Oxford DentalMed :: Dental Surgery Medical Practice

Address: 174d Cowley Road Oxford OX4 1UE | Tel: 01865 250404

LUSITANOS DE OXFORD :: BEM VINDO AO NOSSO BLOG OFICIAL

Lusitanos de Oxford é a associação oficial portuguesa em Oxford. Destina-se a promover a diversidade cultural, música, acadêmica e eventos de caridade em Oxfordshire

Visite Oxford

Na cidade de Oxford se situa uma das mais prestigiosas universidades do mundo. Alem de ser uma cidade muito cosmopolita ela tambem eh reconhecidade internacionalmente pela beleza da sua arquitetura gótica

DESPORTO :: Mantenha-se Actualizado

O Seu Portal Informações Desportivas

Ciências & Educação :: Neurociência

Para calcular a vasta gama de informações no ambiente e organizá-los em objetos coerentes, o cérebro humano tem que resolver alguns problemas computacionais complexos

Saúde e Beleza :: A dieta da Felicidade

Os alimentos têm uma grande influência no nosso humor. Não é nenhuma novidade. E tão importante como manter a linha é o bem-estar emocional

Fernando Pessoa :: Poeta em plano de destaque

Fernando Pessoa é uma personalidade proeminente da literatura e poesia portuguseas

Fernando's Cafe :: Qualidade & Bom Gosto

Fernando's Cafe está situado no 1 Queen Street junto a Carfax Tower em Oxford city Centre

Brown's Cafe Oxford :: Ideal para o seu paladar

Venha satisfazer o seu paladar com deliciosos Cafés, Bolos, Pasteis de Nata, Bolos de Arroz, e muito mais

All Sat Solutions :: The World Inside Your Home

Antenas Digitais | FreeSat | TV Europeia | Antenas Discretas | Assistência | Multiroom TV | CCTV

Thursday, 31 October 2013

Governo Anuncia transmissao em Sinal Aberto de um jogo por jornada da Liga de Futebol 2014/2015

O Governo anunciou, esta quinta-feira, que uma , por se tratar de um evento de interesse público.

A decisão, assinada pelo ministro Poiares Maduro, foi esta quinta-feira, publicada em Diário da República, na lista de eventos de interesse generalizado que têm de ser emitidos por televisões generalistas de sinal aberto, ou seja, RTP, SIC ou TVI.

No ano passado, o ministro que então tutelava o setor, Miguel Relvas, decidiu retirar os jogos da  Liga da lista de eventos que têm de ser transmitidos em sinal aberto, alegando que esses canais não podiam negociar os direitos de transmissão com detentora dos jogos, a Controlinveste.

Este ano, o Governo considerou que o acesso a esses jogos deve "ser facultado pelos adquirentes dos respetivos direitos exclusivos que emitam em regime de acesso condicionado ou sem cobertura nacional aos operadores interessados na sua transmissão televisiva que emitam por via hertziana terrestre com cobertura nacional e acesso não condicionado".

Segundo o mesmo documento, os detentores dos direitos exclusivos terão de assegurar, até um mês antes do início do campeonato nacional de futebol da I Liga 2014-2015, "que é efetivamente facultado o acesso aos respetivos direitos, em termos não discriminatórios e nas condições do mercado de um jogo em cada jornada equitativamente repartidos entre cada uma das cinco equipas e em número igual de jogos em casa e jogos fora".

Além dos jogos do Benfica, do Sporting e do FC Porto, o canal que assegurar a transmissão de um jogo por jornada terá também de mostrar os jogos dos quarto e quinto classificados.

Os jogos do Benfica são detidos atualmente pelo clube, enquanto os restantes são da Controlinveste, empresa de Joaquim Oliveira A lista de eventos obrigatoriamente transmitidos em sinal aberto inclui ainda os jogos oficiais da seleção nacional, a final da Taça de Portugal de futebol e um jogo por jornada ou por mão de uma eliminatória da Liga dos Campeões em que participem equipas portuguesas.

Além disso, a RTP, a SIC ou a TVI terão de emitir um jogo por eliminatória da Liga Europa a partir dos quartos-de-final em que participem equipas portuguesas, as finais das competições de clubes organizadas pela UEFA, incluindo a Supertaça Europeia e as cerimónias de abertura e de encerramento, bem como jogos de abertura, quartos-de-final, meias-finais e final do Mundial de Futebol.

Da mesma lista constam ainda a Volta a Portugal em bicicleta, as participações de atletas portugueses e das seleções nacionais na fase final de Mundiais e Europeus, as finais das competições oficiais internacionais entre clubes em que participem equipas portuguesas nas modalidades de andebol, atletismo, basquetebol, hóquei em patins e voleibol.

