Oxford DentalMed :: Dental Surgery Medical Practice

Address: 174d Cowley Road Oxford OX4 1UE | Tel: 01865 250404

LUSITANOS DE OXFORD :: BEM VINDO AO NOSSO BLOG OFICIAL

Lusitanos de Oxford é a associação oficial portuguesa em Oxford. Destina-se a promover a diversidade cultural, música, acadêmica e eventos de caridade em Oxfordshire

Visite Oxford

Na cidade de Oxford se situa uma das mais prestigiosas universidades do mundo. Alem de ser uma cidade muito cosmopolita ela tambem eh reconhecidade internacionalmente pela beleza da sua arquitetura gótica

DESPORTO :: Mantenha-se Actualizado

O Seu Portal Informações Desportivas

Ciências & Educação :: Neurociência

Para calcular a vasta gama de informações no ambiente e organizá-los em objetos coerentes, o cérebro humano tem que resolver alguns problemas computacionais complexos

Saúde e Beleza :: A dieta da Felicidade

Os alimentos têm uma grande influência no nosso humor. Não é nenhuma novidade. E tão importante como manter a linha é o bem-estar emocional

Fernando Pessoa :: Poeta em plano de destaque

Fernando Pessoa é uma personalidade proeminente da literatura e poesia portuguseas

Fernando's Cafe :: Qualidade & Bom Gosto

Fernando's Cafe está situado no 1 Queen Street junto a Carfax Tower em Oxford city Centre

Brown's Cafe Oxford :: Ideal para o seu paladar

Venha satisfazer o seu paladar com deliciosos Cafés, Bolos, Pasteis de Nata, Bolos de Arroz, e muito mais

All Sat Solutions :: The World Inside Your Home

Antenas Digitais | FreeSat | TV Europeia | Antenas Discretas | Assistência | Multiroom TV | CCTV

Monday, 30 September 2013

O novo mapa autárquico de Portugal

Sunday, 29 September 2013

Cristiano Ronaldo vibra com João Sousa e Rui Costa

Também João Moutinho, médio do Mónaco, elogiou as vitórias dos dois atletas portugueses.

Cristiano Ronaldo vibra com João Sousa e Rui Costa
O “capitão” da seleção portuguesa de futebol Cristiano Ronaldo felicitou hoje o tenista João Sousa e o ciclista Rui Costa pelas vitórias internacionais alcançadas em Kuala Lumpur, Malásia, e em Florença, Itália, considerando que «fizeram história».
«Que dia único para Portugal! Os nossos atletas João Sousa, no ténis, e Rui Costa, no ciclismo, fizeram história hoje. Parabéns aos dois. Deixaram todos os portugueses orgulhosos neste dia», sublinha o futebolista português do Real Madrid na sua conta do Twitter.
Também João Moutinho, médio do Mónaco, elogiou as vitórias dos dois atletas portugueses, afirmando que «é com orgulho» que vê «Portugal dar cartas no Desporto».
«Boa Rui Costa! Parabéns pelo título mundial. Parabéns João Sousa pela tua extraordinária vitória», escreve João Moutinho, também no twiter, numa mensagem que é praticamente replicada pelo ex-futebolista do Benfica Nuno Gomes.
João Sousa tornou-se hoje no primeiro português a vencer um torneio do ATP World Tour, ao bater o francês Julien Benneteau na final do torneio de Kuala Lumpur pelos parciais de 2-6, 7-6 e 6-4, enquanto o ciclista Rui Costa sagrou-se campeão mundial de fundo em Florença

João Sousa faz história

O tenista português venceu o torneio ATP250 de Kuala Lumpur.

João Sousa faz história

O número um luso e 77.º da hierarquia mundial deu a volta ao encontro com o gaulês, 33.º, e venceu por 2-6, 7-5, 6-4, ao fim 2:18 horas, com Benneteau a somar a nona derrota em outras tantas finais no circuito principal.
João Sousa, de 24 anos, é o primeiro português a vencer uma final de um torneio do circuito ATP, depois de ter imitado o feito de Frederico Gil, que, em 2010, atingiu o encontro decisivo do Estoril Open.
Num excelente percurso em Kuala Lumpur, João Sousa eliminou, entre outros, o espanhol David Ferrer, primeiro cabeça de série e número quatro do Mundo, e o austríaco Jurgen Melzer, quarto pré-designado.
Com este triunfo, João Sousa arrecadou 158.000 dólares (cerca de 117.000 euros) e 250 pontos, que lhe deverão permitir tornar-se no melhor português de sempre na hierarquia mundial, ultrapassando o 59.º posto de Rui Machado em 03 de outubro de 2011.
(atualizado)

Rui Costa é campeão do Mundo

A competição decorreu em Florência, Itália.

Rui Costa é campeão do Mundo
Rui Costa foi hoje capaz de encontrar a combinação perfeita entre resistência, inteligência e frieza para tornar-se no primeiro ciclista português a sagrar-se campeão do Mundo.
O português da Movistar manteve-se com os mais fortes na subida final e, numa corrida de trás para a frente, colou-se a Joaquim Rodriguez, que seguia isolado, e, lado a lado com ele, cumpriu os últimos metros dos 272,26 quilómetros da prova de fundo dos Mundiais de Florença, até “sprintar” para cruzar a meta em primeiro lugar e deixar o espanhol em lágrimas.
E se Rodriguez chorou ainda na estrada, já depois de, ao ser apanhado, ter dirigido palavras impercetíveis ao português, Costa chorou no pódio nos últimos acordes do hino português, que corou a primeira camisola arco-íris a ser usada por um corredor nacional.
A corrida do poveiro foi perfeita: enquanto o pelotão ia sendo substancialmente reduzido pelas quedas e pela chuva (Chris Froome, vencedor do Tour2013, foi um dos principais desistentes do dia), Costa ia seguindo tranquilamente na roda do ainda campeão do Mundo, Philippe Gilbert, beneficiando do trabalho da seleção da Bélgica.
Com as principais decisões a ficarem reservadas para os últimos vinte quilómetros, o vencedor de três etapas do Tour, duas na edição de 2012, respondeu ao ataque de Vincenzo Nibali, que levou consigo Rodriguez, na subida de Via Salviati, e foi, juntamente com o espanhol Alejandro Valverde e o colombiano Rigoberto Uran, que enfrentou a última descida.
Uran saiu em frente numa curva, mesmo em frente ao português, que viu assim aumentar as suas hipóteses de medalha. Já em plano, Valverde tentou destacar-se, mas faltaram-lhe as pernas, que “Purito” parecia ainda ter.
No último quilómetro, Rodriguez ainda seguia isolado, com Costa no seu encalço, naquele que parecia um esforço infrutífero, mas que teve sucesso quando o português alcançou o homem da frente, deixando o espanhol completamente desconcentrado.
Virado para trás, a falar com o luso, o veterano catalão perdeu a calma e viu como Costa “sprintava” para conquistar o arco-íris dos seus sonhos.
Com o português no lugar mais alto do pódio em Florença, os dois outros degraus foram ocupados por espanhóis, com Rodriguez a não esconder as lágrimas e Valverde a revelar toda a desilusão.
No quarto posto ficou o italiano Vincenzo Nibali, o homem que espoletou os ataques e que, a correr em casa, foi o grande derrotado.
Tiago Machado, que até à subida final seguia com os homens da frente, foi 36.º, a 02.01 minutos do compatriota, que cruzou a meta em 7:25,43 horas.
«A minha prova é o menos importante. Éramos três portugueses a lutar contra as grandes potências e fomos nós os vencedores. O Rui provou mais uma vez que é um grande corredor. Estou muito feliz e orgulhoso de ter feito parte desta equipa», disse o ciclista da RadioShack.

(Notícia atualizada às 20h35)

Thursday, 26 September 2013

Mundial: Portugal nas meias-finais

Portugal conseguiu o acesso à meia-final do Mundial de hóquei em patins, que se está a disputar em Angola, ao derrotar por 6-0 Moçambique (4-0, ao intervalo).

Um golo logo na fase inicial do encontro - de autoria de Valter Neves aos dois minutos - motivou a Equipa Nacional para uma partida bem conseguida e tranquila, onde foi possível rodar toda a equipa. Para além daquele tento madrugador, os outros golos pertenceram a Jorge Silva (2), Diogo Rafael, João Rodrigues e Gonçalo Alves

Portugal defronta na sexta-feira a Argentina na meia-final. O jogo que apurará o outro finalista será disputado pelo Espanha e Chile, depois da seleção sul-americana ter rubricado nova surpresa no Mundial. Os chilenos, que já tinham afastado os angolanos dos quartos-de-final, agora derrotaram um dos favoritos, a Itália, por 2-1.

Eis os outros dois resultados desta fase: Espanha, 5 -França, 3; Brasil, 5 -Argentina

Mandado de busca internacional contra a 'viúva branca'

 

A Interpol emitiu esta quinta-feira um mandado de detenção internacional, a pedido do Quénia, contra a britânica Samantha Lewthwaite, apelidada de 'viúva branca', por ser mulher de um dos terroristas suicidas dos atentados de 7 de julho de 2005 em Londres.
Em comunicado, a Interpol afirma que a mulher de 29 anos é procurada pelas autoridades do Quénia por posse de explosivos e conspiração na prática de crimes ocorridos em dezembro de 2011. A polícia acredita que Samantha Lewthwaite está também envolvida ao recente ataque ao centro comercial de Nairóbi.
O alerta da Interpol é dirigido a 190 países, chamados a procurar e capturar a suspeita

Confrontos no norte do Quénia

A Cruz Vermelha reportou a ocurrência de duas explosões hoje ao anoitecer em Wajir. Os ataques aconteceram nas proximidades de uma igreja católica, em Wajir, uma cidade com 82 mil habitantes, a 160 km da fronteira com a Somália. Estes ataques foram confirmados pelo militar queniano, Isiaih Odhiambo, confirmou à cadeia de televisão NTV que se registaram "explosões violentas". Uma onda de violência varre as zonas tribais do norte do Quénia, junto às fronteiras com a Somália e Etiópia No último domingo, em Mandera, uma província vizinha de Wajir, mais próxima da fronteira com a Etiópia, morreram pelo menos 15 pessoas num ataque com granadas. Os habitantes desta região acusam a classe política de "estar a usar milícias para resolver antigas disputas", noticia o jornal brasileiro "O Globo". Esta área, onde existe grande carência alimentar, é habitada por comunidades que se dedicam ao pastoreio. Ler mais: http://expresso.sapo.pt

Wednesday, 25 September 2013

Emigração 'rouba' bebés a Portugal

Este ano deverão nascer em Portugal menos oito mil bebés do que o ano passado, disse ao Expresso a responsável pela Unidade de Rastreio Neonatal do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA). Laura Vilarinho apresenta esta estimativa com base no número de "testes do pezinho" - rastreio a 25 doenças através de uma amostra de sangue colhida no pé da criança entre o seu terceiro e sexto dia de vida - realizados até agosto deste ano. Com efeito, nos primeiros oito meses do ano nasceram menos 4833 crianças do que em igual período do ano passado. Acresce que, no segundo semestre do ano nascem, normalmente, menos crianças do que até junho. "No mês de julho não tivemos uma baixa de natalidade, mas em agosto deste ano realizámos menos 950 testes do que em agosto do ano passado", contou ao Expresso, estimando que "em 2013 deverão nascer em Portugal menos de 82 mil bebés". Esta semana, o Instituto Nacional de Estatística (INE) - com base na informação registada nas Conservatórias do Registo Civil - noticiou o nascimento de 39.913 bebés no primeiro semestre deste ano contra 43.881 no entre janeiro e junho de 2012. Uma diminuição de 3968 nascimentos neste período. Os números do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce são ligeiramente diferentes. No primeiro semestre de 2012 foram realizados 43.838 "testes do pezinho" e no primeiro semestre deste ano 40.008, ou seja, menos 3830. Até à vista Para Laura Vilarinho, a emigração dos jovens portugueses associada ao regresso aos países de origem de muitos imigrantes, ajudará a explicar mais esta redução no número de nascimentos. "O grande problema é a quantidade de jovens que estão a sair do país. Quem está a emigrar são os casais jovens. Acresce que, muitos jovens casais imigrantes, sobretudo brasileiros e africanos, que equilibraram a natalidade, também estão a regressar aos países de origem", explica a responsável pela Unidade de Rastreio Neonatal do INSA. Segundo o relatório anual da OCDE sobre migrações, divulgado em junho, cerca de 44 mil portugueses deixaram o país em 2011, quase o dobro do ano anterior. Segundo os dados do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce, em 2011, Portugal ficou, pela primeira vez na sua história, abaixo dos 100 mil nascimentos. Nasceram nesse ano 97.100 bebés. Em 2012, a situação voltou a agravar-se. Nasceram 90.026 crianças, menos 7074 do que em 2011. Ler mais: http://expresso.sapo.pt/

