Oxford DentalMed :: Dental Surgery Medical Practice

Address: 174d Cowley Road Oxford OX4 1UE | Tel: 01865 250404

LUSITANOS DE OXFORD :: BEM VINDO AO NOSSO BLOG OFICIAL

Lusitanos de Oxford é a associação oficial portuguesa em Oxford. Destina-se a promover a diversidade cultural, música, acadêmica e eventos de caridade em Oxfordshire

Visite Oxford

Na cidade de Oxford se situa uma das mais prestigiosas universidades do mundo. Alem de ser uma cidade muito cosmopolita ela tambem eh reconhecidade internacionalmente pela beleza da sua arquitetura gótica

DESPORTO :: Mantenha-se Actualizado

O Seu Portal Informações Desportivas

Ciências & Educação :: Neurociência

Para calcular a vasta gama de informações no ambiente e organizá-los em objetos coerentes, o cérebro humano tem que resolver alguns problemas computacionais complexos

Saúde e Beleza :: A dieta da Felicidade

Os alimentos têm uma grande influência no nosso humor. Não é nenhuma novidade. E tão importante como manter a linha é o bem-estar emocional

Fernando Pessoa :: Poeta em plano de destaque

Fernando Pessoa é uma personalidade proeminente da literatura e poesia portuguseas

Fernando's Cafe :: Qualidade & Bom Gosto

Fernando's Cafe está situado no 1 Queen Street junto a Carfax Tower em Oxford city Centre

Brown's Cafe Oxford :: Ideal para o seu paladar

Venha satisfazer o seu paladar com deliciosos Cafés, Bolos, Pasteis de Nata, Bolos de Arroz, e muito mais

All Sat Solutions :: The World Inside Your Home

Antenas Digitais | FreeSat | TV Europeia | Antenas Discretas | Assistência | Multiroom TV | CCTV

Saturday, 13 April 2013

Sporting de Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga


Sporting de Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga
O Sporting de Braga conquistou hoje a Taça da Liga de futebol pela primeira vez, ao vencer o FC Porto, por 1-0, com um golo de Alan, de penálti, que ditou o desfecho da inédita final disputada em Coimbra.

Depois de ter afastado o FC Porto da Taça de Portugal, e de ter perdido por duas vezes com os "dragões" para a Liga, por 2-0 e 3-1, o Sporting de Braga impôs-se à formação dos "dragões", que foi uma sombra pálida no palco da final.  

O Sporting de Braga, que sucede ao Benfica na posse do troféu, marcou no período de descontos da primeira parte e beneficiou durante 45 minutos de o facto de o FC Porto ter ficado reduzido a 10 unidades por expulsão do defesa central Abdoulaye no lance do penálti. 

Os treinadores de ambas as equipas operaram algumas alterações em relação ao jogo de segunda-feira para a 25ª jornada da I Liga, no Dragão, tendo entrado Fabiano, Mangala e Abdoulaye no "onze" do FC Porto e Ruben Micael e Carlão no do Sporting de Braga. 

FC Porto deu o primeiro sinal de perigo


Após um início de jogo em que o Sporting de Braga teve mais posse de bola, sem contudo criar perigo, e em que o FC Porto criou uma situação de apuro para a baliza de Quim através de uma bola cruzada por Jackson Martinez para James Rodriguez, aos 11 minutos, as equipas mantiveram-se afastadas das balizas.

Com o encontro a ser disputado em toada morna dentro das quatro linhas,
foi na bancada afeta aos adeptos do Sporting de Braga que os ânimos "aqueceram" nos minutos iniciais, com algumas escaramuças a obrigarem à intervenção das forças policiais. 

Com a partida a arrastar-se para o intervalo, foi a formação do FC Porto a que demonstrou maior inconformismo com o resultado e procurou visar a baliza de Quim por Lucho Gonzalez, aos 37 minutos, e Jackson, aos 41, a passe de Defour, e aos 44, a centro de Danilo.

Já no período de descontos da primeira parte, o Sporting de Braga logrou chegar à vantagem com um golo de Alan (1-0), na conversão de uma grande penalidade a castigar derrube de Abdoulaye a Mossoró, que levou ainda à expulsão do portista.

O FC Porto entrou na segunda parte em desvantagem no marcador e no relvado, devido à expulsão de Abdoulaye, que levou o treinador Vítor Pereira a render Lucho Gonzalez por Otamendi, e com 45 minutos para voltar à luta pelo troféu.

A toada do encontro manteve-se morna na segunda parte, com erros sucessivos e passes transviados, tendo pertencido ao Sporting de Braga o primeiro esboço de uma situação de perigo, através de um remate acrobático de Paulão, aos 54 minutos, a passe de Mossoró.

James, aos 58 minutos, deu um safanão no jogo dos "dragões" e cabeceou em posição frontal à baliza do Sporting de Braga proporcionando uma defesa atenta ao guarda-redes Quim.

Aos 60 minutos, Vítor Pereira substituiu o belga Defour pelo brasileiro Kelvin, que foi o homem do jogo na última segunda-feira frente aos "arsenalistas", ao apontar aos 83 e 86 minutos os dois golos que deram a vitória ao FC Porto,
por 3-1. 

Sporting de Braga podia ter resolvido mais cedo 


A formação "arsenalista" dispôs, de seguida, de várias oportunidades para "matar o jogo", surgindo quase sempre em vantagem em rápidos lances de contra-ataque, que pecaram na finalização. Aos 68 minutos, esteve à vista o segundo golo do Sporting de Braga, através de uma boa jogada de Alan, desviando-se ao guarda-redes Fabiano, que lhe saiu ao encontro a fazer a "mancha", e na emenda do remate do brasileiro Ruben Micael acertou na base do poste.

Quase na resposta, aos 69 minutos, o FC Porto sacudiu a pressão junto à sua área e demonstrou que ainda estava em jogo, por intermédio de Jackson Martinez, que inventou um espaço, armou o pé e rematou forte mas ao lado da baliza de Quim. 

Com o jogo a caminhar a passos largos para o seu termo, pertenceram ainda ao Sporting de Braga as melhores ocasiões para chegar ao golo e aumentar a vantagem, primeiro por Hugo Viana, aos 86 minutos, e depois por José Luís, aos 90.
 
O Sporting de Braga sucede no historial da Taça da Liga ao Benfica, vencedor das últimas quatro edições, e ao Vitória de Setúbal, que conquistou o primeiro troféu, em 2007/2008. 


