As tropas russas, estacionadas na fronteira com Ucrânia, podem invadir o país dentro de três a cinco dias, alerta um responsável da NATO. O general Philip Breedlove considera a situação junto à fronteira ucraniana “incrivelmente preocupante”.
A Rússia tem todas as forças de que necessita na fronteira da Ucrânia para desencadear uma incursão militar e pode fazê-lo num prazo entre três a cinco dias, diz o principal responsável militar da NATO.
Em entrevista à Reuters e ao “Wall Street Journal”, Philip Breedlove disse que a NATO detectou sinais de movimentações por parte de um pequeno contingente de tropas russas nas últimas horas, mas não qualquer indicação de que estavam a voltar para os aquartelamentos.
O general norte-americano revelou ainda que os ministros dos Negócios Estrangeiros da Aliança Atlântica lhe pediram para apresentar até 15 de Abril um plano que inclui reforços por terra, ar e mar na zona.
A Rússia reagiu, entretanto, à suspensão da cooperação anunciada pela NATO, dizendo que a organização está a regressar à linguagem dos tempos da Guerra Fria e que ninguém vai ganhar com essa posição.
0 comments:
Post a Comment