Reader's Digest: Lisboa é a cidade menos honesta do mundo

Se encontrasse uma carteira perdida no chão devolvia-a? Num estudo recente sobre a honestidade, a Reader's Digest chegou à conclusão que os habitantes de Helsínquia, Finlândia, são os mais honestos enquanto os lisboetas ocupam a última posição. Para este estudo os investigadores deixavam cair no chão 12 carteiras no total, espalhadas por locais movimentados das cidades e ficavam depois a observar se os transeuntes ficavam com as carteiras ou as entregavam a alguma autoridade para que pudessem ser devolvidas aos seus donos. Cada carteira continha ainda cerca de 50 euros, fotografias de família e contactos. Em Helsínquia 11 das 12 carteiras foram entregues, enquanto em Lisboa apenas uma foi devolvida - não por um lisboeta mas por um casal de holandeses que se encontrava de férias. No total, das 192 carteiras apenas cerca de metade foi devolvida. O estudo conclui ainda que as condições económicas não têm impacto directo no facto de as pessoas ficarem com o dinheiro ou não. Mumbai, na Índia, alcançou a segunda posição, com os cidadãos a devolverem nove das 12 carteiras. Em comparação, apenas quatro foram entregues em Zurique, na Suíça. Conheça a lista completa das capitais: 1. Helsínquia, Finlândia: 11 de 12 carteiras 2. Mumbai, Índia: 9 de 12 3. Budapeste, Hungria: 8 de 12 4. Nova Iorque, EUA: 8 de 12 5. Moscovo, Rússia: 7 de 12 6. Amesterdão, Holanda: 7 de 12 7. Berlim, Alemanha: 6 de 12 8. Liubliana, Eslovénia: 6 de 12 9. Londres, Reino Unido: 5 de 12 10. Varsóvia, Polónia: 5 de 12 11. Bucareste, Roménia: 4 de 12 12. Rio de Janeiro, Brasil: 4 de 12 13. Zurique, Suiça: 4 de 12 14. Praga, República Checa: 3 de 12 15. Madrid, Espanha: 2 de 12 16. Lisboa,

Ministro do Interior francês diz que os ciganos devem ser expulsos do país

O ministro do Interior francês voltou hoje a defender o desmantelamento de acampamentos de ciganos no país. Manuel Valls quer que sejam expulsos de França e regressem à Roménia ou Bulgária onde devem tentar integrar-se.

As declarações estão a gerar polémica e já mereceram críticas por parte do partido socialista e do próprio Governo. A Comissão Europeia lembra que são cidadãos europeus que usufruem da liberdade de circulação e residência.
Bruxelas avisa que vai utilizar os meios à disposição se os direitos e liberdades não forem respeitados.

O ministro do Interior francês voltou hoje a defender o desmantelamento de acampamentos de ciganos no país. Manuel Valls quer que sejam expulsos de França e regressem à Roménia ou Bulgária onde devem tentar integrar-se.

As declarações estão a gerar polémica e já mereceram críticas por parte do partido socialista e do próprio Governo. A Comissão Europeia lembra que são cidadãos europeus que usufruem da liberdade de circulação e residência.
Bruxelas avisa que vai utilizar os meios à disposição se os direitos e liberdades não forem respeitados.

Partido alemão convida Portugal a sair do euro

Em cinco meses fez-se um partido a partir de 300 economistas. Sem tempo para aprovar um programa político de base, desenharam uma campanha em torno da saída do euro, não da Alemanha, mas de países mais frágeis como Portugal e a Grécia. Ficaram às portas do Bundestag, mas estão satisfeitos. Não deve haver sítio mais estranho para apresentar um novo partido. Os dirigentes do AFD (Alternativa para a Alemanha) conduziram por estes dias um grupo de jornalistas internacionais por uma escola de artes de um amigo do partido. Entre artefactos de caracterização e "make-up" para cinema, teatro e televisão, uma sala de aula serviu para dois dirigentes do AFD “irem ao quadro”. Foi um bombardeamento intenso sobre o que quer este partido que obteve 4,8% nas eleições federais. O AFD é um híbrido político. Criado como movimento social, foi formalizado em Abril, recolheu milhares de assinaturas em todos os estados e ficou às portas do Parlamento alemão. Ideia base: a Europa não é o euro. E quem não tem capacidade competitiva para estar numa moeda forte deve sair para seu próprio bem. O partido não admite ser etiquetado como nacionalista, mas recolhe muitos votos à direita. Não se diz contra o sistema, mas recolheu o apoio nas urnas de abstencionistas e de alguma extrema-esquerda. E apresenta-se como um partido que convida alguns países a saírem do euro, reconhecendo que não os pode expulsar. Euro não serve a Portugal O AFD fala, claro, da complexa situação da Grécia. Mas gosta de ilustrar com outros países. “Queremos um euro forte. Pensamos que um país precisa de um modelo de negócio. Grécia e Portugal - para nomear dois países – não têm um modelo de negócio competitivo na Zona Euro. Claro que a Grécia pode apostar no turismo, mas os preços são muito elevados. Não faz sentido que um café custe 3 euros e 20 cêntimos e em Berlim custe apenas 2 e 50 ou 2 e 90”, diz o dirigente Frank-Christian Hansen. O partido não admite mais tempo ou uma nova injecção de capital nos países do sul da Europa. O AFD defende que Portugal não tem condições para continuar no euro. E sugere que os portugueses decidam, em referendo, sobre a permanência. E, claro, que prefiram sair. “Se não houver um modelo competitivo, o país fica cada vez pior. Se ficar no euro, teremos recessão”, garante Hansen, lembrando que nos primeiros meses do ano houve um ligeiro aumento do crescimento económico, mas em termos homólogos a queda foi de 2%. Portugal ainda é um problema. A questão que os portugueses devem colocar-se é se o euro é bom para eles. Se disserem “sim” então não temos nada a dizer, remata. “A questão é que o euro não responde às necessidades de Portugal”, assegura por seu lado o jurista Karl Friedrich Weiland, militante do AFD, em Berlim. Euro quê? “Eurocépticos”, muitos dizem deles e eles respondem com o título de “eurorealistas”. Após a tese da necessidade de saída da Grécia ou de Portugal veio o aviso: “ Não queremos que ninguém saia do euro. Somos a favor de uma União Europeia, mas vemos problemas na moeda única. Existem deficiências estruturais num espaço económico em que, por diversas razões, os países do Norte são mais competitivos que os do Sul”, conclui Hansen. Alguém pergunta, então porque não sai a Alemanha do Euro? “Se os mais fortes como a Alemanha, a Finlândia ou a Holanda saíssem, teríamos um euro dos fracos”. Hansen volta à carga: “Será melhor para países como a Grécia saírem do euro, desvalorizarem a moeda, tornarem-se competitivos e depois regressarem”. O AFD vai agora tratar de se organizar como partido e a convicção geral dos analistas políticos em Berlim aponta para uma nova tentativa eleitoral nas europeias de 2014. Até porque a fasquia para eleição está abaixo dos 5% exigidos para o Bundestag. Até lá as desventuras do euro podem contribuir para “dar a alternativa” ao AFD na política alemã.

Tuesday, 24 September 2013

Humilhámos e vencemos os assaltantes", diz presidente do Quénia

O Presidente do Quénia anunciou, esta terça-feira, o fim do cerco ao centro comercial Westgate em Nairobi, ocupado desde sábado por um comando islamita armado.

"Humilhámos e vencemos os assaltantes", declarou Uhuru Kenyatta, antes de precisar que "cinco terroristas foram mortos por disparos de balas e 11 suspeitos estão sob detenção".

"As nossas perdas são imensas mas fomos corajosos, unidos e fortes. O Quénia enfrentou o diabo e triunfou. Derrotámos os nossos inimigos e mostrámos ao mundo que podemos fazê-lo", acrescentou.

O balanço final aponta para 61 civis mortos e ainda seis membros das forças de segurança, além de 160 feridos. Pelo menos três dos terroristas já foram mortos pelas autoridades.

O comando denominado Al-Shabaab reivindica a retirada imediata das forças quenianas da Somália. O grupo terrorista chegou a ocupar largas partes da Somália, mas uma incursão queniana, integrada numa força africana multinacional, varreu os islamitas para fora das principais cidades.

O Quénia optou por intervir depois de o grupo ter levado a cabo uma série de atentados e raptos em território queniano.

Portugal carimbra apuramento para os "quartos" do

A Selecção Nacional de hóquei em patins bateu a congénere de Angola (1-5), esta terça-feira, em jogo da última jornada do Grupo C do Mundial da modalidade, que decorre precisamente em solo angolano.

Ao intervalo, Portugal vencia já por 1-2, graças a um "bis" de Ricardo Barreiros, ao qual respondeu Martin Payero.

Na segunda metade, os comandados de Luís Sénica confirmaram o estatuto de superioridade sobre os angolanos, concretizando a vitória com golos de Diogo Rafael, Hélder Nunes e Luís Viana

Monday, 23 September 2013

Angola2013: Portugal estreia-se com triunfo sobre o Chile (5-2)

A seleção portuguesa de hóquei em patins estreou-se hoje no Mundial de Angola com um triunfo por 5-3 sobre o Chile, no segundo encontro da primeira jornada do Grupo C, disputado em Luanda.

