Não temos Ministério da Educação, mas uma delegação das Finanças"
Liliana Coelho
Última atualização há 10 minutos
O secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, acusou hoje o ministro da Educação de ser "arrogante" e "politicamente desonesto" ao anunciar que os exames nacionais marcados para segunda-feira serão realizados, apesar da greve de professores.
"O ministro é arrogante e politicamente desonesto. Ainda ontem fez um filme de ficção ao dizer o que não era verdade. Fez reuniões diferentes com os sindicatos e não disse o que tinha acontecido, mas o que queria que acontecesse", afirmou Mário Nogueira no discurso no final da manifestação de professores, que começou na Avenida da Liberdade e terminou na Praça dos Restauradores, reunindo milhares de docentes.
Segundo o líder da Fenprof, a convocação de professores para substituir os colegas em greve pode constituir uma "grave" violação do direito à greve e só mostra a "incompetência" do Ministério da Educação.
"Não temos um Ministério da Educação, temos uma delegação do Ministério das Finanças", acusou Mário Nogueira, apontando ainda para o aumento do desemprego.
Professores estão unidos
O sindicalista sublinhou que a luta dos professores é pela qualidade do ensino e da escola pública, pelo futuro dos alunos e contra a "hipocrisia" deste Governo.
"Ao contrário do que dizem, nós professores estamos unidos contra a política que este Governo leva contra a Educação. É uma luta difícil, mas exemplar pela qualidade do ensino e pela dignidade docente", disse Mário Nogueira.
O secretário-geral da Fenprof defendeu ainda que a luta dos professores já teve o seu primeiro resultado ao obrigar o Ministro da Educação a voltar à mesa das negociações, mas que é necessário continuar.
"É preciso que a luta continue forte e que todos os professores façam greve na segunda-feira. Só assim poderão ceder naquilo que até agora o Governo se tem mostrado inflexível", disse Mário Nogueira, acrescentando que os professores não podem também faltar à greve geral do próximo dia 27 de junho.
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/
Posted in:
0 comments:
Post a Comment