Suspeito do rapto de Maddie indultado

O imigrante cabo-verdiano que é suspeito de ter raptado Maddie beneficiou de um indulto do Presidente da República, Jorge Sampaio, e não foi expulso do País em 1996, conforme determinava a justiça.
O homem, que tinha então 26 anos, estava indiciado num processo por furto. A pena acessória seria a expulsão do nosso país, para o seu país de origem: Cabo Verde. Por alturas do Natal e como então era normal nos anos 90, o então Presidente da República escolheu uma série de cidadãos que acabaram beneficiados com perdões judiciais.
Segundo o CM apurou, o imigrante foi depois para Lagos, onde acabou por construir a sua vida com a mulher, cidadã portuguesa. Em 2007, por alturas do desaparecimento de Madeleine McCann, o homem tinha sido despedido do restaurante do aldeamento Ocean Club na Praia da Luz. Tinha motivo para o rapto e meios para o fazer. Sabia que os pais da menina e os amigos jantavam até tarde, conhecia até as rotinas de "vigia" aos quartos.
Acredita ainda a polícia que embora o objetivo nunca tivesse sido matar Maddie, a verdade é que algo poderá ter fugido ao controlo do suspeito. Assustado com todo o mediatismo do caso, poderá ter sido obrigado a ‘calar' a criança. A Judiciária está a tentar descobrir o que terá feito ao cadáver.

A morte deste homem, em 2009, num acidente de trator, vem agora baralhar a investigação. Só recentemente é que a pista foi seguida, depois de o seu telemóvel ter sido localizado nas imediações do aldeamento na altura do rapto. As antenas dão conta da sua localização junto ao apartamento. A PJ já ouviu a família, para perceber o comportamento do suspeito nos dias imediatamente a seguir. Tentam também perceber os locais onde aquele terá estado e onde poderá ter escondido a criança, então com três anos

Ex-líder da Marinha guineense será julgado por tráfico de droga apenas em 2014

O antigo chefe de estado da Armada da Guiné-Bissau Bubo Na Tchuto, acusado de tráfico de droga nos Estados Unidos, será julgado apenas em 2014, afirmou à Lusa a sua advogada.

«O julgamento não deve ser marcado nos próximos três meses», disse a advogada, Sabrina Shroff, salientando que ainda não recebeu a acusação judicial completa e depois receber formalmente a documentação ainda terá 60 dias para analisar o material. .
Segundo o calendário primeiro estabelecido pelo juiz do caso, Richard Berman, os procuradores responsáveis pela acusação, Aimee Hector e Glen Kopp, deveriam ter concluído a acusação no passado dia 25 de julho.
Diário Digital / Lusa

Wednesday, 30 October 2013

Comandante" Ronaldo responde a Blatter com hat-trick


"Comandante" Ronaldo responde a Blatter com hat-trick

Cristiano Ronaldo respondeu da melhor forma às 'provocações' de Joseph Blatter, presidente da FIFA, ao conseguir superar o registo de golos do lendário Puskás na Liga espanhola, graças a um "hat-trick" na goleada ao Sevilha, por 7-3, no Santiago Bernabéu, em jogo da 11.ª jornada da competição.
Já depois de Gareth Bale ter bisado (13' e 27'), num dos golos graças a uma "mãozinha" de um adversário, Cristiano Ronaldo faturou de penálti, aos 31', e não resistiu a celebrar o golo com uma saudação à comandante, gesto correspondido pelo brasileiro Marcelo.
Com o português Beto na baliza, bem como Diogo Figueiras e Daniel Carriço na defesa, o Sevilha conseguiu reduzir, com golos de Rakitic (38', g.p.) e Bacca (40'), numa verdadeira partida de "loucos".
Benzema (53' e 80') e Cristiano Ronaldo (60' 72') fizeram os golos dos merengues na segunda parte. Pelo meio, Rakitic voltou a marcar (63'), falhou um penálti cometido por Ronaldo sobre Figueiras (75') e M'Bia (76') foi expulso.
Cristiano Ronaldo, que já leva 11 golos na Liga espanhola em 2013/14, mais três do que Messi, chegou aos 157 golos pelo Real Madrid na Liga espanhola. Só Hugo Sánchez (164), Santillana (186), Di Stéfano (216) e Raúl (228) fizeram mais. Quatro lendas, tal como Ronaldo, para suíço ver

Pedidos de demissão de Blatter já são mais de cem mi


Pedidos de demissão de Blatter já são mais de cem milUma página criada há 24 horas está a causar alvoroço na rede social Facebook. Os subscritores pedem respeito por parte das entidades do futebol enquanto são publicadas imagens com frases de ordem.