Luís Viana, por três vezes, Diogo Rafael e João Rodrigues apontaram os golos de Portugal, que ao intervalo ainda estava empatado a um.
A formação lusa, que segunda-feira defronta a África do Sul, está no segundo posto do agrupamento, com os mesmos pontos da seleção anfitriã, que sexta-feira goleou os sul-africanos por 8-2.
Diário Digital / Lusa
  Angola2013: Portugal estreia-se com triunfo sobre o Chile (5-2)

Sunday, 22 September 2013

Como seria a vida em Portugal só com produtos alemães

A Alemanha é a maior economia da Zona Euro e a segunda que mais vende a Portugal. Beber cerveja e comer salsichas ‘made in' Alemanha até pode parecer uma ideia apetitosa. Mas viver só com produtos e marcas germânicas em Portugal é possível sem fazer disparar os níveis de colesterol e passar a vida embriagado. A Alemanha, que vai a votos no próximo domingo, está mais presente no dia-a-dia. Mas qual é o real peso do país de Angela Merkel na vida dos portugueses? Começando pelo óbvio: a indústria automóvel domina as importações portuguesas de produtos alemães e uns quantos quilómetros de estrada rapidamente mostram que Audi, Mercedes e Opel é o que não falta, além de Volkswagen - que são os carros ligeiros de passageiros que mais se vendem em Portugal, a seguir à Renault, a campeã de vendas. É certo que nem todos os portugueses têm capacidade financeira para comprar um modelo da Audi, BMW, Porsche ou mesmo Smart. Contudo, olhando para a lista dos automóveis mais vendidos em Portugal, qualquer uma destas marcas alemãs está no ‘top 10' dos favoritos. E mesmo quem não tem carro, não deixa de dizer que anda de Mercedes, ou não fossem os táxis e os autocarros quase todos desta marca. Confiança, durabilidade e robustez são, aliás, adjectivos que estão associados a quase todas as marcas alemãs presentes em Portugal, e não só nos carros. Uma imagem que o próprio país tenta transmitir aos parceiros, praticamente desde a época da revolução industrial. Dos transportes para a alimentação, o cliché das salsichas está mais do que ultrapassado: as cervejas Löwenbräu, Bitburger, Erdinger e Köstritzer concorrem com as líderes nacionais Sagres e Super Bock, o pão preto Pumpernickel já se tornou um alimento comum nas despensas portuguesas, e as pizzas ou sobremesas Dr. Oetker também já não são desconhecidas. ÀS COMPRAS NO LIDL Tudo possível de ser comprado (também) no Lidl, rede alemã de ‘hard discount' que, cada vez mais, faz frente às lojas portuguesas. Com a crise, as superfícies de ‘hard discount' oferecem produtos diferentes e preços agressivos. O Aldi ou a Lidl são disso exemplos. Razão que explica que o Lidl tenha, inclusive, anunciado que vai investir 45 milhões de euros em Portugal no próximo ano para melhorar, renovar e ampliar o actual parque de lojas e respectivas infraestruturas logísticas. Vestir de austeridade é que parece não ser coisa que agrade aos portugueses e, aparentemente, aos alemães também não: por cá, Adidas, Reebok e Puma até se vendem bem, e até patrocinam grandes clubes. Mas a Hugo Boss já obriga a alargar mais a carteira. E nada disto é de estranhar, uma vez que a Alemanha não tem grande tradição na alta costura. Basta para isso ver que um dos ícones da moda mundial, Karl Lagerfeld, o director criativo da Chanel, foi para Paris exercer a sua arte. Da roupa interior Sloggi, Triumph e Valisère, à moda da New Yorker, a bijuteria da Bijou Brigitte ou as famosas sandálias Birkenstock, os alemães são fortes em Portugal nos electrodomésticos e tudo o que seja materiais industriais. Quem nunca cobiçou uma cozinha Míele, uma aparelhagem Blaupunkt, Grundig, uma máquina de lavar Bosch, AEG ou uma placa de fogão Teka? Nas mais pequenas coisas, precisamos da Alemanha e nem nos apercebemos. É o caso das Aspirinas (Bayer), do xarope Bisolvon (Bohringer-Ingelheim), da Cebion (Merck), das lentes Zeiss, dos esquentadores Junkers e Vulcano, ou até os elevadores Schmitt+Sohn. Porque ninguém escolhe mesmo subir o sétimo andar a pé depois de um dia de trabalho, ou escolhe? NEM O MEALHEIRO ESCAPA Há poucas semanas, a polémica estalou nos jornais porque o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, optou por colocar as suas poupanças numa conta do Deutsche Bank. Há quem tenha seguros Allianz, use os serviços de software da SAP, portões Hörmann ou lâmpadas Osram. Tudo marcas germânicas a operar em Portugal, com a particularidade de não terem, ainda, conseguido funcionar através de energia distribuída por alemães - a E.on bem tentou e até esteve entre as quatro finalistas à privatização da EDP, mas foi ultrapassada pelos chineses da Three Gorges. Tudo aquilo que utiliza durante o dia tem um gémeo alemão. Pode até aprender a falar alemão no Goethe Institut, por exemplo, e viajar pela Lufthansa. Precisa de uma secretária nova para o escritório? Tem a König e a Neurath. Quer produzir a sua própria energia? Tem os sistemas fotovoltaicos Fronius, Hopp, Huber+Suhner e Intersol. Produtos de higiene Labello ou Nivea, Atrix e Hansaplast. Precisa de escrever? Tem os lápis Faber-Castell e as lapiseiras Rotring. Há o chocolate Ritter Sport, o sumo Granini, e até o café Tchibo. Se acha que não conseguia viver só com produtos alemães, pense duas vezes quando for às compras

Timor disposto a mudar regras para comprar dívida pública portuguesa

        O Presidente de Timor-Leste admitiu a intenção de repensar a forma como é investido o fundo petrolífero do país, cujas regras impedem a compra de dívida soberana portuguesa.
"Como Presidente da República sou muito ambicioso e o meu desejo é repensar o fundo para fazer mais investimentos", disse aos jornalistas no final de um encontro com Cavaco Silva, em Lisboa.
A Lei do Fundo Petrolífero foi estabelecida em 2005 com intenção de contribuir para a gestão eficaz dos recursos petrolíferos de Timor-Leste.
O líder timorense respondia à pergunta dos jornalistas portugueses sobre a intenção, anunciada em 2010 pelo então Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, intenção que nunca se concretizou, alegadamente por impedimentos relacionados com os critérios do fundo de petróleo timorense.
Questionado sobre se Timor-Leste poderá alterar essas regras para poder ajudar Portugal num momento de crise, comprando dívida soberana portuguesa, Taur Matan Ruak afirmou que o seu país ainda não fez "totalmente o investimento como devia ser feito".
“Apoio a ideia de repensar a forma como investir o fundo no futuro", afirmou.
O fundo é gerido em conjunto pelo Banco Central de Timor-Leste, responsável pela gestão operacional, e o Ministério das Finanças, responsável pela gestão global.
Em Agosto de 2011, o parlamento aprovou uma alteração da lei com o objectivo de flexibilizar a diversificação da carteira de aplicações, que, até àquela data, contava apenas com investimentos em títulos do Tesouro norte-americano, para aumentar o retorno dos investimentos. No entanto, as regras estabelecem que os investimentos sejam feitos apenas em dívida com a classificação máxima (AAA), que pressupõe um risco menor para o investidor  

Continua cerco a centro comercial queniano. Alguns reféns libertados

Cinco reféns foram libertados do centro comercial Westgate, em Nairobi, no Quénia, confirmam as autoridades. Uma agência governamental para situações de emergência adianta que este é um desenvolvimento “positivo”, mas lembra que “o cerco mantém-se”. Não é claro o número de pessoas que ainda está no interior do edifício. Um grupo de homens armados da Somália, de nome al Shabaab, alegadamente ligados à Al-Qaeda, invadiu o centro comercial este sábado de manhã e começou a disparar. Pelo menos 59 pessoas morreram e há centenas de feridos, incluindo cidadãos franceses, britânicos e norte-americanos. Entre as vítimas estão também familiares de Uhuru Kenyatta, presidente da República do Quénia. Um dos rebeldes terá sido abatido pelas autoridades. A polícia cercou o edifício e tem havido negociações, que prosseguem. O grupo al Shabaab protesta contra o facto de forças quenianas terem ido ajudar as forças somalis na luta contra o terrorismo

Friday, 20 September 2013

Concorrentes directos têm sido favorecidos

Jorge Jesus considera que FC Porto e Sporting têm sido favorecidos por "situações" que considera estranhas, neste arranque de temporada e que têm a ver com as arbitragens que envolvem "concorrentes directos". "Digo sempre aquilo que penso, sou frontal e por vezes digo coisas que não devia dizer. Há situações que não têm que ver directamente com o Benfica, mas que têm favorecido os nossos concorrentes directos. É uma verdade. Se formos ajudados por terceiros, isto é, se os rivais dos nossos adversários os fizerem perder pontos, torna-se mais fácil", atirou Jesus, esta sexta-feira, durante a projecção do encontro de domingo com o Vitória de Guimarães, a contar para a quinta jornada da Primeira Liga. "Final da Taça? E quando ganhámos em Guimarães (4-0)? A propósito, este Vitória é um adversário de má memória para as águias. A equipa de Rui Vitória derrotou o Benfica na final da Taça de Portugal da época passada, colocando um ponto final num final de época desastroso dos encarnados. Jorge Jesus não esquece a tarde aziaga do Jamor, em Maio último, mas também recorda que foi ao Vitória que o Benfica venceu por 0-4, em Guimarães, igualmente na última temporada. "Não vamos falar do jogo da época passada. Poderia reportar-me ao jogo do Campeonato em que ganhámos por 4-0 em Guimarães. O passado não vai fazer com que o Benfica esteja melhor ou pior no domingo. Sabemos que é um jogo difícil e temos de estar ao mesmo nível do jogo da Champions, se possível melhor, para fazer face à equipa do Vitória de Guimarães", rebateu o técnico, garantindo um Benfica "moralizado" no regresso à "cidade-berço" do país. "As deslocações a Guimarães são sempre difíceis. O Vitória demonstrou na Liga Europa que tem uma boa equipa, como acontece todos os anos, mas a nossa responsabilidade é sempre ganhar e somar os três pontos. Vamos moralizados com o excelente jogo que fizemos na Champions", completou

Estado português perdeu quase três mil milhões de euros em receita de IVA

Estado português perdeu quase três mil milhões de euros em receita de IVA (imposto do valor acrescentado) em 2011, de acordo com um relatório divulgado hoje pela Comissão Europeia, em Bruxelas (veja no final do texto). Portugal arrecadou mais de 14 mil milhões de euros em IVA em 2011, mas o imposto efetivamente cobrado pelas autoridades não corresponde ao número de receitas esperadas, que era de praticamente 17 mil milhões de euros. Os cerca de três mil milhões de euros 'perdidos', que representam 1,6% do PIB, resultam não só de fraude e evasão fiscal, mas também de insolvências, bancarrotas e pagamentos atrasados, segundo Bruxelas, que pede aos Estados para que simplifiquem cada vez mais a burocracia inerente ao pagamento do imposto em questão. "A quantidade de IVA que desaparece é inaceitável, particularmente dado o impacto que somas deste tipo poderiam ter na melhoria das finanças públicas", considera Algirdas Semeta, comissário europeu responsável pela tributação. Nos 26 países membros da União Europeia, perderam-se quase 193 mil milhões de euros em IVA, em 2011. Ler mais: http://expresso.sapo.pt/quase-tres-mil-milhoes-de-euros-de-iva-perdidos=f831238#ixzz2fTIAtRGI