Fonte: http://expresso.sapo.pt/

Jogos de guerra ao largo de Lisboa

Jogos de guerra ao largo de Lisboa
Expresso acompanhou, na fragata "Vasco da Gama", o exercício naval INSTREX, o único que a Marinha vai realizar este ano. Treinos reais numa guerra virtual.


Dez navios, dois submarinos, três aviões. Mergulhadores e tropa especial, entre 1300 militares. São estes os meios enviados por Portugal para levar a bom porto uma operação de imposição de paz, sob a égide das Nações Unidas, em Tugaland. Uma região fictícia onde um regime ditatorial, a Lustónia, não reconhece a independência de um jovem Estado, a Nicelénia.
É neste cenário virtual que até terça-feira, dia 16, decorre o INSTREX, decorre um exercício militar bem real, organizado pela Marinha em parceria com a Força Aérea. Objetivo: estabilizar a Nicelénia.
Duas fragatas da força naval portuguesa, a "Vasco da Gama" e a "D. Francisco de Almeida", zarparam manhã cedo do principal porto deste país imaginado pelos militares, Lisboa. À saída do porto, o primeiro susto.
Alguns homens a bordo de um semirrígido tentam uma abordagem à "Vasco da Gama". Na fragata suspeita-se de um ataque terrorista de forças da Lustónia. Neste caso, manda o protocolo militar começar por fazer um aviso verbal, disparar alguns tiros de aviso, se não derem meia volta e, em último caso, abater a embarcação, anulando a ameaça. Foi o que aconteceu, virtualmente claro.
São exercícios como este que permitem treinar os militares, mantendo e melhorando as suas capacidades operacionais, há de explicar mais à frente o comandante da "Vasco da Gama", o capitão de fragata Ricardo Freitas Braz.
Pouco depois de sair a barra, mais um exercício. Tratava-se agora de efetuar uma trasfega de combustível, em mar aberto, para as duas fragatas em simultâneo. O navio reabastecedor "Bérrio" já estava à espera. É uma operação sempre delicada porque obriga os três navios a permanecerem lado a lado, a escassos 30 metros, durante o tempo necessário para atestar os gigantescos depósitos de 500 mil litros. No limite, poderão permanecer nesta situação, vulneráveis a um ataque de forças inimigas, durante duas horas.
"Quando está a operar, o nível do combustível nos depósitos não deve descer abaixo dos 70% o que obriga a reabastecer de dois em dois dias", explicar ao Expresso o porta-voz da Marinha, comandante Santos Fernandes.

Homem ao mar


Durante a operação de reabastecimento caiu o 'Óscar' ao mar, um boneco de 80 quilos que gerações de marinheiros já tiveram de retirar das águas quando treinam a operação de salvamento. Santos Fernandes garante, em jeito de brincadeira, que é um dos elementos mais antigos da tripulação, sempre voluntário.
Descola o helicóptero que segue a bordo da "Vasco da Gama", o Lynx, e lá voltam, uma vez mais, a retirar o 'Óscar' das águas frias e agitadas.
Momentos depois, surge discretamente no horizonte um submarino inimigo, o "Tridente". De periscópio içado, observa as fragatas durante algum tempo, para logo a seguir submergir até aos 50 metros e voltar, de imediato, à superfície. A ideia, neste caso, é treinar a subida de emergência.
Exposto ao sol da manhã, é detetado por um avião P3 Orion da Força Aérea, que minutos depois vem ao seu encontro com o objetivo de identificá-lo. Em situação de conflito, a aeronave poderia lançar de paraquedas uma sonoboia equipada com um microfone que permitisse localizá-lo, explica o porta-voz da Marinha.

Vem aí um míssil


Quando a situação parecia voltar à normalidade, soa um alerta: míssil em aproximação. Trata-se de um Seersucker de fabrico chinês, disparado a partir de uma bateria costeira. Na mira tem a "Vasco da Gama". Como destruí-lo?
Há várias formas, explica o comandante Santos Fernandes. Criando um alvo fictício, pelo lançamento de um projétil que cria uma nuvem de palhetas metálicas e que o faz explodir ao atravessá-las, emitindo um sinal de radar que cria um alvo puramente virtual como, por exemplo, um navio de grandes dimensões (guerra eletrónica) ou destruindo-o em voo com um míssil antiaéreo.
À velocidade a que o Seersucker se aproxima da "Vasco da Gama", o comandante, a partir do centro de operações, cérebro do navio, uma sala obscurecida repleta de ecrãs, tem de tomar uma decisão em escassos minutos. Definindo como prioridade defender o navio, decide atacar o míssil. Míssil destruído a uma milha do navio.
"Sempre que saímos para o mar aproveitamos ao máximo. Quase não temos tempos mortos", disse aos jornalistas o comandante Ricardo Freitas Braz.
"Por muito que se treine em terra, se não viermos para o mar, não poderemos atingir os padrões de prontidão necessários", acrescentou.
Noutros tempos, a Marinha realizava dois a três exercícios de treino militar por ano, num dos quais até participavam forças aliadas. Mas este ano, será feito apenas este, informou o porta-voz da Armada.


Fonte: http://expresso.sapo.pt/

Conselho Nacional do PSD aprova voto de louvor a Miguel Relvas


Conselho Nacional do PSD aprova voto de louvor a Miguel Relvas

Voto de louvor ao ex-ministro por "inexcedível lealdade à causa pública" foi aprovado com apenas um voto contra.
O Conselho Nacional do PSD aprovou hoje um voto de louvor ao militante Miguel Relvas, no dia em que este deixou o Governo, subscrito, em primeiro lugar, por Sabrina Furtado, Luís Montenegro e Luís Menezes.
De acordo com sociais-democratas presentes na reunião do Conselho Nacional do PSD, que decorre num hotel de Lisboa, o louvor ao ex-ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares foi aprovado por larga maioria, com um voto contra e três abstenções.
O novo ministro adjunto do primeiro-ministro, Miguel Poiares Maduro, foi convidado a estar presente nesta reunião do órgão máximo do PSD entre congressos, realizada logo após a sua tomada de posse, tendo chegado na companhia do eurodeputado Carlos Coelho e do deputado Duarte Marques.
Duarte Marques também assinou o "voto de louvor e reconhecimento ao militante Miguel Fernando Cassola de Miranda Relvas", que tem como primeiros subscritores a conselheira nacional Sabrina Furtado, o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro e o vice-presidente da bancada social-democrata Luís Menezes.
O documento descreve a atuação de Miguel Relvas como "de inexcedível lealdade à causa pública posto ao serviço de Portugal e dos portugueses" e enaltece "o seu contributo como militante e dirigente do partido, particularmente nos últimos cinco anos".
Para além do presidente do PSD e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e do novo ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional, encontram-se nesta reunião os ministros da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, da Saúde, Paulo Macedo, e da Justiça, Paula Teixeira da Cruz.