A página "Demissão de Joseph Blatter", em pouco mais de 24 horas, já chegou aos 102 mil subscritores, números alcançados às 20.00 (hora em Portugal) desta quarta-feira. Outras páginas, com menos visibilidade, também já foram criadas defendendo o mesmo propósito.
As polémicas declarações do presidente da FIFA sobre Ronaldo, num vídeo em que diz preferir Messi e em que 'goza' com o internacional português, estão na base da criação desta página. Entre os utilizadores da rede social que apoiam a página, além de milhares de portugueses encontram-se centenas de utilizadores de nacionalidade espanhola, brasileira e inglesa, entre outras espalhadas pelo mundo.
Além disso, no sítio 'Petição Pública', estão a decorrer quatro pedido de demissão, sendo que o movimento "Demissão de Blatter", dirigido ao presidente da FIFA, registou já mais de quatro mil assinaturas.
"O presidente da FIFA ofendeu Cristiano Ronaldo, o futebol português e os portugueses em geral. Por tudo isso, e tendo em conta que assumiu uma posição pública de favoritismo por um determinado jogador, colocando-o como preferido a vencer o título de Bola de Ouro, os portugueses, e outros indignados pelo mundo fora, assinam esta petição exigindo a demissão de Joseph Blatter", pode ler-se na página.
"Esta atitude do presidente da FIFA demonstra bem a corrupção que paira no futebol mundial, na atribuição de organizações de grandes eventos e de prémios relevantes para a carreira de jogadores e treinadores. O sucesso que os portugueses têm tido no futebol mundial tem suscitado muitos incómodos no seio da FIFA liderada por Blatter e esta atitude é mais do que suficiente, na opinião do Movimento pela Demissão de Blatter, para que abandone o cargo", acrescenta a petição.


Marisa Cruz e João Pinto avançam para divórcio litigios


Separados desde o início do ano, João Pinto Marisa Cruz, de 42 e 39 anos, não se entendem quanto à divisão de bens e o ex-futebolista decidiu avançar para um divórcio litigioso.

Em causa está a divisão de bens adquiridos durante os quatro anos decasamento, nomeadamente um apartamento de luxo que o casal comprou na cidade do Porto. "Neste momento, um acordo está fora de questão. Não há a mínima possibilidade nem vontade de um entendimento", revela um amigo do ex-casal.

No início, Marisa Cruz e João Pinto demonstraram publicamente a vontade de chegar a um entendimento, até pelos dois filhos que têm em comum. "Está a ser um divórcio equilibrado", garantiu a apresentadora. Mas o desejo não se concretizou.

LUTA PELA GUARDA DOS DOIS FILHOS

João Pinto e Marisa Cruz lutam ainda em tribunal pela guarda dos dois filhos, João e Diogo, de sete e quatro anos. As crianças encontram-se a viver com a mãe, que já apresentou os filhos ao namorado, o hoquista Pedro Moreira. Um motivo de discórdia, já que João Pinto não terá gostado de ver o casal em produções fotográficas com as crianças.

Terroristas suicidas em Tiananmen

O ‘incidente’ da passada segunda-feira na Praça de Tiananmen, em Pequim, em que morreram cinco pessoas, foi um atentado terrorista e não um acidente rodoviário, como inicialmente avançado pelas autoridades chinesas.
Um veículo todo-o-terreno com três pessoas investiu contra os turistas que passeavam na famosa praça, epicentro do movimento pró-democracia de 1989, e atropelou várias pessoas. O veículo acabou por colidir contra os pilares de uma ponte e incendiar-se. O ataque fez pelo menos cinco mortos, incluindo os três ocupantes da viatura, e 38 pessoas ficaram feridas.
As autoridades admitem agora que terá sido um ataque terrorista levado a cabo por separatistas uigures da região autónoma da Xinjiang. Dois alegados cúmplices estão a ser procurados e a segurança foi reforçada em Pequim.

Tuesday, 29 October 2013

Comandantes rebeldes abatidos na Somália

Dois comandantes do grupo al Shabaab, com ligações à Al-Qaeda, foram mortos esta segunda-feira, na Somália.
Um avião não-tripulado, possivelmente norte-americano, disparou contra uma viatura em que seguiam os guerrilheiros, de acordo com testemunhas citadas pela BBC.
O ataque aconteceu a Sul da capital Mogadíscio, numa estrada entre Jilib e Barawe, considerada um dos bastiões do movimento al Shabaab.
Entre os mortos está o principal especialista em explosivos do grupo radical islâmico, que luta pelo controlo do poder na Somália.
A al Shabaab reivindicou o atentado do mês passado contra um centro comercial em Nairobi, capital do Quénia, que provocou a morte a 67 pessoas

Costinha já não é treinador do Paços de Ferreira

"Deixaram de existir condições para continuar. Durante a semana já tinha conversado com o presidente e infelizmente as coisas não correram pelo melhor", afirmou Costinha após a derrota (1-3) com o Vitória de Guimarães, no jogo que fechou a 8ª jornada da Liga Portuguesa.
Sobre o seu sucessor, que ainda não é conhecido, Costinha deixou escapar que "é preciso alguém que tenha maior comunhão com o clube".