Polacos propõem "desmantelamento controlado" do euro

3 1 10 TEXTO A A Imprimir Enviar "Desmantelamento controlado" da zona euro é a proposta de Stefan Kawalec e Ernst Pytlarczyk publicada num "working paper" do Banco Nacional da Polónia, o banco central. A posição dos autores destes artigos técnicos nunca reflete os pontos de vista oficiais dos bancos centrais, mas a divulgação de uma tal proposta vinda de dois economistas de referência na Polónia é sintomática, segundo a agência Eurointelligence. Kawalec é presidente da Capital Strategy, uma empresa de consultoria, e foi vice-ministro das Finanças, e Pytlarczyk é o economista chefe do BRE Bank, uma subsidiária do Commerzbank. "A moeda única é uma séria ameaça para a União Europeia e o Mercado Único", e mais vale "desmantelá-la" através de "um processo consensual", substituindo-a por um "sistema alternativo de coordenação", do que correr o risco de um colapso político e de uma desagregação desordenada em virtude do fracasso das políticas de austeridade. O gatilho potencial de um colapso da zona euro poderá surgir de uma crise em França, a segunda maior economia europeia. Um círculo vicioso A zona euro está enredada num "círculo vicioso". De um lado, os "periféricos" presos numa armadilha de ajustamento recessivo e deflacionário e, de outro, os países do "centro", obrigados a financiar resgates sucessivos e forçados a "colocar de lado os seus valores de políticas orçamentais prudentes". No plano político, um fosso entre "ressentimento e populismo nos países do sul" e "revivalismo de tendências nacionalistas no norte". Os dois autores sublinham que querer alterar o padrão competitivo dos membros "periféricos" do euro através de "austeridade orçamental e de aperto monetário gera custos elevados em termos de contração do PIB real e aumento do desemprego", políticas que "em democracia tendem a terminar num fracasso". Acentuam, ainda, que a disciplina orçamental "pode limitar o risco de políticas orçamentais irresponsáveis, mas não elimina problemas de competitividade de outras origens". Em suma, "nunca será positivo o destino de um país que perdeu competitividade permanecendo na zona euro" e que se concentra a implementar uma estratégia de "desvalorização interna" (a política recomendada pela troika nos países resgatados). Recordam as lições dos anos 30 do século passado quando se implementaram políticas de deflação no quadro do padrão ouro para responder à Grande Depressão, que só aprofundaram a crise económica e política. Esta é a mensagem de Kawalec e Pytlarczyk no artigo intitulado "Desmantelamento controlado da zona euro: uma proposta para um novo Sistema Monetário Europeu e um novo papel para o Banco Central Europeu" (Working Paper nº155 ). Os dois economistas são signatários de um Manifesto de Solidariedade Europeia, divulgado em janeiro, que recolhe também as assinaturas de proponentes como Alberto Bagnai e Claudio Borghi Aquilini, de Itália, Brigitte Granville, Jean-Jacques Rosa, Jean-Pierre Vesperini e Jacques Sapir, de França, Hans-Olaf Henkel e Alfred Steinherr, da Alemanha, Jens Nordvig, da Dinamarca, e Juan Francisco Martín Seco, de Espanha. Quatro pilares para a segmentação da zona euro Os dois economistas polacos referem quatro pilares para o processo, um deles com significado geopolítico. # O "desmantelamento controlado" deverá começar com a saída das economias mais competitivas da zona euro. Os autores consideram que as saídas da zona euro, mantendo-se os países como membros da União Europeia, são defensáveis do ponto de vista jurídico. A saída das economias mais competitivas e a redenominação em moedas fortes não provocará fuga de capitais e corrida aos bancos, dizem os autores. # O euro permanece a moeda comum das economias menos competitivas, o que comummente se designam por "periféricos". Poderão ser necessárias, em "alguns destes países, reduções de dívida (via cortes-de-cabelo)", acrescenta o documento. Este euro dos "periféricos" sofrerá uma desvalorização - encarada como necessária - em relação às novas moedas nacionais dos países que saem da zona monetária única e face ao dólar norte-americano, ao iene japonês e ao renminbi chinês. # O Banco Central Europeu (BCE) deve manter-se como banco central dos 17 membros atuais da moeda única com a missão de desenhar a segmentação da zona euro e deverá assumir a direção do novo Sistema Monetário Europeu, que ficará baseado em moedas nacionais ou moedas de grupos de países com padrões económicos similares. O BCE deverá evitar a excessiva apreciação de novas moedas fortes, como um novo marco alemão. # O acordo comercial transatlântico entre a União Europeia e os Estados Unidos deverá ser o pilar da nova dinâmica de crescimento da Europa saída de uma crise económica e de crises de dívidas soberanas de diversos membros. Ler mais: http://expresso.sapo.pt

existem menos 25 milhões mulheres na Índia" do que seria expectável

Badri Prasad, o pai da jovem indiana que morreu vítima de uma violação colectiva, acredita que a condenação à morte dos violadores "ajuda a prevenir os crimes contra as mulheres", na Índia. Para a mãe, Asha Devi, a filha transformou-se na "filha de todo o país". Numa entrevista hoje publicada pelo jornal "The Diplomat ", os pais da jovem falam sobre a perda, e o papel da condenação no luto da família e de toda a sociedade indiana. Enquanto o pai defende a existência de "leis severas para prevenir estes crimes", Asha, a mãe, lembra que a "violência contra as mulheres começa dentro de casa. Só uma mudança de mentalidades pode acabar com a violência. Não podemos estar à espera que a polícia ou o governo nos protejam". Para prevenir estes crimes, é preciso recordar que as estatísticas revelam a existência de um "generocídio" feminino ao longo de gerações. A taxa de mortalidade das mulheres indianas é "estatisticamente tão anormal que os números sugerem um generocídio", escreve Ram Mashru, num outro artigo publicado pelo "The Diplomat". O reduzido número de mulheres em idade casadoira, contribui para a criação e "crescimento de um mercado de noivas no sul da Ásia, onde as mulheres são traficadas e sexualmente escravizadas", acrescenta Mashru. Ao contrário do que se verifica em muitas outras regiões do globo, na India, existem mais 13 milhões de homens do que de mulheres no escalão etário que vai dos 15 aos 24 anos, e a proporção é ligeiramente maior no grupo etário que vai dos 25 aos 54 anos. Este desequilíbrio, "só contribui para aumentar ainda mais a violência contra o sexo feminino", escreve Ram Mashru. O censo de 2011 mostra que "nascem 914 raparigas por cada mil rapazes. Estimativas conservadores indicam que, neste momento existem menos 25 milhões mulheres na Índia" do que seria expectável. Esta situação é consequência direta da prática suicidos, abortos-seletivos e assassínios de mulheres, ao longo de gerações.

Thursday, 19 September 2013

DECO detecta "gato por lebre" em cinco marcas de azeite

Um teste da Associação Portuguesa de Defesa do Consumido (Deco) às 25 marcas de azeite virgem extra mais vendidas no mercado encontrou cinco em situação ilegal. A coordenadora do estudo, Dulce Ricardo, revelou à Renascença que “uma marca apresentava-se como fraude, devido à presença de óleos vegetais refinados”. “Nós demos conhecimento à ASAE [Autoridade de Segurança Alimentar e Económica]. Trata-se da ‘Alfandagh - azeite biológico’ e pedimos à ASAE para que fosse retirada do mercado”, disse a técnica da Deco. Em relação a outras quatro marcas - “Auchan” (DOP Moura), “É” (Continente), “Grão Mestre” e “Naturfoods” -, o azeite estava mal rotulado. Nos rótulos, apresentam-se como ‘azeite virgem extra’, quando deveriam “ser classificadas como ‘azeite virgem’, apenas”. A Deco adianta que os casos de fraude e de desrespeito da denominação de venda do rótulo foram denunciados à ASAE para agir em conformidade, tendo o organismo esclarecido já que nenhum dos casos “é susceptível de pôr em risco a segurança e a saúde dos consumidores”. As marcas “Dia Clássico” (Minipreço) e “Gallo Clássico”, das mais baratas, foram as únicas consideradas de excelente qualidade. Na sequência deste estudo, publicado na edição de Setembro da Revista Proteste, a Deco pede o reforço da fiscalização do processo de produção e comercialização do produto, desde o lagar até ao ponto de venda. Mitos sobre o azeite O estudo da Deco acaba também com alguns dos mitos associados ao azeite. Por exemplo, a acidez não tem cor nem sabor, pelo que o grau de acidez é indiferente para a definição do paladar. Já a cor indica alterações de sabor, mas nada tem a ver com a qualidade. O facto de o azeite ser mais escuro ou mais claro resulta da azeitona usada no seu febrico: quando é amarelado, provém de azeitonas maduras e é mais doce e, quando é mais esverdeado, significa que é feito com azeitonas verdes e é mais amargo e picante. Na hora de escolher o azeite, há que ter em conta o destino. O azeite virgem extra é recomendado para temperar saladas, pratos de sabores suaves e sobremesas. No canto oposto, está o azeite que resulta da mistura de refinado com virgem, adequado para fritar, porque resiste a elevadas temperaturas. Para evitar o contacto com a luz, o azeite pode ser guardado em garrafas de vidro escuro, recipientes de aço inoxidável ou mesmo garrafas de plástico. Deve estar em local seco e escuro e afastado de cheiros intensos, como especiarias, que podem alterar o seu sabor. Sujeito a temperaturas baixas, ficará coalhado e se estiver mal filtrado ganha depósito. Quem quer emagrecer deverá ter em conta que cada colher de sopa de azeite contém 90 quilocalorias

Pedro Pires não sabe o que diz e não diz o que sabe” – porta-voz das Forças Armadas da Guiné-Bissau

– O porta-voz das Forças Armadas da Guiné-Bissau, Daba Naualna, insurgiu-se contra as críticas do antigo Presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, numa entrevista exclusiva com a GBissau.com. (Ouvir aqui a entrevista de Daba Naualna) Esta semana, o Comandante Pedro Pires, que é também um antigo guerrilheiro pela luta da independência da Guiné e de Cabo Verde, teceu duras críticas contra os militares guineenses que, na sua opinião, transfiguraram-se “em instrumento de tirania e de delinquência”. A entrevista de Pedro Pires, um dos principais comandantes militares do PAIGC, foi concedida ao jornal Expresso de Portugal, a propósito dos 40 anos da independência da Guiné-Bissau.
Em resposta, Daba Naualna que foi recentemente promovido a brigadeiro-general, afirmou que “Pedro Pires está localizado à distância da Guiné” e por isso “não sabe o que diz e não diz o que sabe,” mesmo julgando-se “conhecer a Guiné.”
No ponto de vista do porta-voz das FARP, “nós aqui não somos um bando de delinquentes e acho que há mais delinquência em Cabo Verde do que na Guiné-Bissau. Quem conhece sabe que assim é”.
Naualna foi ainda mais longe, incutindo uma parte da responsabilidade histórica a Cabo Verde. Para este alto oficial guineense, “Pedro Pires devia também pensar que Cabo Verde também é o responsável pela situação que a Guiné-Bissau passa. Temos Combatentes da Liberdade da Pátria que não só lutaram para a independência da Guiné, mas também para a independência de Cabo Verde e Cabo Verde não dá um centavo para a ajudar a vida dos combatentes guineenses”.
Mas, as recentes declarações do ex-presidente cabo-verdiano vão ao encontro às preocupações de muitos cidadãos guineenses e tantos outros organismos internacionais, devido às convulsões político-militares da Guiné-Bissau, resultantes das constants intervenções das Forças Armadas na vida política do país.
Embora reconheça a existência do tal problema, Daba Naualna disse que a culpa não é somente dos militares. “As pessoas que dizem que os militares são os responsáveis de tudo são indivíduos que não gastam nem sequer uma hora do seu tempo útil para reflectir sobre o país. É falacioso. É que as pessoas não sabem o que está na origem de tudo isso”, declarou o brigadeiro-general.
Para ele, o cúmulo do problema é a total “desorganização” do Estado guineense:
“O país está completamente desorganizado. A administração pública é uma desorganização, a política é uma desorganização, as Forças Armadas consequentemente o são.
As pessoas querem o impossível em relação às Forças Armadas. Quem organiza as Forças Armadas é o poder político e como o poder político está mau, não há como organizar as Forças Armadas. Eu até ainda digo: temos ainda a sorte de termos as Forças Armadas que temos. Se tivéssemos as Forças Armadas que quisemos, até teríamos militares com mais visão de que os políticos. E quando isto acontece, os militares acabam por assumir o poder, porque acabam percebendo de que os políticos não sabem nada.
As Forças Armadas da Guiné-Bissau estão desorganizadas tal como o aparelho de Estado e a administração pública. O Parlamento é uma tristeza completa. Temos deputados analfabetos e completamente iletrados que vão para o Parlamento para dormir e serem pagos com o dinheiro do erário publico. Isto é gravíssimo.
Podemos desmobilizar os antigos combatentes todos, mas se continuarmos com a mesma desorganização, não tenho a dúvida, os conflitos vão continuar. É o próprio sistema que está pobre, não os indivíduos. O sistema está mau e deve ser reconstruído”.
O Papel de Cabo Verde na Captura do Almirante Bubo Na Tchuto
“A captura do Almirante foi uma coisa muito triste. Pedro Pires disse que o Almirante foi capturado no alto mar, quando toda a gente sabe que ele foi capturado nas ilhas da Guiné com o apoio da Polícia cabo-verdiana. Foi o mesmo que tentaram repetir agora. Vieram cá fazer espionagem com o pretexto de que trouxeram uma senhora. Quem traz uma senhora que é condenada ao tráfico de droga e não a entrega para as autoridades da Guiné? Mesmo que Cabo Verde não reconheça o Governo de Transição, havia de reconhecer as autoridades administrativas, como a Polícia Judiciária guineense. Portanto Cabo Verde não tem explicações para nos contar, embora haja algumas bocas internas aqui que são os porta-vozes de Cabo Verde…”
“Cabo Verde tem assumido esse papel da Guarda Pretoriana da Europa e de ser vassalo sempre de Portugal e doutros países da Europa”.

