Chegou a verdadeira dor de cabeça para o consumidor de carrinhas de luxo que agora vai ter entre o leque de escolhas a XF Sportbrake. As carrinhas estão longe de ser uma tradição na marca britânica Jaguar, que ao longo dos anos apostou essencialmente em berlinas de luxo e ‘roadsters' desportivos. A XF Sportbrake é a segunda carrinha da marca fundada por Sir William Lyons, tendo havido apenas um outro modelo com este tipo de carroçaria, o X-Type Estate. Agora, a equipa de design liderada por Ian Callum volta a arriscar e concebeu uma carrinha de linhas inquestionavelmente felinas sem colocar em causa os valores da marca. É dona de uma design exterior fabuloso e no interior é deslumbrante, mantendo sempre uma certa postura ‘british'. Com espírito de um desportivo e características de uma carrinha de luxo, esta XF Sportbrake adapta-se às necessidades do estilo de vida activo e urbano. O design é marcado por verdadeiros pormenores de distinção como a grelha frontal em rede metalizada com a cabeça do jaguar ao centro, jantes em liga leve Vela de 18" com pneus Pirelli PZero 245/45ZR18 e ópticas e farolins que lembram um felino. Atributos que dificilmente a fazem passar despercebida. No interior da XF Sportbrake sente-se o toque ‘very british', num ambiente bastante requintado com materiais de elevada qualidade escolhidos para o revestimento. A contribuir para o ambiente a bordo, destaca-se a vertente tecnológica. Com o painel de instrumentos totalmente digital com um ‘layout' tradicional ou o ecrã táctil posicionado no topo da consola central que permite comandar o sistema de som, ar condicionado, telefone e de navegação. Tudo é feito de forma fácil e intuitiva. A nova carrinha da Jaguar oferece ainda vários pequenos espaços de arrumação, uma característica bastante apreciada no segmento. O habitáculo generoso permite acomodar até três adultos nos lugares traseiros, sendo o espaço apontado como uma das grandes mais-valias desta carrinha britânica. Também a bagageira com uma capacidade de 550 litros, é bastante generosa e através de um portão de accionamento (abertura e fecho) eléctrico permite um acesso excelente. A XF Sportbrake dispõe ainda de um prático e funcional sistema de rebatimento (60/40) das costas dos bancos traseiros, através de patilhas no alto das costas e nas laterais da bagageira, que permitem aumentar o espaço disponível para 1.675 litros. A posição de condução é excelente na forma como insere o condutor no 'cockpit'. A visibilidade traseira, no entanto, um pouco reduzida, mas o fabricante resolveu o assunto incluindo sensores de estacionamento atrás e à frente e uma câmara traseira. Este equipamento vem de serie, o que se revela numa mais-valia. Além deste equipamento, a versão Premium Luxury conta com luzes diurnas e farolins traseiros em LED, faróis automáticos bi-xénon com nivelação automática, lava-faróis dianteiro eléctrico, espelhos retrovisores exteriores aquecidos com sistema anti-encandeamento e iluminação do solo, sensor de chuva, ar condicionado automático, ecrã táctil a cores de 7 polegadas com controlo dos variados sistemas e conectividade Bluetooth. Em termos de segurança, destaca-se a direcção assistida sensível à velocidade e de relação variável (Servotronic), os sistemas de Travagem Assistida de Emergência e Controlo Dinâmico de Estabilidade, o limitador automático da velocidade e, entre ouros, o sistema de protecção de peões em caso de embate. Além destes, a A XF Sportbrake conta com os habituais airbags dianteiros, laterais (condutor e passageiro) e de cortina (dianteiros e traseiros). Com um motor diesel 2,2 litros de 200 cavalos, - a diesel - a XF Sportbrake está encaixada num segmento em que as carrinhas alemãs há muito dominam, em particular para um público mais conservador mas que exige acima de tudo qualidade e luxo. O motor de quatro cilindros com injecção directa common-rail e turbo de geometria variável e intercooler é capaz de debitar uma potência máxima de 200 cavalos às 3500 rpm, assim como um binário de 450 Nm logo a partir das 2.000 rpm. Estes valores permitem passar dos 0 aos 100 km/h em 8,8 segundos e atingir uma velocidade máxima de 214 km/h, com consumos, segundos os dados do construtor, em trajecto combinado 5,2 l/100 km e com a ajuda de um sistema Stop&Start. Apesar de pesar perto de duas toneladas, numa utilização perfeitamente descontraída, mas com o sistema ECO ligado, a XF Sportbrake consegue valores ligeiramente superiores nos consumos, mais ou menos de 7 litros. A única nota menos positiva: a sonoridade do motor. Um aspecto que não condiz com o restante "pacote" até porque o cliente da marca está habituado a ter o melhor seja em que modelo for. Acreditamos que os engenheiros da marca britânica irão solucionar em breve esta pequena questão. Tirando isto, é completamente apaixonante quer pela estética e classe que transborda, mas também pela performance, habitabilidade e equipamento oferecidos. A XF Sportbrake é, na verdade, um verdadeiro carro de luxo familiar. Ficha Técnica Jaguar XF 2 Premium Luxury Sportbrake PVP (versão ensaiada): 70.331 euros PVP: a partir de 59.700 euros Motor: 2.2D 200CV Tipo: 2.2-litros i4 Turbo Cilindrada (cc): 2179 Diâmetro / curso (mm): 85/96 Potência (Cv@rpm): 200@3500 Binário (Nm@rpm): 450@2000 Transmissão: ZF Automática de 8 velocidades 0-100km/h (s): 8.8 Velocidade máxima (km/h): 214 Consumo combinado (l/100km): 5,1 Emissões de CO2 (g/km): 135 Capacidade do bagajeira (litros): 550 Volume max. do compartimento de carga (litros): 1675
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