O FC Porto venceu esta quarta-feira o Benfica por 1-0 no Estádio do Dragão, na primeira-mão das meias-finais da Taça de Portugal. O único golo foi marcado por Jackson Martínez, que cabeceou com êxito após um canto cobrado por Quaresma.
Luís Castro não surpreendeu no onze que elegeu, apostando em Fabiano, Alex Sandro, Reyes, Mangala, Danilo, Fernando, Herrera, Defour, Quaresma, Varela e Jackson Martínez.
Já Jorge Jesus procedeu a várias alterações, escalando uma equipa inicial formada por Artur, Maxi Pereira, Luisão, Garay, Sílvio, Fejsa, Salvio, Rúben Amorim,Sulejmani, Rodrigo e Cardozo.
O FC Porto entrou pressionante e Varela, aos 4 minutos, viu Artur roubar-lhe o golo. No minuto seguinte foi Luisão com um corte in extremis a evitar que o passe de Defour deixasse Herrera na cara de Artur. Do canto nasceu o golo num excelente cabeceamento de Jackson, a ganhar nas alturas a Garay, com a bola a entrar ao ângulo.
Luisão, aso 16, voltou a ser decisivo ao cortar a bola que seguia para Herrera no coração da área após cruzamento de Danilo.
Maxi, aos 18 minutos, viu o amarelo por falta sobre Jackson.
Aos 22 minutos, Maxi ameaçou com um remate que bateu em Reyes e saiu pela linha de fundo.
Dois minutos depois foi Garay a dar o corpo a um remate de Jackson que levava «selo de golo».
Defour viu amarelo aos 25 por falta sobre Salvio.
Aos 36, Fernando ganha a bola a Fejsa, com uma entrada dura que o árbitro não viu, e isolou Varela na cara de Artur, que defendeu com o pé o remate do avançado português.
Rodrigo, aos 40, cabeceou ao lado após bom cruzamento de Silvio.
Herrera foi admoestado aos 49 minutos por falta sobre Salvio.
Silvio, aos 58, viu o amarelo por simular uma falta de Quaresma.
Aos 61 foi Fernando a ser admoestado após um desentendimento com Garay.
Ghilas entrou para o lugar de Varela aos 62 minutos.
Jesus respondeu aos 65, lançando Gaitán para o lugar de Sulejmani e trocando Rodrigo por Lima aos 67.
Herrera, aos 74, rematou com perigo, mas a bola saiu ligeiramente ao lado. O mexicano saiu de seguida para a entrada de Carlos Eduardo.
Aos 77, Jackson «inventou» espaço e atirou cruzado…ao poste.
Fabiano, aos 79, fez uma «enorme» defesa negando o golo a Ruben Amorim.
Na resposta, Ghilas rematou de trivela mas a bola saiu à figura de Artur.
Aos 81 minutos, Markovic entrou para o lugar de Salvio.
Quintero rendeu Defour aos 86 minutos.
O médio colombiano desperdiçou soberana oportunidade aos 90 quando tentou assistir Quaresma numa altura em que apenas tinha Artur pela frente.
Já em período de compensações, Jackson e Danilo viram cartões amarelos por faltas duras
O Sporting de Braga e o Rio Ave empataram hoje a zero, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal de futebol, na qual os vila-condenses jogaram mais de 40 minutos em desvantagem numérica.
O Rio Ave, que jogou com menos um desde os 49 minutos, por expulsão de Ruben Ribeiro, recebe o Sporting de Braga, a 16 de maio, na segunda mão das meias-finais