Liga Guineense dos Direitos do Homem (LGDH) 
“A Liga quase serviu-se como advogada dos cabo verdianos e sabemos quem são eles. Luís Vaz Martins é o propagandista de tudo isto. Eles disseram que conseguiram ver a senhora para poder limpar a face e a porcaria que o Governo cabo-verdiano fez contra nós. A Liga deixou de ser a Liga dos Direitos Humanos para ser um partido político. Eu não acredito na Liga, o Governo guineense não acredita na Liga. E ninguém acredita na Liga senão a Liga em si própria
Brigadeiro-general Daba Naualna, Porta-voz do Estado-maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau

Liga Europa:Resultados/Marcadores

 
1.ª jornada

Grupo G

D. Kiev-Genk, 0-1
(Gorius 62')

FC Thun-Rapid Viena, 1-0
(Schneuwly 35')

Grupo H

Friburgo-Slovan Liberec, 2-2(Schuster 23' g.p. e Mehmedi 35'; Kalitvintsev 67' e Rabusic 74')

Estoril-Sevilha, 1-2
(Bruno Miguel 61'; Machín 59' e Gameiro 77')

Grupo I

Betis-Lyon, 0-0

V. Guimarães-Rijeka, 4-0
(Abdoulaye 36', Plange 48', Maazou 68' g.p. e André André 81')

Grupo J

Apollon-Trabzonspor, 1-2
(Sangoy 18' g.p.; Malouda 20' e Erdogan 86')

Lazio-Legia Varsóvia, 1-0
(Hernanes 53')

Grupo K

Sheriff-Anzhi, 0-0

Tottenham-Tromso, 3-0
(Defoe 21' e 29' e Eriksen 86')

Grupo L

PAOK-Shakhter, 2-1
(Athanasiadis 75' e Vukic 90'+2; Cañas 50' g.p.)

Maccabi Haifa-AZ alkmaar, 0-1
(Gudmunsson 71')

Grupo A

Valencia-Swansea, 0-3
(Bony 14', Michu 58' e De Guzman 62')

St. Gallen-Kuban, 2-0
(Mathys 77' e Martic 56')

Grupo B

D. Zagreb-Chornomorets, 1-2
(Fernándes 43'; Antonov 62' e Dja Djedje 65')

PSV Eindhoven-Ludogorets, 0-2
(Bezjak 61' e Misidjan 75')

Grupo C

FC Salzburgo-Elfsborg, 4-0
(Alan 36' e Soriano 44' g.p., 69' e 80')

St. Liège-Esbjerg, 1-2
(Majangi Bia 73'; Van Buren 62' e Bakenga 90+5')

Grupo D

Zulte Waregem-Wigan, 0-0

Maribor-Rubin, 2-5
(Milec 35' e Fajic 73'; Karadeniz 23', Marcano 27', Eremenko 69', Rondón 90' e Ryazantsev 90+4')

Grupo E

Fiorentina-P. Ferreira, 3-0
(Gonzalo Rodríguez 30', Ryder 68' e Rossi 77')

Padurii-Dnipro, 0-1
(Rotan 38')

Grupo F

E. Frankfurt-Bordéus, 3-0 (Kadlec 4', Russ 16' e Djakpa 53')

Maccabi Telavive-Apoel, 0-0

Wednesday, 18 September 2013

Daniela Mercury anuncia Casamento Civil com Namorada

O romance entre a cantora e Verçosa, que era editora da TV Bahia e neste momento se dedica a escrever um livro sobre a relação, dura há oito meses e surgiu depois de Mercury se divorciar do publicitário italiano Marco Scabia, com quem era casada desde 2009.
A cerimónia "íntima", onde mudarão de sobrenome, decorrerá em Salvador da Bahia e acontecer depois de o casal ter trocado, simbolicamente, alianças em Paris. "Vamos fazer um ritual poético e filosófico, não religioso, mas legal. É uma conquista da nossa Justiça. Será uma atitude simbólica e também política", diz Mercury na entrevista.
Sobre esta decisão de oficialização da relação, a cantora acrescenta ainda: "antes de publicar no Instagram que estávamos juntas, viajamos e nos casamos em Paris. Era um namoro recente, mas somos leoninas, mulheres diretas. Não temos controle sobre a paixão, ela atordoa, toma a gente de assalto. Agora, decidimos celebrar com as pessoas a quem amamos". 
Sobre o facto de o casamento ser uma tomada de posição, Mercury diz que "em determinado momento da história, o movimento gay pede indiferença. É este o desejo, de mostrar que somos iguais. Nossa relação não afeta ninguém. Somos duas pessoas que se amam, querem criar filhos, poder trabalhar, se apoiar e terminar a vida juntas".


Ler mais: http://blitz.sapo.pt
Daniela Mercury anuncia casamento civil com namorada: "Será uma atitude simbólica e também política" -

Vasco Lourenço inconformado com país dirigido «por corruptos e por aldrabões»

 

Vasco Lourenço, um dos intervenientes da revolução de abril de 1974, afirmou hoje, num encontro de militares em Alcáçovas (Évora), estar inconformado com um «país sequestrado pelo medo» e dirigido «por corruptos, por aldrabões, por pessoas sem ética nem moral».

Num encontro em Monte Sobral, Alcáçovas, para assinalar os 40 anos da fundação do Movimento dos Capitães, Vasco Lourenço elogiou a revolução dos cravos, que pôs termo à ditadura, mas admitiu que não se aproveitou o 25 de Abril para construir «um país melhor do que o que hoje» existe.
O militar disse estar inconformado por Portugal se ter tornado «num protetorado de forças estrangeiras» [numa alusão à 'troika'] e estar a ser dirigido por pessoas que «tudo espezinham para manterem lugar à mesa dos poderosos».
Diário Digital / Lusa

Ministério da Saúde poupou um milhão na compra de vacinas contra a gripe

O Ministério da Saúde anunciou hoje ter conseguido poupar cerca de um milhão de euros na compra de vacinas contra a gripe em relação ao valor inicialmente previsto. Em comunicado, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) indicam que "os procedimentos necessários à aquisição de vacinas" permitiram poupar perto de um milhão de euros. Em resposta à Lusa, a SPMS indicou que o montante que será gasto este ano em vacinas contra a gripe sazonal estima-se em dois milhões de euros, quando o custo previsto inicial, antes do processo de aquisição, era de três milhões de euros. Segundo a SPMS, o valor/dose das vacinas é de 2,99 euros. A campanha de vacinação vai arrancar a 1 de outubro, com a disponibilização gratuita nos centros de saúde de mais de um milhão de doses de vacinas para todos os que têm idade igual ou superior a 65 anos, tal como para pessoas vulneráveis residentes ou internadas em instituições A Direção-geral da Saúde já tinha anunciado que pretende que 60% dos idosos sejam vacinados, mantendo por isso, pelo segundo ano, a gratuitidade da vacina neste grupo etário, sem necessidade de receita médica ou de pagamento de taxa moderadora. A partir de outubro, as vacinas estarão também disponíveis nas farmácias mediante receita médica e com comparticipação, devendo as receitas prescritas ter uma validade alargada

Liga dos Campeoes:resultados e marcadores

1.ª JORNADA Grupo E Chelsea-Basileia, 1-2 (Oscar 45'; Salah 71' e Streller 81') Schalke -Steaua Bucareste, 3-0 (Uchida 67', Boateng 78' e Draxler 85') Grupo F Nápoles-Borusia Dortmund, 2-0 (Higuaín 29' e Insigne 67'; Zuniga 87' p.b.) Marselha-Arsenal, 1-2 (Ayew 90+3'; Walcott 65' e Ramsey 84') Grupo G Atlético Madrid-Zenit, 3-1 (Miranda 40', Arda Turan 64' e Baptistão 80'; Hulk 58') Áustria Viena-FC Porto, 0-1 (Lucho 55') Grupo H Milan-Celtic, 2-0 (Zapata 82' e Muntari 85') Barcelona-Ajax, 4-0 (Messi 22', 55' e 75' e Piqué 69')

Tuesday, 17 September 2013

Papa convence mulher a não abortar e oferece-se para ser padrinho

Foi o desespero que levou Anna Romano a escrever ao Papa. A mulher, italiana, encontrava-se grávida do seu amante, um homem casado, e este já lhe tinha deixado claro que não iria ajudar a criar o bebé, tentando convencê-la a abortar. Sob pressão, Anna escreveu ao Papa, mais por desabafo do que por outra razão, e foi com grande surpresa que recebeu um telefonema de Francisco. "Fiquei estupefacta ao telefone. Ouvi-o a falar. Tinha lido a minha carta. Assegurou-me que o bebé é um dom de Deus, um sinal da providência. Disse-me que nunca estaria sozinha", conta Romano ao jornal italiano "Il Messagero". Após alguns minutos de conversa, a futura mãe encontrava-se novamente cheia de esperança e decidida a levar a gravidez até ao fim. "Ele encheu-me o coração de alegria quando me disse que eu era corajosa e forte pelo meu filho", recorda. As palavras do Papa foram ainda tranquilizadoras noutro sentido. Anna disse a Francisco que gostaria de baptizar o filho, mas "tinha medo que não fosse possível" por ser "mãe solteira e divorciada". O Papa não só explicou que seria possível baptizá-lo, como se ofereceu para ser ele próprio o padrinho. "Estou convencido que não terá dificuldade em encontrar um pai espiritual, mas, se não conseguir, estou sempre disponível", disse Francisco. Anna Romano já fez saber que, se a criança for rapaz, vai chamar-se Francisco. Desde a sua eleição, o Papa já pegou várias vezes no telefone para falar pessoalmente com pessoas que sabia estarem a passar dificuldades. Um dos telefonemas envolveu um rapaz cujo irmão tinha sido morto e, mais recentemente, uma mulher argentina vítima de violação

Assaltante reclama indemnização a vítimas de roubo em Albergaria-a-Velha

Um homem que tentou assaltar uma pastelaria e churrascaria em 2011 está a pedir uma indemnização de 15 mil euros às vítimas do roubo, num processo que está a ser julgado no Tribunal de Albergaria-a-Velha. O assaltante queixa-se de ter sido agredido pelo dono do estabelecimento e por outros dois homens que o manietaram no local do crime, até à chegada da GNR. Durante as alegações finais, que decorreram nesta terça-feira, o Ministério Público, que acompanha a acusação, pediu a condenação dos três arguidos. O dono do estabelecimento, que foi atingido com um tiro nos membros inferiores pelo assaltante, e outros dois homens que vieram em seu socorro, estão acusados de um crime de ofensa à integridade física. O caso ocorreu na noite de 17 de Setembro de 2011, quando o assaltante entrou na pastelaria com a cara tapada e ameaçou com uma espingarda de caça o dono do estabelecimento, que acabou por ser baleado na anca, quando ofereceu resistência. Apesar de continuar com a arma nas mãos, o suspeito, que ainda chegou a dar um segundo tiro acertando no estabelecimento próximo, seria manietado no local por outras duas pessoas até à chegada da GNR. Foi depois transportado ao hospital para receber tratamento a ferimentos na cabeça, tendo ficado internado. No passado mês de Abril, o assaltante foi condenado pelo tribunal de Albergaria-a-Velha a quatro anos de prisão efectiva, por um crime de roubo qualificado na forma tentada, e ao pagamento de quase 18 mil euros de indemnização. O tribunal deu como provado que o assaltante, desempregado, conhecia "as rotinas" do estabelecimento e planeou o roubo na tentativa de conseguir dinheiro para o vício de drogas pesadas