Fonte: http://expresso.sapo.pt

Friday, 12 April 2013

Casa Pia: MP recorre da absolvição no processo de Elvas

Casa Pia: MP recorre da absolvição no processo de Elvas


Arguidos envolvidos no caso Casa Pia foram absolvidos no processo de Elvas em março, mas o Ministério Público anunciou hoje à tarde que vai recorrer da sentença.
O Ministério Público anunciou esta tarde que decidiu interpor recurso para o Tribunal da Relação da absolvição dos arguidos envolvidos nos crimes sexuais alegadamente cometidos em Elvas, no âmbito do processo Casa Pia.
Carlos Cruz, Hugo Marçal e Carlos Silvino tinham sido absolvidos no mês passado, após as declarações da testemunha Ilídio Marques, que lançou a dúvida quanto às datas em que os crimes foram cometidos em Elvas, se em 1999 ou 2000.
Anteriormente, Gertrudes Nunes, dona da casa em Elvas onde terão sido cometidos os crimes, também já tinha sido absolvida.

Dúvidas de testemunha ajudaram arguidos 


Neste caso que foi julgado à parte do processo Casa Pia, foi dado como provado, relativamente a Carlos Cruz, que a vítima tinha 14 anos na altura dos factos, e o crime era de atos homossexuais com adolescentes. Mas como, entretanto, o crime deixou de existir, a situação foi discriminalizada.
Para Hugo Marçal foi diferente: a única testemunha que o condenara era Ilídio Marques, mas como este se retratou, quer em tribunal quer em entrevista ao Expresso - apesar do tribunal não acreditar na retratação -, ficou instalada a dúvida, o que funciona a favor do réu.
Por fim, dado não ter sido provada a existência do crime na casa de Elvas, Carlos Silvino, que estava acusado de levar para lá os jovens, foi ilibado.  
No âmbito do processo Casa Pia, Carlos Cruz está a cumprir pena no Estabelecimento Prisional da Carregueira, em Belas, no concelho de Sintra, depois de ter sido condenado a sete anos de prisão efetiva (cumpriu 16 meses de preventiva). 
O advogado Hugo Marçal foi condenado a seis anos e meio de prisão e esteve cinco meses em prisão preventiva, enquanto Carlos Silvino, antigo motorista da Casa Pia, cumpre 15 anos de prisão (esteve três anos e meio em prisão preventiva, o período máximo previsto na lei), também no Estabelecimento Prisional da Carregueira.

Fonte: http://expresso.sapo.pt

Benfica passa às meias-finais da Liga Europa

Benfica passa às meias-finais da Liga Europa


Benfica empatou em Newcastle (1-1), depois de muito sofrimento. Golo de Salvio no tempo de compensação sentenciou a passagem da equipa de Jorge Jesus às meias-finais da Liga Europa.
Custou, mas foi. O Benfica qualificou-se hoje à noite para a sua segunda meia-final europeia em três épocas, ao empatar com o Newcastle, em Inglaterra, após muito sofrimento.
Depois da vitória por 3-1 na 1ª mão dos quartos de final, na Luz, o Benfica apresentou-se em Inglaterra com uma vantagem confortável, que até poderia ter sido aumentada na 1ª parte, mas os "encarnados" foram pouco eficazes.
Em diversas ocasiões, a equipa de Jorge Jesus podia ter sentenciado a eliminatória, mas a bola teimava em não entrar. A oportunidade mais flagrante esteve nos pés de Nico Gaitan, que falhou com a baliza escancarada, após um erro do guardião Krul, mas já antes Lima, com um toque de grande classe, de calcanhar, e Melgarejo, com um cruzamento/remate, tinham causado calafrios aos ingleses.
No outro lado do campo, era o senegalês Papiss Cissé, que já havia marcado na Luz, a assustar a defesa benfiquista. Em cima do intervalo, o avançado conseguiu mesmo marcar, mas o golo foi corretamente anulado por posição de fora de jogo.
A mesma jogada repetiu-se aos 66 minutos: Cissé voltou a marcar e o golo voltou a ser anulado - corretamente - por fora de jogo do senegalês do Newcastle.
Mas, como não há duas sem três, Cissé conseguiu finalmente marcar um golo legal, aos 71 minutos, após um desentendimento na área "encarnada" entre Matic e Garay, que pareciam ter a jogada controlada.

Benfica 'Salvio' nos últimos minutos


Os ingleses galvanizaram-se e Jorge Jesus respondeu com a entrada de Óscar Cardozo e Rodrigo, que tentaram aproveitar o adiantamento do adversário. A defesa do Benfica - e os adeptos... - ainda sofreram a bom sofrer, mas, já nos descontos, Rodrigo assistiu Salvio na área e o argentino resolveu a eliminatória para o lado português. 
No final da partida, Jesus era um treinador satisfeito. "As coisas correram bem. É maravilhoso a passagem e parabéns aos jogadores do Benfica e aos adeptos", disse. "Foi complicado, principalmente nos últimos 20 minutos, depois do Newcastle ter marcado. Na primeira parte fomos nós que mandámos no jogo, tivemos duas oportunidades de golo, nunca deixámos Newcastle ganhar os flancos. Na segunda parte voltámos a entrar bem, mas a partir de certo momento o Newcastle começou a dar tudo ou nada, numa anarquia tática, foi complicado", acrescentou.
Quanto às meias-finais, Jesus não quis escolher um adversário, mas... "Nós normalmente temos tido sorte com equipas inglesas mas não temos preferência. O que o sorteio ditar é aquela contra quem vamos jogar. São todas equipas fortes".