O Paços de Ferreira, lanterna vermelha da Liga Portuguesa com apenas 4 pontos em 8 jogos, procura, agora, novo técnico.

O próximo desafio dos "castores" realiza-se no domingo frente ao Arouca

Alemanha responde a 'estupor' de Sócrates

Três dias depois de Sócrates ter chamado “estupor” e “filho da mãe” ao ministro alemão das finanças, Berlim reage. Num tom contido e institucional, a embaixada em Lisboa diz que a Alemanha “tem apoiado Portugal na superação da crise financeira”. Não há referências pessoais, mas o texto emitido ontem vem na sequência de um pedido de reacção do Jornal de Negócios à entrevista de José Sócrates ao Expresso, em que este acusa Wolfgang Schäuble de empurrar Portugal para o resgate financeiro.
O ex-primeiro-ministro português diz na entrevista que o Governo alemão estava dividido sobre o apoio ao nosso país. Descrevendo um jantar em 2011, no âmbito dos seus esforços para evitar o iminente default financeiro, Sócrates afirma: “A Merkel está do outro lado com aquele estupor das Finanças, o Schäuble, que foi agora corrido. Todos os dias esse filho da mãe punha notícias contra nós. E ligávamos para o gabinete da Merkel e ela, com quem me dava bem, dizia que vinha do gabinete do ministro das Finanças”.
A nota diplomática da embaixada, sem referir factos concretos, sublinha que “A Alemanha sempre foi um parceiro fiável e tem apoiado Portugal na superação da crise financeira” E continua, referindo que “assegurar a estabilidade da moeda comum, bem como emergir desta crise de forma fortalecida, com maior crescimento e emprego” foram e continuam a ser os “interesses comuns de ambos os países”. O texto da representação liderada por Helmut Elfenkämper conclui que “no futuro Portugal poderá continuar a contar com a Alemanha.
Santana também já respondeu
A entrevista de Sócrates ao Expresso é marcada pela linguagem em que o ex-primeiro-ministro dispara contra vários políticos. De Santana Lopes, seu adversário nas legislativas de 2005, afirma: “Insinuou num debate que eu era homossexual, queria que eu dissesse que era, era isso que ele queria. O bandalho!”
Em reacção, Santana Lopes diz que “o tipo de linguagem” de Sócrates “não é novo” e contra-ataca: “O animal feroz está a ficar raivoso”. Santana, acusado pelo adversário de ter estado por trás de uma campanha para envolver Sócrates num caso de corrupção, no licenciamento do Freeport, ironiza, em entrevista à CMTV: “Qualquer dia, vai dizer que fui eu que enviei o fax para a universidade ao domingo, ou que o tio do Freeport é meu tio

Mesquita Machado 'congelou' 12 mil multas em Braga

O novo presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, denunciou hoje que o anterior executivo, liderado pelo socialista Mesquita Machado, “congelou” cerca de 12 mil multas (contra-ordenações) por não pagamento de parcómetros durante o período eleitoral.
Ricardo Rio comunicou ter sido hoje mesmo anulado o alargamento da concessão de estacionamento pago em mais 27 ruas da cidade, que tinha sido decidido pelo executivo do PS poucos meses antes das eleições. A anterior maioria de Mesquita Machado (PS) concessionou o estacionamento à superfície a uma empresa do presidente do Sporting Clube de Braga, António Salvador, tendo já recebido em troca quatro milhões de euros.
Ricardo Rio, que hoje presidiu à primeira reunião camarária após ter vencido as eleições liderando a coligação Juntos por Braga (PSD/CDS/PPM), revelou: “Estamos a receber o total de cerca de 12 mil processos de contra-ordenações [multas] ainda não processados durante o período eleitoral”.
Ricardo Rio acrescentou que se trata de “uma decisão verdadeiramente absurda do anterior executivo, caótica do ponto de vista administrativo, além de imoral para aqueles que pagaram, ter sido congelado o processamento das contra-ordenações relativas a estacionamento junto aos parcómetros que não era pago”.
“É um desfio tremendo que temos em cima dos ombros, nos departamentos jurídico e administrativo, o processamento súbito destes milhares de contra-ordenações”, disse ao SOL Ricardo Rio, questionado acerca da possibilidade da prescrição desses processos.
“Enquanto no ano de 2011 a receita dos parcómetros foi de 195 mil euros e em 2012 de 149 mil euros, nos primeiros nove meses deste ano (até Setembro), já com uma fiscalização da concessionária contratada pelo anterior executivo camarário, foi 650 mil euros”, acrescentou o autarca.
“É incompreensível que a fiscalização da empresa particular concessionária tenha seis ou sete vigilantes nas ruas e que seja muito superior à que fazia a Polícia Municipal, que tem um corpo de quase 50 agentes”, destacou Ricardo Rio, afirmando “ter havido aqui uma falha clara da fiscalização”.
Entretanto, Ricardo Rio confirmou que a empresa de António Salvador já fez saber que vai actuar judicialmente quanto à revogação, hoje formalizada, do alargamento de todos os parcómetros – que caso não tivesse sido efectuada, poderia atingir um universo de 90 ruas da cidade, uma medida que estava a afectar o comércio tradicional