Liga dos Campeoes:Resultados

FASE DE GRUPOS Grupo A 1.ª jornada Manchester United-Bayer Leverkusen, 4-2 (Rooney 22' e 70', Van Persie 59' e Valencia 79'; Rolfes 54' e Toprak) Real Sociedad-Shakhtar Donetsk, 0-2 (Alex Teixeira 65' e 87') Grupo B 1.ª jornada Galatasaray-Real Madrid, 1-6 (Bulut 84'; Isco 34', Benzema 55' e 81' e Ronaldo 63', 66' e 90'+1) Copenhaga-Juventus, 1-1 (Jorgensen 14'; Quagliarella 54') Grupo C 1.ª jornada Benfica-Anderlecht, 2-0 (Djuricic 4' e Luisão 30') Olympiacos-PSG, 1-4 (Weiss 24'; Cavani 19', Motta 68' e 73' e Marquinhos 86') Grupo D 1.ª jornada Bayern Munique-CSKA Moscovo, 3-0 (Alaba 3', Mandzukic 41' e Robben 68') Viktoria Plzen-Manchester City, 0-2 (Dzeko 49' e Yaya Touré 54')

.Vaga de centenas de imigrantes ilegais transborda em Melilla e Ceuta

Cerca de 300 imigrantes deitaram abaixo a rede que separa a fronteira entre Marrocos e Espanha em Melilla esta manhã. Perto de 100 conseguiram passar, no que é o segundo assalto violento à passagem para território espanhol numa semana. Em Ceuta, houve também uma chegada maciça, a nado, à praia de Tarajal. Foi pelas 6h30 que os imigrantes arrancaram completamente a rede de 6,10 metros de altura, na zona entre o posto fronteiriço do Bairro Chinês e o Aeroporto de Melilla autónoma, noticiou a agência EFE. Agiram “com grande violência”, segundo a agência EFE, que cita a Delegação do Governo em Melilla, lançando objectos contra as forças de segurança. Há seis feridos entre os agentes da fronteira e um imigrante, com uma fractura numa perna, e danos materiais. Durante duas horas, a Guarda Civil tentou conter esta pequena invasão, usando até um helicóptero, relata o El País, mas os imigrantes dispararam a correr em várias direcções dentro da cidade, pelo que as autoridades continuam ainda à sua procura. Há notícias de avistamentos nos bosques do monte Gurugú. Quando forem detidos, serão depois acolhidos no centro de estadia temporária. Em Ceuta, 91 imigrantes tinham sido detidos pela polícia, depois de terem passado a fronteira de Tarajal, num grupo que as autoridades estimam ter sido de 350 pessoas, adianta a agência noticiosa Europa Press. Mas, neste caso, a entrada ter-se-á feito a nado. Muitos foram interceptados pela polícia fronteiriça marroquina. A última entrada maciça na praia do Tarajal deu-se a 2 de Setembro, e nesta participaram cerca de 80 imigrantes, dos quais 33 conseguiram chegar a Ceuta. Segundo a Delegação do Governo em Ceuta, a pressão migratória sobre esta cidade autónoma duplicou este ano: foram interceptados 874 imigrantes ilegais entre Janeiro e Agosto, face a 393 no mesmo período do ano passado. A 12 de Setembro, a fronteira de Ceuta foi alvo de um assalto de contornos violentos: um veículo todo-o-terreno com 14 imigrantes ilegais a bordo irrompeu pelas 3h00 da madrugada a toda a velocidade e sem parar pelos postos fronteiriços de ambos os países, separados por cerca de 200 metros. Um polícia marroquino foi atropelado e ficou ferido com gravidade, mas os ocupantes do carro acabaram por ser detidos. O condutor do carro era natural de Ceuta. Este método de conduzir um carro a alta velocidade sem parar para introduzir imigrantes ilegais é comum em Melilla, mas não em Ceuta, diz o El País. Em Ceuta não havia nenhum caso assim há sete anos.

Sunday, 15 September 2013

Bombas não páram de cair na Síria

Gabriel Chaim é dos poucos repórteres a noticiar a partir do interior da Síria. Ele conta como, aos poucos, as populações habituaram-se ao barulho das bombas e como tentam improvisar uma vida normal. Os professores, por exemplo, dão aulas em subterrâneos e recebem comida como forma de pagamento. Parte da cidade está ocupada pelos rebeldes e, nas ruas, há muita gente armada, designadamente jihadistas. Distinguem-se dos restantes rebeldes, entre outras coisa, por circularem em carros de luxo. Apesar do ódio a Bashar al-Assad, os sírios não querem que os EUA ataquem. Têm medo que se repita o que aconteceu no Iraque. E também que o ditador retalie sobre o povo com armas químicas Ler mais: http://expresso.sapo.pt/

Sismo sentido nos Açores

Sismo sentido nos Açores

Um sismo abalou esta manhã a ilha de São Miguel, mas tratou-se de um evento "normal", disse ao Expresso a delegação local do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Mariana Cabral


Sismo de magnitude 2.1 na escala de Richter só foi sentido em Vila Franca do Campo (imagem do IPMA) DR Sismo de magnitude 2.1 na escala de Richter só foi sentido em Vila Franca do Campo (imagem do IPMA)

A zona de Vila Franca do Campo foi a única parte da ilha de São Miguel, nos Açores, onde foi sentido o sismo registado esta manhã nas estações da Rede Sísmica açoriana, segundo indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) ao Expresso.
O abalo, de magnitude 2.1 na escala de Richter,  teve epicentro a cerca de quatro quilómetros a Norte-Noroeste da maior ilha dos Açores (veja o mapa fornecido pelo IPMA ) e não provocou quaisquer danos.
"O sismo foi sentido só em Vila Franca do Campo", disse Maria Escuer, da delegação regional da IPMA, ao Expresso, explicando que o abalo apenas terá provocado vibração suficiente para derrubar alguns objetos pendentes.
"Teve algumas réplicas, mas foi um sismo normal. Nada de mais, dentro do que é normal acontecer no arquipélago", acrescentou,  indicando que a situação continuará a ser monitorizada pelo IPMA.

IPMA Registo sísmico do evento sentido em Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, às 10h25

Agente da PSP detido por suspeita de assalto a residência

Um agente da PSP foi detido pela GNR por suspeita de assalto a uma residência na periferia da Lousã, no distrito de Coimbra, disse à agência Lusa o comandante daquele destacamento. Segundo o alferes Rui Oliveira, um homem com idade entre os 40 e os 50 anos foi detido por uma patrulha, cerca das 21h30 de sábado, escondido próximo da habitação que, supostamente, terá assaltado momentos antes. "Quando chegou a casa, o proprietário assaltado deparou-se com um intruso e alertou a GNR, tendo o indivíduo fugido", explicou o comandante do Destacamento da GNR da Lousã, adiantando que o dono da residência ainda foi agredido e teve de receber tratamento hospitalar. Alertados por gritos, os vizinhos cercaram as imediações da casa até à chegada da patrulha da GNR, que encontrou o suspeito escondido e procedeu à sua detenção. O detido reside na Lousã e é agente da PSP a prestar serviço em Coimbra. De acordo com o graduado da GNR, o suspeito foi entregue à Polícia Judiciária, entidade competente nestas situações

Cristiano Ronaldo com contrato milionário

O avançado luso renovou com o Real Madrid até 2018.

Cristiano Ronaldo com contrato milionário
Agora é oficial. Cristiano Renovou o seu contrato com o Real Madrid até 2018 e torna-se o jogador de futebol mais bem pago em Espanha, à frente de Lionel Messi.
O futebolista internacional português Cristiano Ronaldo renovou hoje o contrato com o Real Madrid, por três anos, até 2018, num ato transmitido em direto a partir do estádio Santiago Bernabéu.
Cristiano Ronaldo, de 28 anos, contratado no verão de 2009, fica vinculado ao Real Madrid até aos 33 anos, pelo que pode terminar a carreira no clube espanhol, como vaticinou em junho o presidente dos "merengues", Florentino Lopez.
Além do presidente do clube e do diretor Fernando Fernández Tapias, Ronaldo esteve acompanhado na cerimónia de assinatura do novo contrato pelo seu agente, Jorge Mendes, antes de uma conferência de imprensa conjunta.
O Real Madrid não avançou pormenores sobre o novo contrato, mas o diário desportivo espanhol Marca diz que Ronaldo ganhará 17 milhões de euros por época, ou seja, mais um milhão do que o seu grande rival, o argentino Lionel Messi, do FC Barcelona, tornando-se o futebolista mais bem pago do mundo.
Formado nas escolas do Sporting, onde iniciou a sua carreira profissional em 2002, Cristiano Ronaldo rumou ao Manchester United, de Inglaterra, na época de 2003/04, numa transferência que valeu 17,5 milhões de euros aos "leões".
Ao longo de seis anos nos "red devils", Ronaldo conquistou três títulos de campeão inglês (2007, 2008 e 2009), uma Taça de Inglaterra (2004), uma Supertaça inglesa (2007), a Liga dos Campeões (2008) e o campeonato do Mundo de clubes (2008), além de duas edições da Taça da Liga (2006 e 2009).
Após o período "dourado" no United, o extremo madeirense transferiu-se para o Real Madrid por 94 milhões de euros, então um valor recorde. No clube "merengue", onde cumpre a sua quinta época, o madeirense sagrou-se campeão espanhol (2012), ganhou a Taça de Espanha (2012) e a Supertaça (2012).
Individualmente, Ronaldo conquistou a Bola de Ouro e foi eleito melhor jogador do Mundo pela FIFA em 2008, após uma época (2007/08) em que foi o melhor marcador da Europa, com 31 golos, conquistando a Bota de Ouro, um troféu que viria a ganhar também em 2010/11, com 40 golos

Saturday, 14 September 2013

'Smartphones' em Portugal ultrapassam telemóveis tradicionais pela primeira vez

As vendas de 'smartphones' em Portugal ultrapassaram as de telemóveis tradicionais no segundo trimestre deste ano, o que aconteceu pela primeira vez, representando já 55% do mercado, revelou hoje um estudo da consultora IDC. Em comunicado, a IDC referiu que as vendas totais de telemóveis em Portugal caíram 3,3% no segundo trimestre deste ano face a igual período do ano passado, para um total de 1,044 milhões de dispositivos. Porém, o segmento de 'smartphones' cresceu 25% face ao segundo trimestre de 2012, com o sistema operativo Android a "dominar as preferências dos consumidores", tendo alcançado durante este período os 82% das vendas totais. "Apesar de o mercado de telemóveis português continuar em queda, o forte crescimento dos 'smartphones' é um facto importante a destacar. Pela primeira vez as vendas de 'smartphones' ultrapassaram as vendas de telefones tradicionais. Esta tendência continuará a acentuar-se nos próximos trimestres, uma vez que a aposta dos fabricantes continuará a ser em telefones a preços baixos, com o sistema operativo Android, mas com uma superior experiência de utilização", disse, em comunicado, o director europeu de investigação da área de telefones móveis da IDC, Francisco Jerónimo. Por outro lado, a tendência inversa vai ser verificada no campo dos telefones tradicionais, com a redução do número de modelos em loja, "o que contribuirá para que os utilizadores mais indecisos optem por comprar um 'smartphone' fruto da maior variedade de modelos face à oferta telefones tradicionais