Sorteio realiza-se já amanhã


O sorteio das meias-finais realiza-se na sexta-feira, em Nyon, na Suíça. O Benfica terá a companhia dos ingleses do Chelsea, dos turcos do Fenerbahçe e dos suíços do Basileia.
O campeão europeu Chelsea - onde jogam os portugueses Paulo Ferreira, que foi titular hoje, e Hilário - foi o primeiro a garantir um lugar nas meias-finais, apesar do desaire por 3-2 com os russos do Rubin Kazan, no sintético do Luzhniki, em Moscovo. Os ingleses já traziam uma vantagem de 3-1 de casa, pelo que conseguiram vencer a eliminatória.
Tarefa mais fácil teve o Fenerbahçe - onde atua Raúl Meireles -, que chegou a Itália já com dois golos de vantagem - e nenhum sofrido - sobre a Lazio. A equipa italiana, onde joga o ex-"leão" Pereirinha, ausente por lesão, não conseguiu melhor do que um empate a um golo na 2ª mão e foi eliminada. 
Os outsiders do Basileia foram a última equipa a atingir as meias-finais, ao eliminarem o Tottenham de André Villas-Boas, já nos penáltis, após um empate a dois golos no final dos 90 minutos (a 1ª mão, em Inglaterra, também terminou empatada a dois golos).
Os encontros das meias-finais realizam-se a 25 de abril e 2 de maio, enquanto a final está marcada para Amesterdão, na Holanda, a 15 de maio.


Fonte: http://expresso.sapo.pt

Thursday, 11 April 2013

Marques Guedes e Poiares Maduro substituem Relvas

Marques Guedes e Poiares Maduro substituem Relvas

Passos reforça o núcleo político. Cria o Ministério da Presidência, que acumula com os Assuntos Parlamentares, e mantém um ministro adjunto que passa a tutelar o Desenvolvimento Regional.
Luís Marques Guedes sobe de secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros a ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares. E Luís Poiares Maduro é o novo ministro adjunto, cargo até agora ocupado por Miguel Relvas, mas com um reforço já que passa a tutelar o Desenvolvimento Regional.
Esta transferência do Desenvolvimento Regional para o ministro adjunto do primeiro-ministro significa retirar à Economia a pasta até agora tutelada pelo secretário de Estado de Álvaro Santos Pereira, Almeida Henriques, que deixa o Governo para se candidatar pelo PSD a Viseu.
Luís Marques Guedes é licenciado em Direito, foi deputado desde 95, liderou o grupo parlamentar do PSD e foi secretário de Estado adjunto de Cavaco Silva. Atualmente, era o porta-voz do conselho de ministros. Discreto, apoiou Manuela Ferreira Leite nas legislatiivas de 2009, mas Passos Coelho foi buscá-lo mal chegou ao Governo.
Luís Miguel Poiares Maduro é professor na Universidade de Florença e especialista em Direito Europeu.
A proposta de exoneração de Miguel Relvas e Almeida Henriques foi hoje aceite pelo Presidente da República. A posse dos novos governantes será no sábado de manhã.


Fonte: http://expresso.sapo.pt

Wednesday, 10 April 2013

Barcelona e Bayern Munique passam às meias-finais da Liga dos Campeões

Barcelona e Bayern Munique passam às meias-finais da Liga dos Campeões 

Paris Saint-Germain e Juventus dizem adeus à liga milionária.

O Barcelona, com um empate frente ao Paris Saint-Germain (1-1), e o Bayern Munique, com um triunfo sobre a Juventus (2-0), apuraram-se hoje para as meias-finais da Liga dos Campeões de futebol,  juntando-se a Real Madrid e Borussia Dortmund.
Em Camp Nou, depois do 2-2 da primeira mão, Barcelona e Paris Saint-Germain voltaram a empatar, desta vez a uma bola, com Pastore a marcar primeiro  para os forasteiros, aos 50 minutos, enquanto Pedro repôs a igualdade e  garantiu a qualificação, aos 70, devido à regra dos golos fora.
Por seu lado, em Turim, o Bayern Munique venceu a Juventus por 2-0, com golos de Mandzukic, aos 64 minutos, e Pizarro, aos 90, capitalizando a vantagem de dois golos que já tinha da primeira mão. 
Na terça-feira, o Real Madrid foi derrotado no campo do Galatasaray, por 3-2, mas mesmo assim carimbou a passagens às "meias" graças ao triunfo por 3-0 no primeiro jogo, em Espanha, enquanto o Borussia Dortmund bateu o Malaga, por 3-2 (0-0 na primeira mão). 
 
O sorteio das meias-finais está agendado para sexta-feira.

Fonte: http://expresso.sapo.pt

Artes Bélicas no Castelo de São Jorge

Artes Bélicas no Castelo de São Jorge
O grupo Ofício Bélico, no programa "Artes Bélicas no Castelo", encena o espetáculo "Armas e Armaduras" no Castelo de São Jorge, em Lisboa (ver roteiro Lisboa e Sul). Esta é uma das indicações do Expresso, esta semana, sobre locais onde poderá levar as suas crianças. Veja aqui muitas outras alternativas mais, apresentadas de norte a sul do país.


François Hollande cria procurador especial anticorrupção

François Hollande cria procurador especial anticorrupção

Presidente francês anunciou a criação de um ofício central contra a fraude fiscal e a corrupção e de um procurador especializado no sector financeiro, para lutar contra a "grande delinquência económica e financeira".
As medidas, anunciadas no fim de uma reunião do Conselho de Ministros, incluem ainda a criação de uma Alta Autoridade independente para controlar as declarações de bens de ministros, parlamentares, senadores, membros de gabinetes ministeriais, chefes de executivos locais e dirigentes das grandes administrações públicas.
François Hollande confirmou igualmente que estas declarações de bens deverão ser públicas. PO Presidente anunciou também que vai intensificar "a luta contra os paraísos fiscais na Europa e no Mundo". "Quero erradicar os paraísos fiscais", disse o chefe do Estado francês.
A partir de agora, acrescentou Hollande, os bancos franceses vão ser obrigados a informar as autoridades sobre as transações internacionais e as contas e de cidadãos franceses no estrangeiro. ""Não será mais possível que bancos franceses dissimulem contas e transações para paraísos fiscais", explicou.

Cahuzac expulso do PSF


Estas medidas visam controlar os danos provocados pelo escândalo protagonizado por Jérôme Cahuzac, ex-ministro do Orçamento recentemente demitido, que tinha uma conta secreta na Suíça para fugir ao fisco francês.
Na conferência de imprensa, o chefe do Estado francês disse ser contra um regresso do ex-ministro ao parlamento "perante o qual ele mentiu". Jérôme Cahuzac foi ontem expulso do PS francês, por decisão unânime da sua direção.