Sunday, 27 October 2013

No Dragão manda a tradição:FC Porto 3 Sporting 1

No Dragão manda a tradição

O FC Porto venceu o Sporting por 3-1, em jogo da 8.ª jornada do campeonato nacional. Dragões adiantaram-se no marcador ainda na primeira parte com um penálti de Josué, mas os leões responderam bem e empataram antes dos 60’ minutos. No entanto, dois golos de rajada de Danilo e Lucho González, aliados a uma exibição personalizada da equipa azul e branca, ampliaram para 43 o número de vitórias do FC Porto em casa sobre o Sporting.
Na octogésima visita do Sporting ao terreno do FC Porto, a rivalidade revitalizada entre os dois emblemas fez-se sentir mesmo antes das equipas chegarem ao Estádio do Dragão, com meia centena de adeptos leoninos a provocarem desacatos junto a uma das portas do recinto desportivo. No entanto, a polícia acabou por controlar a situação e as atenções viraram-se para a redondinha e para a expectativa das equipas titulares.
Paulo Fonseca deu o seu voto de confiança a Herrera depois da expulsão do mexicano frente ao Zenit e colocou Varela no onze inicial. Do lado dos leões, Leonardo Jardim apostou em Piris para o lado esquerdo e manteve a base da equipa mais goleadora da Europa, mas foi do lado direito que os dragões descobriram o caminho para o golo logo aos 10’ minutos. Alex Sandro foge à marcação pelo lado direito, Maurício chega atrasado ao lance e derruba o lateral esquerdo brasileiro na grande área. Chamado à conversão, Josué bate Patrício para a primeira explosão nas bancadas do Dragão.
Numa primeira parte em que o jogo foi mais emotivo do que técnico, a equipa do Sporting tentou reagir ao golo do adversário avançado as linhas mais avançadas, lateralizando demasiado as jogadas pelo lado direito, onde Mangala e Alex Sandro acabavam por resolver com facilidade. No lado esquerdo, Varela provocava muitos desequilíbrios, mas Marcos Rojo, em grande plano, fazia uma marcação implacável a Jackson Martínez impedindo qualquer situação de golo ao avançado colombiano.
Ao intervalo, o resultado mantinha-se inalterado num jogo sem grandes oportunidades de golo e com vários jogadores em claro sub-rendimento. No regresso das equipas ao relvado, o FC Porto apresentou melhorias, e logo aos 47’ minutos uma falha de Rui Patrício ia deixando a bola à mercê de Fernando perante uma plateia de 48.100 espectadores. O Sporting precisava de melhorar e Leonardo Jardim lançou em jogo Diego Capel aos 57’ minutos e retirou Wilson Carvalho.  A substituição teve efeito imediato e aos 59’ minutos, o Sporting empatou 1-1 por intermédio de William Carvalho após um livre na direita marcado por André Martins. A bola é mal aliviada por Helton, e sobra para o jogador leonino fazer o golo do empate. E como clássico é clássico, ainda os adeptos do Sporting celebravam o golo de William Carvalho e já o FC Porto fazia o 2-1 numa brilhante iniciativa de Danilo aos 61’ minutos.
O jogo ganhou mais ritmo com a dança no marcador com ambas equipas a criarem mais situações de golo num curto espaço de tempo do que em toda a primeira parte. Os leões reagiram muito bem ao carrossel de emoções e em duas ocasiões teve perto do 2-2, mas Helton, em grande plano, chamado a exame mostrou porque é o melhor guarda-redes do campeonato nacional e impediu o golo. O FC Porto mostrava-se sólido perante as iniciativas do adversário, e num contra-ataque supersónico, liderado por Varela, faz o 3-1 por intermédio de Lucho González antes dos 75’ minutos. O argentino marcou o primeiro golo da carreira ao Sporting e praticamente sentenciou o clássico da 8.ª jornada.
Com este resultado, o FC Porto isolou-se no primeiro lugar do campeonato nacional com 22 pontos. Os leões foram alcançados pelo Benfica no segundo lugar ficando com 17 pontos.

Portuguesas envolvidas em casamentos por conveniência no Reino Unido

Em apenas dois dias, uma portuguesa foi condenada por bigamia e outra presa por suspeita do mesmo crime devido ao envolvimento em casamentos por conveniência com imigrantes ilegais nigerianos no Reino Unido.

