, juntamente com o professor Freitas do Amaral e Álvaro Cunhal, independentemente do que se passou nos anos a seguir ao 25 de Abril", afirmou.
O antigo primeiro-ministro manifestou, ainda, "admiração pelo percurso de vida" de Mário Soares e sua "capacidade de lutar por aquilo [em] que acredita, sem se importar com vitórias ou derrotas, desde que esteja a fazer aquilo que acha que deve fazer".
"No dia de hoje tenho-me lembrado especialmente de ir, quando era um jovenzinho, ali a uma grande manifestação em defesa do República, que era um jornal democrático, que depois da revolução esteve ameaçado. O Dr. Mário Soares simboliza isso, a liberdade", afirmou.
Diário Digital com Lusa

«Ministro gasta 36 mil euros em viagem»

Aguiar-Branco  (foto LUSA)O ministro Aguiar-Branco fez uma deslocação de três dias ao Golfo Pérsico, onde pernoitou duas noites, e gastou 36.486 euros, em novembro de 2013. Ministério diz que foi promover empresas de Defesa», diz o Correio da Manhã.

«GNR vende estrume a 1 euro por tonelada»

A GNR vai vender em 2015 o estrume dos seus cavalos ao preço de um euro por tonelada. A guarda diz que o objetivo não é o lucro mas sim garantir que o material orgânico é reutilizado», escreve esta segunda-feira o ‘Correio da Manhã’.

Saturday, 6 December 2014

Vinho do Porto em Paris:São do Douro e do Porto e em Paris estão em casa

São do Douro e do Porto e em Paris estão em casaParis recebe "cimeira" dos vinhos do Douro e do Porto na terça-feira. França é o primeiro mercado do vinho do Porto desde 1963.
A cidade Paris recebe na terça-feira, 09 de dezembro, a "Cimeira do Porto", numa iniciativa do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) que quer reforçar a presença destes vinhos no mercado francês.
A iniciativa vai acontecer no hotel Mandarin Oriental Paris, ao jantar, como o objetivo de "mostrar as harmonizações entre a gastronomia francesa e o vinho do Porto", disse à agência Lusa o presidente do instituto, Manuel de Novaes Cabral, precisando que se trata de "um encontro de produtos que têm a chancela da Unesco enquanto património mundial". 
"A gastronomia francesa foi classificada pela Unesco como património mundial e imaterial. O vinho do Porto é também produzido numa região classificada pela Unesco, que é o [Alto] Douro Vinhateiro", acrescentou. 
Ainda de acordo com Manuel de Novaes Cabral, a França é o primeiro mercado do vinho do Porto desde 1963, "mas não é aquele que tem melhores condições em termos de remuneração do produto".  
"O que queremos é posicionar-nos no mercado superior, mostrar que o vinho do Porto não é aquela bebida barata que os franceses associam a esse produto", avançou, acrescentando que "o mercado francês ainda vê o vinho do Porto como 'vin apéritif', apesar de ter a capacidade para acompanhar vários pratos e sobremesas". 
A aposta no reforço da presença em França visa seduzir o palato dos franceses mas, também, o dos turistas. 
O presidente do IVDP vai apresentar no Liceu Guillaume Tirel, em Paris, também na terça-feira, o balanço de uma parceria com o Ministério da Educação francês, intitulada "Os vinhos portugueses: conhecimento dos produtos europeus e interculturalidade". 
O programa contempla mais de 60 escolas francesas de hotelaria e inclui visitas de estudo ao Alto Douro Vinhateiro. 
Este ano, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto prevê que as exportações para França terminem com um volume de negócios de 82,6 milhões de euros, mais 2,6% em relação ao ano passado. 
Em novembro, a revista Wine Spectator escolheu um vinho do Porto - o Dow's Vintage Porto 2011 - como o melhor vinho do ano, e atribuiu o terceiro e quarto lugares a outros vinhos do Douro - Chryseia e Quinta do Vale Meão.  

Carros anteriores a 2000 e 1996 proibidos no centro de Lisboa a partir de 15 de janeiro

Carros anteriores a 2000 e 1996 proibidos no centro de Lisboa a partir de 15 de janeiroOs carros anteriores a 2000 e a 1996 vão estar proibidos de circular das 07:00 às 21:00 durante os dias úteis no centro de Lisboa, a partir de 15 de janeiro do próximo ano, informou hoje o município.
Em comunicado, a autarquia esclareceu que as restrições para veículos anteriores a 2000 respeitam à zona 1, que vai desde o eixo da Avenida da Liberdade à Baixa (limitada a norte pela Rua Alexandre Herculano, a sul pela Praça do Comércio e abrangendo a zona entre o Cais do Sodré e o Campo das Cebolas).
"Admite-se, no entanto, o atravessamento desta zona entre a Rua das Pretas e a Praça da Alegria, e na Rua da Conceição, como ligações entre colinas", refere a proposta aprovada em reunião camarária no final de outubro.
Já os carros anteriores a 1996 serão impedidos de circular na zona 2 (definida pelos limites Avenida de Ceuta, Eixo Norte-Sul, Avenidas das Forças Armadas, dos Estados Unidos, Marechal António Spínola, do Santo Condestável e Infante D. Henrique).
As normas enquadram-se na terceira fase das Zona de Emissões Reduzidas (ZER), após a segunda fase ter sido implementada em 2012 e a primeira criada em 2011.
O objetivo é "reduzir as concentrações de poluentes na zona central, nomeadamente na Avenida da Liberdade", afirmou o diretor municipal de Mobilidade e Transportes, Tiago Farias, citado na mesma nota.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More