Tuesday, 16 December 2014

Portugal vai treinar tropas iraquianas que combatem o Estado Islâmico

Portugal vai participar na coligação internacional que combate o autoproclamado Estado Islâmico através de "formação e treino militar", decidiu esta terça-feira o Conselho Superior de Defesa Nacional.
O organismo chefiado pelo Presidente da República, Cavaco Silva, deu parecer favorável a "uma missão de assistência e apoio" no Iraque, no âmbito da NATO.

O Conselho Superior de Defesa Nacional também deu luz verde "à possibilidade de participação na coligação multilateral" com "formação e treino militar", pode ler-se no comunicado distribuído pela Presidência da República.
Portugal responde desta forma às recentes preocupações de segurança internacional provocadas pelo autoproclamado Estado Islâmico, grupo terrorista que controla partes da Síria e do Iraque.

Contingente até 30 militaresPortugal poderá contribuir com um contingente de até 30 militares do Exército na coligação multilateral no Iraque em missões de formação e treino, durante o ano de 2015, disseram à agência Lusa fontes da Defesa.
O Governo manifestou a disponibilidade para enviar até 30 militares durante o próximo ano, em datas a definir, para operações de apoio à formação e treino de militares na coligação multilateral no Iraque, indicam as mesmas fontes.
Questionado esta terça-feira na comissão parlamentar de Defesa Nacional sobre a participação portuguesa na coligação internacional contra o autodenominado Estado Islâmico, o ministro da tutela, José Pedro Aguiar-Branco, escusou-se a fornecer dados concretos por se realizar em seguida a reunião do Conselho Superior de Defesa Nacional.
Perante os deputados, Aguiar-Branco reiterou contudo a posição do Governo português sobre a matéria, frisando que o executivo "não tem dúvidas" sobre de que lado se deve colocar e que já manifestou todo o apoio político e diplomático.

0 comments:

Post a Comment

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More