Tânia Aniceto, de 25 anos, foi condenada a 18 de outubro a quatro anos de prisão por bigamia e por auxílio à imigração ilegal no Reino Unido após casar com quatro nigerianos no espaço de dois anos.

A portuguesa só foi apanhada porque o seu nome e outro falso que também usava, Sandra Monteiro, levantaram suspeitas pois apareciam repetidos nas candidaturas dos homens para obter autorização de residência.

Diário Digital / Lusa

Brasil demitiu analista suspeito de colaborar com CIA

Brasil demitiu analista suspeito de colaborar com CIA

O Brasil demitiu um analista dos serviços de espionagem suspeito de passar dados secretos da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) à norte-americana CIA, noticia hoje o diário Estado de São Paulo.

O analista da ABIN, um alto funcionário da subunidade da agência em Foz de Iguaçu, terá sido subornado por um agente norte-americano com a promessa de um posto diplomático na embaixada dos Estados Unidos na capital brasileira, revelou o periódico.
Os Estados Unidos procuravam dados sobre a atuação do governo na conhecida Fronteira Tripla, que separa o Paraguai do Brasil e da Argentina e sobre os informadores do Governo brasileiro na região.
A partir de Manaus, o analista passou, através do sistema interno da ABIN, "a controlar remotamente documentos protegidos pelo sigilo que não tinha necessidade de conhecer", segundo indicaram fontes dos serviços de informações citadas pelo Estado de São Paulo.
As provas "do comportamento inadequado" do agente brasileiro começaram a ser obtidas durante a primeira semana de agosto de 2012.
Nesse mesmo mês, o agente brasileiro e o norte-americano encontraram-se num restaurante e acordaram ver-se dias depois com o objetivo de que fosse apresentado ao agente da CIA um outro analista que poderia "ajudar" a conseguir mais informações.
De acordo com o jornal, o agente norte-americano não apareceu no dia marcado por ter sido informado de que o agente brasileiro tinha sido detetado.
O agente brasileiro foi destituído oficialmente a 17 de dezembro do ano passado, mas a ABIN não lhe abriu nenhum processo para evitar desgastar a imagem da agência.
Segundo o jornal, a estratégia de vigilância do analista da ABIN era "diferente, mas em linha" com a revelada pelo ex-analista da Agência Nacional de Segurança (NSA), Edward Snowden, que deu a conhecer detalhes do programa de espionagem norte-americano sobre vários países, incluindo o Brasil.
Documentos conseguidos por Snowden e divulgados pela imprensa brasileira mostram que a CIA espiou comunicações eletrónicas e telefónicas da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e dos seus principais assessores, bem como a petrolífera brasileira Petrobrás.
Rousseff, que adiou uma visita oficial que tinha programada aos Estados Unidos, protestou na Assembleia Geral das Nações Unidas, considerando tratar-se de "uma violação" da soberania do seu país, "uma afronta" e "uma falta de respeito" que não pode justificar-se com a luta contra o terrorismo.
O Governo assegura que continua à espera de uma explicação satisfatória dos Estados Unidos.

Diário Digital com Lusa

Morreu Lou Reed

Morreu Lou Reed

Lou Reed morreu este domingo aos 71 anos.

Reed foi um dos nomes mais influentes do rock, principalmente com os Velvet Underground.
As causas da morte não foram divulgadas, mas o músico tinha se submetido a um transplante de fígado em Maio.
Nascido em Brooklyn, Nova Iorque, a 2 de Março de 1942, Lou Reed fundou em 1964 os Velvet Underground com John Cale e Sterling Morrison. Ao trio juntou-se Maureen Tucker na bateria.
O primeiro álbum da banda, «The Velevet Underground and Nico», também conhecido pelo «disco da banana» devido à icónica capa de Andy Warhol, é considerado um dos álbums mais influentes do rock.
Após a saída de John Cale, em 1968, o grupo prosseguiu até 1971.
A solo, Lou Reed assinou trabalhos como «Transformer», «Berlin» e «Metal Machine Music».
Após uma travessia do deserto na década de 80, Reed regressou em grande forma com «New York», de 1989.
Nos anos 90 lançou mais dois discos: «Magic and Loss» e «Set the Twilight Reeling». «The Raven», de 2003, foi o seu derradeiro disco.
Recentemente, Lou Reed colaborou com os Metallica em «Lulu».

Saturday, 26 October 2013

Presidente de Moçambique condena ataque contra civis

Presidente de Moçambique condena ataque contra civis

O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, condenou hoje o ataque, atribuído à Renamo, que destruiu um autocarro na zona de Muxúnguè, em Sofala, no centro de Moçambique, causando um morto e ferimentos em nove pessoas, incluindo uma criança.