Iémen investiga morte de menina de 8 anos na noite do casamento

O Governo do Iémen está a investigar uma alegada morte de uma menina com oito anos, de ferimentos sofridos na primeira noite do seu casamento com um homem com cerca de 40 anos, anunciou fonte oficial na sexta-feira. Foi formado uma comissão “para investigar os relatos sobre a morte da menina, chamada Rawan, depois de ter sido casada com um homem mais velho”, disse o porta-voz do Executivo, Rajeh Badi, à agência noticiosa AFP. “O crime ainda não está confirmado. O trabalho do grupo é o de verificar se o crime ocorreu ou não”, disse, adiantando que a polícia não tinha relatado qualquer problema. Disse ainda que a comissão tinha de completar o seu trabalho até sábado (hoje). Mas o activista Ahmed al-Quraishi, presidente da organização de defesa dos direitos das crianças Siyaj, disse que vários activistas tinham estado na província de Hajjah, no noroeste, tinham recolhido informação que praticamente confirma o caso. “Nós, em Siyaj, estamos quase certos da morte da menina e que as autoridades estão a tentar encobrir o assunto”, afirmou à AFP. Acrescentou que vários residentes na cidade de Meedi disseram aos ativistas que tinham visto a menina com um telemóvel e destacaram que ia casar com um homem com cerca de 40 anos. Afirmaram também que que ela desapareceu pouco depois, tal como a sua família, ainda de acordo com Quraishi. Alguns locais disseram que a menina foi casada com o homem, que a levou para um hotel, e que ela morreu na primeira noite, devido a ferimentos causados pela relação sexual. Contudo, um dirigente das forças de segurança na área disse aos ativistas, que estavam a investigar o caso, que a menina e o seu pai estavam retidos pela polícia, sem dar mais detalhes. Os activistas também descobriram que o pai de Rawan tem outra filha, com 10 anos, que também já está casada. Na sexta-feira, a chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, disse que a notícia da alegada morte era aterradora e instou o Iémen a proibir os casamentos com crianças. A organização Human Rights Watch tinha dito na quarta-feira que 14% das raparigas do Iémen eram casadas antes dos 15 anos e 52% antes dos 18 anos, mencionando informação iemenita e da Organização das Nações Unidas, datada de 2006

Troika regressa na segunda-feira com lista de 80 medidas

Nova troika, novo Governo, os mesmos problemas. Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu regressam esta segunda-feira a Lisboa, para mais uma avaliação ao programa de assistência a Portugal. Embora o Orçamento para 2014 e os cortes no Estado sejam os temas mais delicados, os credores vão pressionar o Governo em reformas estruturais como o mercado de trabalho, o arrendamento ou as rendas da energia. A lista da troika tem 80 medidas para avaliar. A troika confirmou ao SOL que o foco desta visita será a preparação do Orçamento do Estado para 2014, mas a concentração de duas avaliações em apenas uma visita (a oitava e a nona) vai obrigar a uma agenda mais carregada que o habitual. No total, os credores externos vão analisar 41 medidas relativas à oitava avaliação e 39 pertencentes à nona. A energia volta a ser um tema central. A troika mantém-se insatisfeita com os progressos feitos no corte das rendas excessivas, num mercado dominado pela EDP. Os custos para o Estado com as energias renováveis estão também na agenda, tal como a criação de uma estratégia que elimine até 2020 o défice tarifário português – a diferença entre os custos de produção da energia e os preços cobrados aos consumidores, que deverá atingir 4,7 mil milhões de euros acumulados ao longo dos últimos anos. Em termos de reformas estruturais, os credores vão avaliar o impacto das mudanças no mercado de arrendamento. No mercado de trabalho, uma maior flexibilização dos salários em Portugal poderá ser um ponto de tensão entre o Governo e a troika. Os credores têm insistido em mecanismos para flexibilizar a fixação de salários em Portugal – como um salário mínimo diferenciado para os mais jovens – mas o ministro do Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Mota Soares, deu nota pública de que “não é necessário ir mais além”. Outro ponto em análise será a banca. Os credores querem avaliar os planos de restruturação dos oito maiores bancos nacionais, sobretudo os que foram ajudados pela linha de 12 mil milhões de euros da troika: Banif, BPI, BCP e CGD. As privatizações também estão no plano da visita: os credores vão querer saber como está o processo da CP Carga. E, dentro das empresas públicas, a troika quer ver introduzidas regras de gestão mais profissionais. Na Autoridade Tributária e Aduaneira, está agendada a avaliação do processo de contratação de inspectores – que deverão passar a representar 30% do pessoal do fisco. Esta medida está a sofrer alguns atrasos face ao previsto no início do programa da troika, já que o concurso foi alvo de reclamações e impugnações. Um ‘novo ciclo’ Muita coisa mudou desde a última visita da troika, em Março. A economia portuguesa deu os primeiros sinais de uma ligeira recuperação, regressando ao crescimento no segundo trimestre do ano, após dois anos e meio em contracção, e o Governo está apostado em promover um ‘novo ciclo’ com os indicadores positivos. A Zona Euro viveu o período mais longo de estabilidade nos mercados, com os juros da dívida a descerem para níveis pré-crise. A incerteza subsiste e a Grécia viu confirmada a necessidade de um novo resgate em 2014, o terceiro nos últimos quatro anos. Para 2014, é esperado um crescimento de 0,6%, mas o Banco de Portugal já fez saber que a recessão pode prolongar-se se a dimensão dos cortes no Estado for em diante. Embora queira ganhar margem de manobra com a troika em matéria de metas para o défice orçamental, o Executivo quer também evitar as atribulações da última avaliação. A sétima avaliação durou um tempo recorde de três semanas, tendo obrigado ainda a avaliações extra em Abril e Maio para ser concluída. Os problemas dessa avaliação acabariam por precipitar a demissão de Vítor Gaspar, o ministro mais próximo dos credores. A sua saída resultaria numa crise política que obrigou ao adiamento da oitava avaliação, inicialmente agendada para meados de Julho. A próxima avaliação, além de dar acesso a 5,5 mil milhões de euros, marca também o arranque do último terço do programa, que termina em Junho de 2014. Após a conclusão desta visita, passam a faltar apenas mais três avaliações e o desembolso de 7,9 mil milhões de euros, 10% do envelope financeiro assinado em 2011

Hotelaria açoriana necessita de cinco anos para sair da crise

O delegado nos Açores da Associação de Hotelaria de Portugal, Humberto Pavão, afirmou hoje que o sector "tem estado saudável desde Abril" na região, mas alertou que serão precisos mais cinco anos para recuperar os prejuízos dos últimos cinco. "Para recuperarmos aquilo que perdemos ao longo destes cinco anos, que é o tempo que já dura a crise, ainda vamos levar mais uns cinco anos até chegarmos ao ponto que estávamos há cinco anos", disse Humberto Pavão aos jornalistas, em Ponta Delgada, num comentário ao aumento das dormidas na hotelaria regional. O representante nos Açores da Associação de Hotelaria de Portugal falava à margem da apresentação da campanha "1 colchão, 1 coração" que foi protocolada hoje em Ponta Delgada com o Instituto para o Desenvolvimento Social dos Açores. Humberto Pavão reconheceu que "tem havido um grande esforço para salvaguardar os postos de trabalho" no sector e espera no futuro "admitir mais gente". "O turismo é um negócio transversal e cada cama, cada quarto de hotel que existe a funcionar traz outros negócios paralelos, restaurantes, artesanato, animação turística", sublinhou. As dormidas na hotelaria dos Açores no mês julho aumentaram 16,5% e os proveitos associados 11,9% em comparação com o mesmo mês de 2012, revelou

Friday, 13 September 2013

Jardim nunca pensou “inaugurar a ligação telefónica para as Selvagens”

.Jardim nunca pensou “inaugurar a ligação telefónica para as Selvagens” Por Tolentino de Nóbrega 13/09/2013 - 13:54 PT reforça investimento na Madeira, dando nova dimensão aos serviços core que actualmente disponibiliza na região. Telecomunicações“Nunca pensei inaugurar a ligação telefónica com as ilhas Selvagens”, confessou esta sexta-feira o presidente do governo regional da Madeira, Alberto João jardim, ao estabelecer o primeiro contacto oficial da rede fixa com um vigilante daquela reserva natural. “Reparem que o indicativo é 351, de Portugal”, frisou o governante insular. “Assim as ilhas Selvagens ficam mais próximas da Madeira e de Portugal continental, com uma simples chamada local”, acrescentou o presidente executivo da PT, Zeinal Bava, reconhecendo que o investimento constitui mais um factor de afirmação da soberania nacional naquele arquipélago, num momento em que reacendeu o conflito com Espanha na disputa da Zona Económica Exclusiva. Jardim considerou "um absurdo" considerar as Selvagens uns "rochedos" e não ilhas. “Que eu saiba, os rochedos não têm telefone", conclui, numa referência crítica a nota enviada por Espanha à ONU. Zeinal Bava assinou esta sexta-feira, no Centro de Formação e Certificação Técnica da PT na Cancela, um protocolo com o Parque Natural da Madeira (PNM), no âmbito do qual procedeu à instalação de comunicações via satélite nas ilhas Selvagens e, desta forma, dotará esta entidade de melhores condições para o exercício da sua função. “Até agora as comunicações eram feitas por satélite e rádio, mas condicionadas a tempo limitado e com custos mais elevados”, reconhece Paulo Oliveira, director do PNM. “Com o equipamento instalado pela PT, as comunicações de voz serão mais eficazes e económicas. E, sobretudo, permitirão exercer a nossa missão de protecção e fiscalização da reserva natural com mais segurança e capacidade de intervenção”, adianta. Na celebração de um conjunto de protocolos com entidades da região, cerimónia a que assistiu o presidente do governo madeirense e outras autoridades regionais, Zeinal Bava reiterou o compromisso da Portugal Telecom com a Madeira, onde se posiciona como "uma referência tecnológica e importante agente de desenvolvimento económico". Através destes protocolos a PT "coloca de forma global e estratégica a tecnológica ao serviço da Madeira, dando uma nova dimensão aos serviços core que actualmente disponibiliza na região". A PT investiu, nos últimos cinco nos, cerca de 50 milhões de euros neste arquipélago, numa "logica global de impulsionamento do desenvolvimento económico, social e tecnológico em Portugal.

Violadores indianos condenados à forca

Violadores indianos condenados à forca Quatro dos homens que violaram uma mulher num autocarro, na Índia, em dezembro do ano passado, vão ser enforcados. Mariana Cabral11:33 Sexta feira, 13 de setembro de 2013 Getty A decisão do tribunal foi recebida com satisfação pelos populares no local 10 547 228 TEXTO A A Imprimir Enviar Depois de terem sido considerados culpados de violação coletiva e de homicídio, na terça-feira, quatro dos homens que atacaram uma mulher num autocarro em Nova Deli foram condenados à morte por enforcamento. A sentença do juiz Yogesh Khann foi proferida esta manhã, gerando aplausos no tribunal, inclusive dos familiares da vítima, e festa dos populares que se juntaram à porta. Os quatro condenados - um vendedor de fruta, um assistente num ginásio, um vendedor de bilhetes de autocarro e um desempregado - violaram uma estudante de 23 anos e agrediram-na com uma barra de metal, em dezembro do ano passado, provocando a sua morte, duas semanas depois, devido a lesões internas. "Numa altura em que os crimes contra as mulheres estão a aumentar, o tribunal não pode fechar os olhos a este ato grotesco", disse o juiz, justificando a sentença máxima e levando os condenados às lágrimas. Os outros dois homens implicados nos crimes não foram condenados esta semana. Um deles, Ram Singh, enforcou-se com um lençol na prisão de Nova Deli, em março, e o outro, por ainda ser menor, foi julgado num tribunal de menores, tendo sido condenado a três anos de prisão, a pena máxima no sistema juvenil na Índia. Apesar de ter havido várias manifestações a pedir a morte dos culpados, a pena máxima é rara no país, uma vez que só foram executadas três pessoas nos últimos nove anos - duas por terrorismo e uma pela violação de uma adolescente. Nos últimos meses, milhares de pessoas exigiram uma tomada de consciência sobre a forma como as mulheres são tratadas no país e denunciaram a apatia da polícia e da justiça em relação às vítimas. Depois de meses de manifestações em massa, o parlamento indiano reforçou as leis que punem os crimes sexuais, condenando à morte os acusados que repetirem as violações ou cujas ações levem também à morte da vítima. Os polícias que se recusarem a investigar denúncias de crimes sexuais também serão punidos.

