Tuesday, 4 November 2014

Merkel sobre Portugal. "Tem demasiados licenciados"

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse esta terça-feira que países como Portugal e Espanha “têm demasiados licenciados”.
Este alegado excesso de licenciados nos países da Península Ibérica faz com que não tenham noção das vantagens do ensino profissional, argumenta Angela Merkel, citada pela agência Bloomberg.
O Partido Socialista pede ao Governo que tome uma posição política sobre as afirmações da chanceler alemã.
O deputado Nuno Sá fala numa leitura injusta de Merkel e lembra que a Alemanha tem precisado desses licenciados portugueses.
De acordo dados do gabinete de estatísticas da União Europeia referentes a 2012, Portugal tinha 27,2% de jovens com formação superior entre os 30 e os 34 anos e ocupava o oitavo lugar a contar do fim.
A percentagem de licenciados tem vindo a aumentar, mas Portugal continua abaixo da média europeia de 36% de diplomados.
De acordo com o Eurostat, a Irlanda é o país com maior taxa de licenciados entre os 30 e os 34 anos, com 51,1%, seguido de Chipre (49,9%), Luxemburgo e Lituânia (48,7%). No fundo da tabela estão Itália (21,7%), Roménia (21,8%) e Malta (22,4%).
Na Alemanha de Angela Merkel, onde há uma forte tradição de ensino profissional, a taxa de licenciados era de 31,9% em 2012.

0 comments:

Post a Comment

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More