O porta-voz da Presidência de Moçambique, Edson Macuácua, disse que apesar do «ataque perpetrado pela Renamo», o chefe de Estado moçambicano pretende dialogar com o líder do principal partido da oposição, Afonso Dhlakama, que se encontra em parte incerta.

Em declarações hoje aos jornalistas, Edson Macuácua disse que o Presidente moçambicano considera que «a única solução de qualquer diferença é o diálogo».

Em contacto com a Lusa, o porta-voz da Renamo, Fernando Mazanga, disse que os atos não podem ser imputados ao principal partido da oposição moçambicana, porque este "perdeu a voz do comando".

Na segunda-feira, as Forças de Defesa e Segurança de Moçambique (FADM) anunciaram um ataque e ocupação do local onde Afonso Dhlakama viveu durante um ano, e, segundo a imprensa moçambicana, houve pilhagens de bens do lider da oposição.

Desde que foi desalojado do acampamento em que vivia em Sandjudjira, na província de Sofala, centro de Moçambique, pela ofensiva do exército moçambicano, Afonso Dhlakama é dado pela imprensa local como "fugitivo", mas desconhece-se se pesa sobre ele um mandado judicial.

Na sexta-feira, a Renamo anunciou a morte do deputado da sua bancada parlamentar Armindo Milaco em resultado do ataque contra Sandjudjira.

Entretanto, o porta-voz da Presidência criticou as organizações da sociedade civil moçambicana por não condenarem o ataque, considerando o silêncio como "estranho e preocupante".

Na quarta-feira, organizações moçambicanas Armando Guebuza, de violar a Constituição com o ataque do exército à base da Renamo, sob pretexto de reposição da ordem pública, porque, dizem, constitucionalmente esta ação cabe à polícia.

Hoje, o porta-voz da Presidência moçambicana afirmou que se as forças de defesa e segurança fizessem "o contrário seria uma inconstitucionalidade".

Para Edson Macuácua "é estranho e preocupante que quando acontecem ataques da Renamo contra todo o tipo de alvos, incluindo contra crianças, as organizações da sociedade civil fiquem em silêncio", mas quando o exército reage a ataques, apareçam "discursos inflamatórios de condenação".

"Qual é a agenda desses organismos?", questionou Edson Macuácua, que acusou as organizações da sociedade civil moçambicana de "defenderem interesses inconfessáveis".

Moçambique atravessa a sua pior tensão política e militar desde a assinatura do Acordo Geral de Paz em 1992.

Diário Digital / Lusa

Manifestação na Grécia reuniu 2.000 pessoas contra detenção de líderes neonazis

Manifestação na Grécia reuniu 2.000 pessoas contra detenção de líderes neonazis

Cerca de 2.000 simpatizantes do partido neonazi grego Aurora Dourada regressaram hoje às ruas de Atenas para protestar contra a detenção dos seus líderes e a polícia evitou confrontos com manifestantes da extrema-esquerda.

Na terça-feira, o parlamento grego aprovou a suspensão da ajuda estatal ao partido neonazi Aurora Dourada, depois de seis dos seus deputados terem sido acusados de constituírem ou integrarem uma organização criminosa.
A medida foi aprovada por 235 dos 300 deputados

Mulheres sauditas violam proibição de conduzir, dizem activistas

Mulheres sauditas violam proibição de conduzir, dizem activistas

Um grupo de mulheres fez filmagens do momento em que conduziam em cidades sauditas este sábado, desafiando advertências do governo de que seriam presas e processadas se tomassem parte na campanha contra o direito exclusivo dos homens de conduzir no país, disseram activistas.

Mas muitas participantes da campanha ficaram em casa, após telefonemas de homens a dizerem ser do Ministério do Interior, afirmaram as organizadoras da manifestação contra a proibição de as mulheres conduzirem.
A polícia colocou postos de controlo em algumas partes de Riade, disseram testemunhas, e pareceu haver mais agentes de trânsito do que o normal nas ruas da capital - no mais recente sinal da sensibilidade do assunto no reino ultraconservador.
«Conheço várias mulheres que conduziram esta manhã. Vamos publicar vídeos (online) mais tarde», disse uma das organizadoras da campanha.
Cinco vídeos foram colocados no YouTube e Twitter neste sábado de manhã, com data de 26 de Outubro, e supostamente mostram mulheres a conduzir em Riade, na região-oásis de al-Ahsa e na cidade de Jeddah.
Não foi possível verificar quando foram feitas as imagens.
O rei Abdullah tem impulsionado algumas reformas cautelosas, expandido a educação e o emprego para as mulheres. Mas também tem sido muito cuidadoso para não criar grandes atritos com os clérigos conservadores.
Mesquitas de toda a Arábia Saudita divulgaram sermões na sexta-feira a apelar para que as mulheres ficassem em casa.
Os protestos são ilegais na Arábia Saudita e reivindicações públicas de mudança política e social são tradicionalmente interpretadas pelas autoridades como um desafio inaceitável à autoridade da família Al-Saud, que governa o país

Polícia e INEM chamados à casa de Bárbara Guimarães

Polícia e INEM chamados à casa de Bárbara Guimarães

Manuel Maria Carrilho foi na sexta-feira, ao final da noite, à casa que até há bem pouco tempo partilhava com a mulher, a apresentadora da SIC, Bárbara Guimarães. O ex-ministro da Cultura tentou entrar em casa, mas sem sucesso.

