Monday, 17 June 2013

Governo britânico espiou países do G20 em Londres

Governo britânico espiou países do G20 em Londres

Em 2009, Gordon Brown terá aprovado uma operação de "espionagem sistemática", que incluiu o acesso ao correio eletrónico dos participantes estrangeiros nas duas cimeiras realizadas no Reino Unido.
Mafalda Ganhão, com Lusa
Última atualização há 58 minutos
O antigo primeiro-ministro britânico, Gordon Brown Mike Hutchings/Reuters O antigo primeiro-ministro britânico, Gordon Brown
O Governo britânico mandou espiar as comunicações e os computadores das delegações que participaram, em 2009, em duas cimeiras do G20 em Londres, divulgou ontem o jornal britânico "The Guardian" na sua edição online.
O jornal indicou ter tido acesso a documentos classificados que confirmam uma operação de "espionagem sistemática" realizada pela Central de Comunicações do Governo britânico (GCHQ). A operação incluiu escutas das comunicações dos políticos e dos funcionários estrangeiros que participaram nas cimeiras do G20 (as 20 maiores economias do mundo) e a monitorização dos seus computadores.
O jornal diz sido Edward Snowden a mostrar-lhe os documentos confidenciais, o mesmo informático de 29 anos que denunciou recentemente os programas de vigilância da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos.

Ministros receberam informação


A operação, ocorrida em 2009 em Londres, terá durado pelo menos seis meses e teve por objetivo conhecer antecipadamente as diferentes posições dos países que compõem o G20, nomeadamente aliados como a África do Sul e a Turquia.
Vários dos documentos sugerem que a ação foi autorizada ao mais alto nível, tendo os ministros britânicos recebido parte da informação recolhida.
De acordo com o "The Guardian", os anfitriões britânicos terão na altura recomendado aos membros das delegações internacionais a utilização de um conjunto de cibercafés, locais onde os serviços britânicos conseguiam aceder às suas contas de correio eletrónico.
As reuniões do G20 realizaram-se em Londres, em abril e em setembro. Foram então organizadas pelo Governo do primeiro-ministro trabalhista Gordon Brown.
Estas revelações coincidem com o início da cimeira do G8, encontro em que o Reino Unido volta a ser anfitrião, e poderão gerar alguma tensão entre as delegações participantes, já que todos os integrantes deste grupo mais restrito de potêmcias mundiais estiveram também presentes em Londres, em 2009.


Ler mais: http://expresso.sapo.pt

0 comments:

Post a Comment

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More