Ansumane, o futebolista que alimenta 39 pessoas

Família reza pelo sucesso do futebolista que em Portugal garante comida à mesa na Guiné-Bissau

Ansumane, o futebolista que alimenta 39 pessoas
A família de Ansumane Fati, jogador guineense do Freamunde, reza todos os dias para que ele tenha sucesso: o dinheiro que ganha em Portugal serve para comprar a comida que todos têm à mesa na Guiné-Bissau.
«Precisamos de muito apoio dele e é por isso que pedimos a deus para o ajudar na carreira», explica Mussá Seide, 32 anos, um dos irmãos do jogador.
Na família, salvo um ou outro biscate, ninguém tem um trabalho estável e Ansumane «é o único» que pode os ajudar financeiramente, refere Mussá.
Se um dia ele deixasse de receber, «toda a família ia chorar», refere.
Na casa onde Ansumane viveu, ninguém faz a coisa por menos: esperam que ele consiga ter tanto sucesso como Bruma, jogador luso-guineense do Sporting vendido no final de agosto ao Galatasaray, da Turquia, e que vai ganhar um milhão de euros por ano.
Ser pelo menos tão bom como Bruma, «é o que todos na família esperam», diz Mussá, crente de que este é um pedido razoável, pois nem «sequer» lhe pedem que seja como «o Cristiano Ronaldo ou o Messi».
No anexo onde o atleta do Freamunde morava ainda estão guardadas as faixas de outros clubes por onde passou e que os familiares agora exibem com orgulho, ao mesmo tempo que mostram inúmeras fotografias do jogador.
Mussá já perdeu a conta do número de familiares que beneficiam do dinheiro que Ansumane ganha em Portugal.
«Somos muitos», refere, num português articulado a custo, enquanto aponta para todos quantos o rodeiam à volta do poço, no quintal comum a várias habitações do Bairro Militar de Bissau - onde se vive com menos que o essencial, por entre a terra batida e telhados de chaparia.
Só naquela tarde estão por ali cerca de 30 familiares de todas as idades, homens e mulheres, aos quais o ponta-de-lança não deixa faltar os tradicionais sacos de cinco quilos de arroz - na Guiné-Bissau, um prato cheio não vale de nada se não tiver arroz.
Mãe, irmãos, sobrinhos e outros membros da família dependem de Ansumane, que já não veem há quatro anos.
«Tenho muitas saudades do Ansu», diz a mãe, Sona Fati, 48 anos, ao falar do filho como alguém que desde muito novo batalhou para ganhar dinheiro, conseguindo vingar no futebol e assim conquistar a oportunidade de rumar a Portugal.
«Ele joga direito e marca golos», diz a mãe, em crioulo, ao garantir que deu à luz um bom avançado para qualquer plantel.
Ao lado, Mamadu Seide, de 12 anos, sobrinho de Ansumane, não esconde o desejo de um dia seguir as pisadas do tio: o rapaz gosta de futebol e quer ir para Lisboa, porque «o futebol tem dinheiro».
Adilé Sebastião, de 27 anos, lançou em 2012 uma academia de futebol em Bissau com 25 jovens e hoje diz já ter sete pupilos prontos para rumar a Portugal.
Conheceu Ansumane em solo luso, antes de o jogador rumar ao Freamunde, e aponta-o como um caso ilustrativo daquilo com que muitas famílias sonham num dos países mais pobres do mundo.
«Todos os dias recebo uns dez telefonemas de pais que dizem que os filhos são talentos do futebol», refere.
«Para nós, pobres, em África ou algures na América Latina, o futebol acaba por ser uma tábua de salvação para os miúdos e para as famílias», sublinha Adilé.
É por isso que, a cada jornada, em casa de Ansumane, em Bissau, a família vive o resultado da equipa com tanto ou mais fervor como qualquer adepto ferrenho do Freamunde

As Linhas de Wellington é o candidato português aos Óscares

As Linhas de Wellington, de Valeria Sarmiento, é o filme seleccionado para concorrer aos Óscares na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, anunciou esta sexta-feira a Academia Portuguesa de Cinema.
Estreado no Festival de Veneza do ano passado, As Linhas de Wellington, o último projecto de Raoul Ruiz (1941-2011), foi assim o escolhido para representar Portugal nos prémios mais cobiçados do mundo do cinema, os Óscares, que acontecem em Março de 2014. No entanto, o filme português é ainda um candidato à nomeação aos Óscares.
O filme recebeu a maioria dos votos da Comissão de Selecção que foi este ano composta pela actriz Anabela Teixeira, a produtora Pandora da Cunha Telles, o argumentista Possidónio Cachapa, o realizador Vicente Alves do Ó e os directores de fotografia Luís Branquinho e Tony Costa.
Produzido por Paulo Branco e com argumento de Carlos Saboga, As Linhas de Wellington conta no elenco com Nuno Lopes, Soraia Chaves, Marisa Paredes, John Malkovich, Carloto Cotta, Mathieu Amalric e Adriano Luz. Este começou por ser um projecto pessoal do realizador Raoul Ruiz. Porém, depois da sua morte a 19 de Agosto de 2011, já em fase de pré-produção, foi Valeria Sarmiento, a sua viúva, quem completou o trabalho. O filme chegou aos cinemas portugueses no primeiro fim-de-semana de Outubro de 2012 e foi visto por 50.750 pessoas.
Rodado em Torres Vedras, o filme retrata a história das Linhas de Torres que tiveram um papel preponderante na retirada das tropas francesas comandadas pelo marechal André Masséna, durante a Terceira Invasão do território.
No ano passado, o filme de João Canijo, Sangue do Meu Sangue, foi o candidato português, mas acabou por não conseguir a nomeação aos Óscares.
A cerimónia de entrega dos Óscares, que será apresentada pela norte-americana Ellen DeGeneres, está marcada para o dia 2 de Março de 2014 no Dolby Theatre, em Los Angeles. As nomeações são anunciadas entre Janeiro e Fevereiro, cerca de um mês antes da cerimónia.
Esta semana, As Linhas de Wellington recebeu também nove nomeações para os prémios Sophia, organizados pela Academia Portuguesa de Cinema, e que vão ser entregues no dia 6 de Outubro, em Lisboa.

Thursday, 12 September 2013

Leões poupam 12 milhões de euros na equipa A

Leões poupam 12 milhões de euros na equipa A

  •   Áudio Poupança de 12 milhões de euros do Sporting explicada pelo jornalista Carlos Dias
Gastos com o futebol desceram com a política de vendas, empréstimos, rescisões, despedimentos, renovações e aquisições implementada por Bruno de Carvalho.
12-09-201
O Sporting garante que conseguiu uma poupança de 12 milhões de euros nos custos para esta temporada da equipa A de futebol, na sequência da reorganização do plantel.
A política de Bruno de Carvalho relacionada com vendas, empréstimos, rescisões, despedimentos, renovações e aquisições levou o Sporting a baixar os custos com jogadores e treinadores de 33 milhões e 400 mil euros para 21 milhões e 400 mil euros.
Num documento publicado no jornal do clube, o Sporting fala de transparência e rigor para divulgar este documento.
Na análise de 57 situações, conclui-se que o Sporting encaixou 22 milhões e 600 mil euros com vendas, gastando em contratações 3 milhões, 135 mil euros.
Bruma foi vendido por 10 milhões, mais 3 milhões em função do cumprimento de objectivos, com o Sporting a ter direito a 25% de uma mais valia numa futura transferência. Tiago Illori, agora no Liverpool, permite um encaixe até 7 milhões e meio de euros, com o Sporting também a ter direito a 25% de uma mais valia numa futura transferência
Nas entradas, Fredy Montero custou  1 milhjão 135 mil euros, pelo empréstimo, restando o pagamento de 1 milhão 173 mil euros para completar o negócio. Cissé custou 750 mil euros por 75% do passe, Jefferson 500 mil euros por 60%, Maurício 450 mil euros por 90% e Slimani 300 mil euros por 80%.
Todos os restantes entraram a custo zero. Destaque para o médio Vítor, com 50% do seu passe a ficar na posse do Sporting. Ivan Piris, que chegou por empréstimo, tem uma opção de compra de 3 milhões de euros.
Com as rescisões de Oniewu, Pranijc e Boulahrouz, o Sporting despendeu 1 milhão e 126 mil euros, mas o clube anuncia que poupou mais de 11 milhões em ordenados que teriam de ser pagos caso os jogadores se mantivessem vinculados aos leões, até ao final dos respectivos contratos.
Referência também para o cuidado do Sporting em blindar os jogadores que saíram com clausulas de salvaguarda caso regressem ao futebol português para representar FC Porto ou Benfica. Alguns exemplos: Bruma e Tiago Illori, 30 milhões até 2018. Arias e Schaars, 10 milhões até 2017. André Santos, formado no clube, que saiu para o Vitória de Guimarães, 10 milhões.
 O cuidado é extremo no que diz respeito a possíveis transferências para FC Porto e Benfica, que permite salvaguardar Gelson Fernandes por 8 milhões de euros, até 2016 ou mesmo Ni Plange, agora no Vitória de Guimarães por 15 milhões de

Federação recorre de "decisão tomada ao telefone

Cabo Verde

Federação recorre de "decisão tomada ao telefone 


Áudio "Há um sentimento de revolta em Cabo Verde", diz presidente da federação
Mário Semedo, presidente da Federação Cabo-Verdiana de Futebol, reage em Bola Branca ao afastamento da selecção dos "play-off" de acesso ao Mundial 2014.
12-09-2013 16:30 por Rui Viegas
 0
Comentar0
A Federação Cabo-Verdiana de Futebol vai recorrer da decisão da FIFA, que decretou a exclusão da selecção africana de língua portuguesa dos "play-off" de acesso ao Mundial 2014.

Em causa está, recorde-se, a utilização irregular de um jogador, Fernando Varela, que se encontrava castigado.

Em declarações a Bola Branca, o presidente federativo garante que a razão está do lado do organismo que dirige. Mário Semedo contesta, ainda, a forma como a decisão foi tomada, visto ter sido informado pela entidade que rege o futebol mundial através de contacto telefónico.

"Estamos tristes. Sobretudo porque acreditámos nestas eliminatórias e ombreámos com países com condições superiores às nossas. E, agora, chega essa decisão sem razão de ser. Uma decisão tão importante como esta não se deve tomar ao telefone. Não se convocou a comissão de disciplina para haver uma discussão. Se o Fernando Varela foi, ou não, utilizado de forma irregular? De acordo com os regulamentos e com os documentos que temos, consideramos que não. Em princípio, vamos recorrer", garante o dirigente cabo-verdiano, que assegura por outro lado a existência de um sentimento de "revolta" no país.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More