Tuesday, 8 April 2014

Mais ferrovia e mar nos planos de investimento do Governo

Em seis anos, o Governo quer duplicar o transporte de mercadorias nos portos e na ferrovia, segundo o Plano Estratégico de Transportes e Infra-estruturas (PETI3+) divulgado esta terça-feira. O sector da ferroria é o que recebe mais dinheiro de Bruxelas: 2.639 milhões de euros (43% do total).

Quase metade dos 6.067 milhões de euros previstos para investimentos no período 2014-2020 destina-se ao desenvolvimento do interior.

No documento, divulgado no Portal do Governo e cujas linhas gerais foram apresentadas na semana passada pelo ministro da Economia, são estabelecidos seis eixos de desenvolvimento prioritários para o período 2014-2020: corredor da fachada atlântica, corredor internacional norte, corredor internacional sul, corredor do Algarve, corredor do interior e transportes públicos de passageiros. 

O volume global de investimento associado aos 59 "projectos prioritários ascende a 6.067 milhões de euros, sendo a maior percentagem em benefício do desenvolvimento do interior, com um total de 2.746 milhões de euros (45% do total e quase dois terços do esforço directo do Orçamento de Estado)", lê-se no plano. 

Por sectores, a maior fatia do investimento vai para o ferroviário, com 2.639 milhões de euros (43% do total), seguindo-se o marítimo-portuário (com 25% do total), como já tinha anunciado o ministro da Economia. Nota para o facto de os 241 milhões de euros previstos para o sector aéreo e aeroportuário serem integralmente financiados através de fundos privados. 

Das obras previstas, que vão ser vistoriadas por uma unidade de acompanhamento da execução dos projectos, a primeira a concluir, até Junho, será o novo terminal de cruzeiros de Leixões.

0 comments:

Post a Comment

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More