Fonte: http://expresso.sapo.pt

Ronaldo coloca Real Madrid nas 'meias' da Champions

Ronaldo coloca Real Madrid nas 'meias' da Champions
Equipa de Mourinho começou a ganhar mas acabou a sofrer para passar às meias-finais da Liga dos Campeões. Galatasaray marcou três golos e ainda pôs o Real Madrid em sentido.

O Real Madrid continua na rota da Liga dos Campeões, tendo alcançado uma vaga para a próxima etapa, as meias-finais.
A equipa de José Mourinho trazia três golos de vantagem do jogo em casa, mas apesar de ainda ter marcado primeiro sofreu bastante até final do jogo, altura em que Cristiano Ronaldo acabou com as dúvidas.
o avançado português abriu o ativo aos 8 minutos, alargando a vantagem do Real Madrid, mas em quinze minutos o Galatasaray marcou três golos e quase atirou os espanhóis ao chão. O primeiro golo turco surgiu aos 57 minutos, com Eboué que não desperdiçou a ocasião e rematou certeiro. O Galatasaray encostou o Real às cordas e voltou aos golos por intermédio de Sneijder (71 minutos) e Drogba (72 minutos), ficando a dois golos de passar a eliminatória.
Já no período de compensação Cristiano Ronaldo voltou a marcar em Istambul e selou a discussão.

Borussia Dortmund elimina Málaga



Na outra eliminatória desta terça-feira, os alemães do Borussia Dortmund deixaram o Málaga pelo caminho, após o resultado de 3-2.
Os espanhóis entraram a vencer com o tento de Joaquin, aos 25 minutos, mas o Dortmund empatou a cinco minutos antes do intervalo.
Já perto do final do segundo tempo, aos 82 minutos, seria novamente o Málaga a adiantar-se, desta vez com Eliseu. Mas em período de compensação, surgiu o que parecia impossível. Reus e Felipe Santana protagonizam a reviravolta e colocam a equipa alemã nas meias de final da Liga dos Campeões, para desespero dos malaguenhos.
Amanhã,  o FC Barcelona recebe o Paris Saint-Germain e o Bayern Munique desloca-se a Itália para o embate frente à Juventus.
Fonte: http://expresso.sapo.pt

Vítor Gaspar é "um ditador do século XXI", afirma Arménio Carlos

Vítor Gaspar é "um ditador do século XXI", afirma Arménio Carlos

Líder da CGTP compara a atuação do ministro das Finanças à que se verificou no tempo de Salazar.
A "Marcha contra o Empobrecimento" da CGTP e União dos Sindicatos de Aveiro reuniu hoje em Santa Maria da Feira cerca de 400 opositores ao Governo, em particular às medidas de Vítor Gaspar, que Arménio Carlos considera agora "um ditador do século XXI".
Grande parte dos manifestantes dispersou a meio da iniciativa devido à chuva, mas, no final, o líder da CGTP dava como cumprido o objetivo da caminhada de protesto contra a política do Governo e do referido ministro das Finanças.
"Estamos aqui para manifestar a nossa profunda oposição àquilo que foi mais um anúncio desastrado da política do Governo e que leva a que o ministro das Finanças se torne num ditador do século XXI", declarou Arménio Carlos depois do percurso entre a antiga fábrica de calçado Rohde e a Câmara Municipal da Feira.

"Obssesão do ataque ao Estado social é inadmissível"


"Esta situação é idêntica à que se verificou no tempo da Ditadura [do Estado Novo], em que o ministro das Finanças decidia sobre tudo e estava acima de tudo", defende o líder da CGTP. "Isso é lamentável e não é adequado ao funcionamento da democracia, porque é uma tentativa de paragem do funcionamento da Administração Pública.
Para Arménio Carlos, isso põe em causa serviços fundamentais para as condições de vida da população e tem consequências práticas irracionais. "Ninguém pode fazer nada em nenhum serviço público que não passe pela autorização do ministro das Finanças e isso é de uma insanidade mental como nunca assistimos nos últimos tempos", afirma.
"Esta obsessão do ataque ao Estado Social (...) é inadmissível", continua o dirigente da CGTP, que refere como exemplo prático o caso dos tribunais que, "se porventura tiverem o azar de o material de gravação avariar, não podem fazer julgamentos enquanto não tiverem autorização do senhor ministro para repararem o material".

Contrastes


Quanto à situação em concreto no distrito que hoje recebeu a "Marcha contra o Empobrecimento", a União dos Sindicatos de Aveiro traça o retrato de uma situação que é de contrastes.
Por um lado, como refere o coordenador dessa estrutura, "há um conjunto de empresas que foram para a insolvência" e cujos processos se arrastam em tribunal, pelo que os trabalhadores envolvidos "ainda não viram pagos os salários nem atraso nem as indemnizações.
Adelino Nunes garante que, no mesmo contexto, "o desemprego está muito elevado" e, embora as estruturas oficiais registem atualmente 45.000 desempregados em Aveiro, o dirigente sindical garante que o número real se aproximará mais dos 100.000. "E ainda há a agravante de que, desses 45.000 desempregados, só um quarto recebe apoio social", acrescenta o dirigente sindical.
Quanto à outra faceta do distrito, é Arménio Carlos a descrevê-la: "Tem havido aqui algum investimento e acréscimo de valor em algumas empresas, nomeadamente do calçado, dos têxteis e do vestuário, e isso não tem sido acompanhado por uma mais justa distribuição de riqueza".
Acusando a associação que representa a indústria do calçado de "estar neste momento a bloquear a negociação da contratação coletiva e a impedir o aumento dos salários", o líder da CGTP considera que "isso é profundamente injusto de desumano".
Os participantes na caminhada de hoje aprovaram no final da iniciativa uma resolução de que resultam cinco grandes propostas: o aumento do Salário Mínimo Nacional, a revogação das medidas que facilitam os despedimentos e reduzem as indemnizações, a rejeição do acordo com a troica e a renegociação da dívida, a defesa das funções sociais do Estado e a associação das comemorações do 25 de Abril e 1 de maio a "grandiosas jornadas de luta contra a política de Direita e pela demissão do Governo".

Fonte: http://expresso.sapo.pt

Aguiar Branco corta 161 milhões na Defesa já em 2014

Aguiar Branco corta 161 milhões na Defesa já em 2014

Começou por anunciar um corte de 218 milhões de euros durante a atual legislatura, mas, com base nos números hoje apresentados por Aguiar Branco, a Defesa deverá receber já em 2014, pelas contas do Expresso, menos 161 milhões de euros.


