Criação de novos vírus gera preocupação
Fonte: http://expresso.sapo.pt
Investigações como as que levaram à mutação do H5N1 num vírus da gripe aviária, transmissível pelo ar entre os humanos, estão a gerar preocupações entre a comunidade científica
Um grupo de destacados cientistas apela aos conselheiros do Presidente Barack Obama para investigarem as questões éticas levantadas por investigações como as que promoveram a mutação do vírus do H5N1, criando um novo vírus da gripe aviária altamente transmissível entre os humanos pelo ar, segundo noticia o "The Independent".
O jornal britânico diz que entre os signatários do apelo encontra-se um antigo responsável governamental britânico, Lord May, e um laureado com o prémio Nobel, Richard Roberts, distinguido em 1993 pelo trabalho pioneiro no campo genético.
O apelo surge após ter terminado em janeiro a moratória voluntária, em que os cientistas suspendiam temporariamente este tipo de investigações de modo a darem tempo aos reguladores para analisarem o assunto.
Em 2011, duas equipas de investigadores - conduzidas por Ron Fouchier, do Centro Médico Erasmus de Roterdão, Holanda, e por Yoshihiro Kawaoka, da Universidade de Wiscosin-Madison, Estados Unidos - anunciaram que conseguiram a mutação do H5N1 no novo vírus altamente transmissível.
As moratórias voluntárias surgiram após o assunto ter gerado grande preocupação entre a comunidade científica.
Experiências retomadas e alargadas a outros vírus
A publicação dos resultados dos referidos estudos foi entretanto autorizada e no mês passado o Instituto Nacional de Saúde norte-americano estabeleceu as linhas orientadoras que permitem este tipo de investigações em determinadas circunstâncias.
Os investigadores têm de demonstrar os claros benefícios para a saúde pública das mutações dos vírus e que, além disso, conseguem minimizar os riscos de acidentes assim como o uso malicioso dos novos vírus.
Os investigadores anunciaram entretanto que não só iriam prosseguir com as anteriores experiências como tencionavam alargá-las para outras áreas, envolvendo outros tipos de vírus e doenças.
Na carta agora endereçada ao presidente da comissão norte-americana para o estudo de questões bioéticas, o grupo de destacados cientistas contesta a decisão, considerando não ter ocorrido suficiente reflexão sobre o levantamento da moratória.
Os cientistas alertam que em nome da investigação cientifica poderão ser desencadeadas novas pandemias de consequências devastadoras.
Fonte: http://expresso.sapo.pt
1 comments:
Como se a vida ja nao estivesse dificil, e com a economia toda podre, estes gajos vem ca me fazer um virus ainda para piorar a situacao ainda...
Post a Comment