"Eu quero ser tua", repete Suzy, mas na página de Facebook da RTP há quem faça o trocadilho e diga que não queira que Suzy seja do festival da Eurovisão. "Não vás à Dinamarca, por favor", pede um cibernauta. "O povo votou mal outra vez… pimba", diz outro. Algumas críticas dirigem-se directamente à RTP e espalham-se rumores de que os resultados podem ter sido "influenciados".
A canção escolhida, na final de sábado, para representar Portugal no Festival da Eurovisão, "Quero ser tua", de Suzy, foi composta por Emanuel. E, mesmo com o seu "wawawewawe" vagamente africano, o tema lembra as cantigas ditas "pimba". A polémica não é coisa nova no Festival da Canção. No ano passado, a escolha dos humoristas-cantores Homens da Luta foi questionada por muitos. E não é a primeira vez que Emanuel escreve uma canção vencedora do festival.
Para além dos comentários negativos no Facebook oficial da RTP e até uma petição para destronar Suzy, que conta com cerca de cinco mil assinaturas, músicos e outros agentes do meio musical, ouvidos pela Renascença, têm uma posição crítica.
José Cid, que participou em vários destes festivais, afirma que o evento está hoje "mal organizado" e que isso se reflecte numa má representação internacional da "alma portuguesa". "A votação que o público faz é muito mal pensada. A televisão devia escolher o músico que nos vai representar. Portugal está cheio de bons poetas e bons músicos e de bons intérpretes", diz.
2 comments:
Ainda se fosse um festival de mugir!
Essa eh boa ahaha :)
Post a Comment