As Forças Armadas deverão receber menos 161 milhões de euros já em 2014, estimou o Expresso a partir das linhas gerais da reforma da Defesa hoje apresentadas por Aguiar Branco e pelos quatro chefes militares.
Depois do alarde causado pelo ministro da Defesa ao anunciar, em fevereiro, um corte de 218 milhões até ao final da legislatura, em 2015, o governante recusou-se hoje avançar com números, pedindo aos jornalistas para fazerem eles próprios as contas.
Pelas contas do Expresso, se, tal como prevê o Governo, o Produto Interno Bruto (PIB) crescer no próximo ano 1,9% em termos nominais e os militares receberem, segundo o chefe de Estado-Maior, general Luís Araújo, 1,1% do PIB, deverão ser entregues ao Ministério da Defesa 1839 milhões de euros. Este ano, foram orçamentados mais de 2000 milhões, o que significa que serão menos 161 milhões de euros.
Nas linhas gerais da reforma das Forças Armadas, que amanhã, quinta-feira, serão debatidas em conselho de ministros, fica definido como "compromisso orçamental estável para a Defesa" até 2020, a consignação de 1,1% do PIB, incluindo a Lei de Programação Militar (que define as aquisições de meios e equipamentos para as FA).
Segundo o ministro esta percentagem poderá ser negociável apenas em 0,1%. Quer isto dizer que nos próximos sete orçamentos (2014-2020) os militares poderão arrecadar entre 1% e 1,2% da riqueza gerada anualmente pela economia portuguesa.
Quanto ao eventual impacto da decisão do Tribunal Constitucional nos cortes da Defesa, o ministro respondeu sempre da mesma forma, apesar da insistência dos jornalistas: "Esta reforma é estrutural e acontece à margem das questões de natureza financeira, seria levada a cabo ainda que não houvesse necessidade de fazer cortes." E mais não disse.


Fonte: http://expresso.sapo.pt

Tuesday, 9 April 2013

Benfica ganha em Olhão

Benfica ganha em Olhão


Os "encarnados" estão agora sete pontos à frente do FC Porto. Salvio e Matic marcaram os golos da vitória.
O líder Benfica venceu hoje por 2-0 no reduto do Olhanense, em encontro da 25.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e colocou-se provisoriamente com mais sete pontos do que o bicampeão FC Porto.
O argentino Salvio, aos 52 minutos, e o sérvio Matic, aos 64, selaram o 21.º triunfo - mais quatro empates - dos "encarnados", que passaram a contar 67 pontos, contra 60 dos "dragões", que recebem segunda-feira o Sporting de Braga.
Sob o comando de Jorge Jesus, o Benfica não tinha ganho em Olhão nas últimas três temporadas.
Fonte: http://expresso.sapo.pt

Cameron insiste na refundação da União Europeia

Cameron insiste na refundação da União Europeia

O primeiro-ministro britânico desloca-se esta semana a Espanha, França e Alemanha, onde insistirá na necessidade de "a União Europeia se aproximar dos seus cidadãos".

O primeiro-ministro britânico desloca-se esta semana a Espanha, França e Alemanha para defender a reforma da União Europeia (UE), tendo em vista o referendo que prometeu organizar, até 2017, sobre a permanência do Reino Unido nos 27. Em entrevista dada a cinco dos principais jornais europeus, David Cameron, garante querer "aproximar a Europa dos seus cidadãos".
Cameron começa por Madrid, onde chegou esta manhã e se vai reunir com o homólogo espanhol, o conservador Mariano Rajoy, naquela que é a primeira visita oficial do primeiro-ministro britânico a Espanha, desde que iniciou funções em 2010.
À tarde é esperado em Paris, para um jantar com o presidente francês, o socialista François Hollande e, "no final da semana", Cameron vai a Berlim para um encontro com a chanceler alemã Angela Merkel, de acordo com um comunicado de Downing Street.
Na bagagem, Cameron leva como principal objetivo "fazer avançar o programa de reformas" da UE, explica o comunicado, ainda que o chefe do governo britânico pretenda debater também a guerra civil na Síria.

Uma Europa mais competitiva e flexível 


Na entrevista aos cinco jornais, incluindo o "Le Monde", Cameron recusa falar numa lista prévia de medidas, mas insiste na vontade de reformar a UE num sentido "mais competitivo e mais flexível", nomeadamente para responder a países como "a Índia, a China, a Indonésia e a Malásia".
"Pensamos que a UE reagiu, por vezes, de forma excessiva com diretivas, intervenções, ingerências? Sim. E isso precisa de mudar", afirma.
Sobre as acusações de pretender um tratamento favorável para o Reino Unido, David Cameron recusa ser essa a sua intenção, sublinhando que é seu desejo que "as reformas propostas, incluindo as alterações à directiva sobre horário de trabalho, se apliquem a todos os Estados membro".
"Devemos fazer reformas. E devemos começar já", conclui David Cameron, referindo-se ao acordo sobre a descida - histórica - do orçamento plurianual da UE, concertado pelos 27 em fevereiro.
Quanto à situação na Síria, o primeiro-ministro britânico pretende ver reduzido o embargo de armas ao país, de forma a poder ser fornecido armamento aos opositores do regime.

Fonte: http://expresso.sapo.pt

Coreia do Norte aconselha estrangeiros a deixarem Coreia do Sul

Coreia do Norte aconselha estrangeiros a deixarem Coreia do Sul


A Coreia do Norte aconselhou os estrangeiros residentes na Coreia do Sul a deixarem o país porque estão em perigo em caso de conflito. Esta é a última ameaça dos norte-coreanos, que na semana passada já tinham convidado os embaixadores a deixarem Pyongyang com o mesmo argumento.

"Não pretendemos ferir estrangeiros na Coreia do Sul se houver guerra", informou o Comité para a Paz norte-coreano Ásia-Pacífico, citado pela agência de notícias estatal da Coreia do Norte, KCNA.
Segundo a agência Reuters, poucas embaixadas em Seul aconselharam até agora os seus cidadãos a deixar o país. A embaixada dos Estados Unidos, por diversas vezes ameaçados pelo regime norte-coreano, disse aos seus cidadãos que não há sinais de ameaça iminente.
Ontem, Pyongyang suspendeu as operações no complexo industrial de Kaesong, único elo de ligação entre as duas coreias, ao impedir os cerca de 54 mil trabalhadores norte-coreanos de irem trabalhar. Os autocarros que os transportam habitualmente ficaram nas garagens.
"Os norte-coreanos não vieram hoje trabalhar e a produção está parada na nossa fábrica em Kaesong", disse a porta-voz de uma fábrica de pronto-a-vestir.
No complexo permanecem cerca de 475 sul-coreanos, entre trabalhadores e gestores.

