Monday, 17 March 2014

Polícias do Aeroporto passam a fardar-se no ginásio enquanto outros continuam em contentore

Parte dos agentes da PSP do Aeroporto de Lisboa vão passar a fardar-se no ginásio daquele complexo. Os restantes vão continuar, porém, a usar dois contentores exteriores localizados num parque de estacionamento como vestiário, conforme o PÚBLICO noticiou nesta segunda-feira.
“Está previsto o início de uma obra na sede da Divisão de Segurança Aeroportuária (DSA) que vai permitir reorganizar e libertar espaços. Para tal, e enquanto não tivermos os novos vestiários e balneários para todo o efectivo da DSA construídos pela ANA, temporariamente o actual vestiário masculino vai ser transferido para o ginásio”, indica a comandante da DSA, Intendente Catariana Franco, num mail recente enviado ao total do efectivo composto por 300 agentes e ao qual o PÚBLICO teve acesso.
O email, porém, não refere a situação dos vestiários localizados em contentores há cinco anos. A situação – resultante das obras então iniciadas no aeroporto - era temporária, mas ainda hoje se mantém. Fonte da Direcção Nacional da PSP disse ao PÚBLICO não ter conhecimento de que esta decisão afecte o uso desses pré-fabricados o que só irá acontecer com o inicio de obras para novas instalações no final deste ano. A ANA já tinha, aliás, indicado ao PÚBLICO que esses trabalhos estarão concluídos apenas em 2015.
Por seu lado, o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, disse nesta segunda-feira na Lourinhã que "está previsto que, até ao fim deste ano, essa situação possa ser ultrapassada". O governante admitiu que é mais uma "situação trágica de tornar o provisório definitivo".
“Foi preciso uma denúncia e uma notícia para alguém mudar algo em cinco anos. É desprestigiante que se coloquem agentes da PSP a trocarem de roupa em contentores. Para além do mais, aquilo representa um perigo de segurança. Qualquer um pode estroncar as portas”, disse ao PÚBLICO o presidente do Sindicato Nacional de Polícia (SINAPOL), Armando Ferreira. 
“O actual vestiário masculino vai transformar-se definitivamente numa sala de trabalho que agregará vários serviços administrativos da divisão”, esclarece a missiva que explica ainda que a “actual sala de formação, reuniões e rendições vai continuar a servir este propósito e temporariamente também servirá de ginásio”.
O email também não faz qualquer referencia ao posto de atendimento da PSP que funciona na gare das chegadas num espaço exíguo e onde alguns agentes dizem “correrem ratos” e canos de esgoto no tecto.

0 comments:

Post a Comment

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More