Fonte: http://expresso.sapo.pt/

Monday, 8 April 2013

FC Porto vence Braga

FC Porto vence Braga

O FC Porto virou o resultado com Braga e mantém-se a quatro pontos do Benfica.

O FC Porto virou hoje um resultado negativo com o Sporting de Braga e venceu os "arsenalistas" 3-1, mantendo-se a quatro pontos do líder Benfica, em jogo que encerrou a 25.ª jornada da Liga de futebol.
Alan, aos 22 minutos, colocou a equipa bracarense em vantagem no Dragão, mas James, aos 37, igualou ainda na primeira parte, para Kelvin, no espaço de três minutos (83 e 86) resolver o jogo a favor dos "azuis e brancos".
Com este triunfo, o FC Porto, campeão nacional em título, voltou aos quatro pontos de desvantagem para o Benfica, comandante com 67 pontos, enquanto o Sporting de Braga falha a aproximação ao Paços de Ferreira, ficando a três pontos do terceiro lugar dos pacenses.

Fonte: http://expresso.sapo.pt/

Diga 'não' a mais austeridade, recomenda Paul Krugman

Diga 'não' a mais austeridade, recomenda Paul Krugman

Nobel da Economia aconselha portugueses a dizerem "não" a novas medidas de austeridade que o Governo venha a apresentar.
"Digam apenas que não" (Just Say No). Assim deveriam responder os portugueses às novas medidas de austeridade que o Governo venha a apresentar, na sequência do chumbo do Tribunal Constitucional, defendeu ontem o prémio Nobel da Economia, Paul Krugman.
Num post telegráfico publicado este domingo no seu blogue no "The New York Times", Krugman escreve: "o dedo da instabilidade chegou agora a Portugal, com o Governo, claro está, a propor a cura com mais austeridade".
Muito crítico das políticas de austeridade na Europa, Krugman promete voltar ao tema a que chamou "a próxima fase da crise europeia".


Fonte: http://expresso.sapo.pt/

Morreu a 'Dama de Ferro'

Morreu a 'Dama de Ferro'


Antiga primeira-ministra britânica morreu esta manhã, anunciou o seu porta-voz. Margaret Thatcher, de 87 anos, foi vítima de uma trombos
Margaret Thatcher morreu esta manhã, anunciou o seu porta-voz, Lord Bell. "É com grande consternação que Mark e Carol Thatcher anunciam que sua mãe, a baronesa Thatcher, morreu em paz esta manhã", afirmou Lord Bell.
A primeira e única mulher a chefiar o Governo britânico, doente há anos, sucumbiu a uma trombose. Tinha 87 anos. A Rainha Isabel II e o primeiro-ministro David Cameron já lamentaram o seu falecimento.
Primeira-ministra entre 1979 e 1990, a conservadora Thatcher transformou o país. Se os admiradores a elogiam por ter colocado o Reino Unido entre as maiores potências económicas e políticas do mundo, os detratores dizem que atentou contra os direitos dos mais desfavorescidos e acusam-na de insensibilidade social.
Margaret Hilda Roberts nasceu em 1925, no Lincolnshire. Filha de um merceeiro, pastor metodista e autarca, formou-se em Química. Já na faculdade, em Oxford, tinha atividade política, tendo-se interessado muito pelos escritos do economista Friedrich Hayek, ídolo dos conservadores. Foi presidente da Associação de Estudantes Conservadores.
Eleita deputada em 1959, foi secretária de Estado da Educação no Governo conservador de Edward Heath (1970-74), a quem arrebatou a liderança dos tories (nome por que são conhecidos os conservadores) em 1975, após uma derrota nas legislativas.

Três vitórias nas urnas


Thatcher venceu as eleições gerais de 1979, tornando-se a primeira chefe do Governo. Haveria de ganhar de novo em 1983 e 1987, um inédito no país. A sua governação - a mais longa de qualquer primeiro-ministro do país - caracterizou-se pelo esforço para retirar o Estado da economia - quer na indústria quer nos serviços públicos - e reduziu enormemente o poder dos sindicatos, que muito influenciavam o Governo trabalhista que a antecedera. Depressa ganhou a alcunha "Dama de Ferro".
Thatcher foi, a par do então Presidente dos EUA, Ronald Reagan, um ícone do capitalismo. Os dois e o Papa João Paulo II tiveram um papel político relevante na queda do comunismo, no fim da década de 1980. Outro traço da sua identidade foi o euroceticismo. Membro da União Europeia desde 1973, o Reino Unido mantém-se fora de várias das disposições comunitárias e, sobretudo, e como sempre defendeu Thatcher, da moeda única.
Um dos momentos mais difíceis de Margaret Thatcher no poder foi a Guerra das Malvinas - ou Falklands, como lhes chamam os ingleses. Quando os argentinos invadiram este arquipélago do Atlântico Sul, dominado por Londres desde o século XIX, a primeira-ministra liderou um conflito armado que haveria de vencer.

Mineiros e Bobby Sands 


Outros momentos duros foram a greve dos mineiros, em 1984-85, que durou quase um ano, e a morte de Bobby Sands, membro do Exército de Libertação Irlandês (movimento terrorista que queria unir a Irlanda do Norte, britânica, com a República da Irlanda). Sands morreu em consequência da greve da fome que fez na prisão, tendo a governante rejeitado todos os pedidos de clemência.
Em 1990, o tom das críticas internas no Partido Conservador cresceu. Com sondagens e resultados eleitorais pouco abonatórios, os adversários internos afirmavam que Margaret estava a prejudicar o partido, após 11 anos no poder. Vários membros do Governo demitiram-se. Para evitar uma "guerra civil" entre tories, Thatcher demitiu-se. Sucedeu-lhe John Major, que venceu as legislativas seguintes. Pouco depois, a rainha fê-la baronesa.
Depois de deixar o poder, Margaret Thatcher continuou a intervir politicamente, enquanto se fazia consultora de várias grandes empresas. Em 1998 saiu em defesa do ditador chileno Augusto Pinochet, preso em Londres (onde recebia tratamentos médicos) por ordem do juiz espanhol Baltasar Garzón, que o acusara de crimes contra a Humanidade. Pinochet apoiara Thatcher na Guerra das Malvinas.

Os últimos anos 


Em 2002, a 'Dama de Ferro' sofreu pequenos acidentes vasculares-cerebrais e foi aconselhada a não falar em público. No ano seguinte enviuvou, perdendo Dennis Thatcher, o seu marido, conselheiro e pilar de apoio. Voltou a aparecer em público no funeral de Ronald Reagan e em homenagens às vítimas do 11 de setembro.
Em 2010, ano em que o seu partido voltou ao poder após os 13 anos dos trabalhistas Tony Blair e Gordon Brown, Margaret Thatcher visitou o novo primeiro-ministro, David Cameron, na residência oficial do n.º 10 de Downing Street.
A partir desse ano, circularam informações sobre o agravamento da sua saúde e rumores de senilidade e perda de memória, ilustrados no filme de 2011 "A Dama de Ferro, que valeu a Meryl Streep um óscar de melhor atriz. No passado mês de dezembro, já muito debilitada, foi operada a um tumor na bexiga. 


Fonte: http://expresso.sapo.pt/

Sunday, 7 April 2013

Novo resgate mais perto

Novo resgate mais perto


O Governo esteve hoje reunido para encontrar soluções para a saída da crise. Cenários que podem ser dramáticos.
O Governo vai anunciar dentro de minutos o que ficou decidido na reunião extraordinária do Conselho de Ministros, onde, ao que o Expressso apurou, estiveram em cima da mesa vários cenários e possibilidades para enfrentar o 'chumbo' pesado de normas do Orçamento de Estado. 
Entre eles, encontram-se cenários e possibilidades da maior delicadeza e que se podem afigurar como verdadeiramente dramáticos, como sejam o recurso de Portugal a um segundo resgate internacional. Ou ainda o congelar por Bruxelas da decisão de alargar as maturidades dos empréstimos contraídos por Portugal à troika.
Em relação ao primeiro ponto, fontes da maioria disseram ao Expresso que perante o chumbo das normas do OE, que ascende a um valor entre os 1080 e os 1350 milhões de euros (reposição do subsídio cortado aos funcionários públicos e pensionistas, reposição dos cortes no subsídio de desemprego), coloca-se em cima da mesa a questão da possível necessidade de um segundo resgate financeiro internacional.
Isto porque as metas orçamentais previstas (e que já tinham sido revistas) apontavam para um défice de 5,5 por cento do PIB este ano. Como o Governo não tem grande margem para subir impostos e impor nova austeridade aos portugueses (asfixiando ainda mais a economia), por um lado, e tem revelado dificuldade em cortar na despesa do Estado (aliás, as quatro medidas chumbadas pelo TC na sexta são todas de corte de despesa e nenhuma de aumento da carga fiscal) a solução afigura-se muito difícil de conseguir.
Além do mais, nas próximas duas semanas serão conhecidos os números da execução orçamental do primeiro trimestre e no verão serão conhecidos os dados da execução orçamental do primeiro semestre de 2013. Duas datas que podem confirmar nova derrapagem dos números económicos e financeiros do país (à semelhança do que tem acontecido nos últimos dados de execução orçamental, aliás).
Ainda na última semana nos debates parlamentares (moção de censura, primeiro, e debate quinzenal, depois) o Governo tinha falado no risco de novo resgate internacional, depois dos 78 mil milhões de euros pedidos à troika em 2011, mas no caso de uma crise política em Portugal. A verdade é que o chumbo do TC pode ajudar a precipitar as coisas e a piorar o que já se afigurava mau. "O dinheiro não chega", ouviu o Expresso a uma fonte da maioria.
Para reforçar esta ideia, é bom não esquecer que a sétima avaliação trimestral da troika ao cumprimento do memorando ainda não está formalmente incluída, faltando a apresentação de um plano de cortes de despesa no Estado. Plano que fica agora muito mais dificultado.
Isto é, será mais dificil Portugal ter dinheiro para fazer face aos seus compromissos se os cheques da troika que ainda restam não chegarem. 

Maturidades adiadas?


Por outro lado, em relação ao segundo ponto, Bruxelas já manifestou forte preocupação em relação à instabilidade política em Portugal, reconhecendo que essa situação pode levar ao adiamento ou mesmo congelamento da aprovação do alargamento das maturidades dos empréstimos pedidos à troika.
Fontes governamentais contactadas pelo Expresso afirmam que o chumbo do TC pode ter como consequência imediata a inviabilização do alargamento dos prazos. Alargamento esse que iria permitir que o prazo de pagamento de vários dos empréstimos contraídos fosse diluído no tempo, evitando por exemplo sobrecarregar os pagamentos de dívida previstos para os anos mais próximos (como 2015 e 2016).
Na edição impressa deste sábado, o Expresso afirmou, com recurso a várias fontes comunitárias, que a troika já tinha pronta uma proposta técnica que possibilitava o alargamento dos prazos de vencimento de vários dos empréstimos contraídos em sete anos. Mas que a aprovação pelo Eurogrupo não deveria acontecer na próxima semana. Várias fontes apontaram que enquanto alguns países não estão satisfeitos com a solução encontrada outros defendem que "se deve deixar a decisão final refém da evolução da situação política portuguesa".
Uma fonte europeia reconheceu que "se chegarmos a um quadro de grande instabilidade, a questão (do alargamento dos prazos) pode nem chegar a ser colocada" nas próximas reuniões europeias. A moção de censura, a demissão de Miguel Relvas, o clima de crise política e a decisão do Tribunal Constitucional são tudo notícias que têm tido larga repercussão internacional nos últimos dias.

Remodelação alargada

Outro ponto em cima da mesa da reunião é a componente política do Governo. Neste caso, apurou o Expresso, há quem defenda que perante o novo cenário colocado pelo chumbo do Tribunal Constitucional, a remodelação não deve nesta altura limitar-se à substituição de Miguel Relvas, que pediu a demissão na quinta-feira, mas ser mais profunda.
Fontes ouvidas pelo Expresso dizem mesmo ser a hora de "chamar socialistas" ao Governo de Passos Coelho, Paulo Portas e Vítor Gaspar.
Sendo certo que António José Seguro já deixou claro que não aceita fazer parte de qualquer solução governativa sem que primeiro sejam ouvidos os portugueses em eleições legislativas antecipadas.

Fonte: http://expresso.sapo.pt

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More