Segundo o Diário da Notícias, cerca das 01:00, três carros da polícia estavam estacionados à porta da casa, situada no centro de Lisboa, e um dos seguranças da apresentadora acabou a ser agredido e levado para o hospital, por uma ambulância do INEM.
O casal está em processo de divórcio e Bárbara Guimarães não deixa Manuel Maria Carrilho entrar em casa. Neste momento decorrem no DIAP queixas de violência doméstica apresentadas por ambos um contra o outro.

Wednesday, 23 October 2013

PJ quer reabrir caso Maddie

As autoridades portuguesas ponderam reabrir o processo de desaparecimento de Madeleine McCann, na sequência da análise feita pela PJ do Porto ao longo dos últimos dois anos.
A investigação deverá ficar a cargo da PJ de Faro e consistirá, para já, na inquirição de mais testemunhas. O Correio da Manhã sabe que a tese seguida será a de rapto e poderá haver diligências comuns às que foram pedidas pelos ingleses.
Na última semana o caso conheceu novos desenvolvimentos, principalmente com a divulgação do retrato robô do principal suspeito e a nova pista que, tudo aponta, deverá levar à reabertura do processo para saber o que aconteceu a Maddie na noite de 3 de Maio de 2007, na Praia da Luz.

Astérix entre os Pictos’ chega às livrarias

obra era, já de si, um enorme desafio: pegar em Astérix e no inseparável Obélix, e revitalizar as duas personagens sem desvirtuar as principais caraterísticas idealizadas em 1959 por Albert Uderzo e René Goscinny. ‘Astérix entre os Pictos’, 35ª volume da saga do guerreiro gaulês, e o primeiro a ser escrito e desenhado pela nova dupla Jean-Yves Ferris (argumento) e Didier Conrad (desenho), parece, à partida, cumprir essas premissas.
O livro é lançado esta quinta-feira em Portugal e em outros 23 países, apoiado numa gigantesca campanha de promoção a nível mundial. O festival AmadoraBD, que abre as portas ao público esta sexta-feira, e se prolonga até 10 de novembro, será um dos espaços onde as mascotes dos dois heróis irão ter maior visibilidade junto de centenas de pessoas, neste périplo pelo nosso País.
Pergunta CM
Costuma ler banda desenhada?
A aventura leva Astérix e Obélix até às terras altas da Escócia na companhia de Mac Oloch, um guerreiro escocês que os dois amigos salvaram da morte depois de o encontrarem dentro de um bloco de gelo na praia da aldeia gaulesa. É também a primeira personagem inventada pelos novos autores, uma verdadeira homenagem ao índio Humpá-Pá, abandonado por Uderzo e Goscinny face ao êxito do herói gaulês.
Já em terras escocesas, os dois amigos não escondem a surpresa ao cruzarem-se com um povo em tudo diferente daqueles com quem já se cruzaram. Conhecidos pela coragem que mostram no campo de batalha, são as pinturas de guerra e as estranhas tradições dos múltiplos clãs que vão ser objecto de piadas e trocadilhos ao longo das 44 páginas do livro, uma imagem de marca do génio de René Goscinny.
A saga Astérix já vendeu mais de 350 milhões de livros em todo o mundo. Em Portugal, os números já ultrapassam 5,5 milhões de unidades, segundo dados avançados pelo site oficial da personagem
Passagem de testemunho
O novo ‘Astérix entre os Pictos’ está a criar alguma expectativa pelo facto de ser o primeiro livro que não é desenhado por Albert Uderzo, que se afastou voluntariamente devido à sua idade (86 anos) e ao seu estado de saúde. O autor nunca deixou, no entanto, de acompanhar a evolução da história ao longo dos oito meses que demorou a concretizar.
“Não me arrependo absolutamente de nada”, afirmou há nove dias em entrevista ao diário francês Le Figaro, a passagem do testemunho a Jean-Yves Ferri e Didier Conrad. “Entusiasmei-me com a ideia de Ferri de mandar Astérix e Obélix para a Escócia”, explica.
Já o convite a Didier Conrad teve outros percalços, quando os dois desenhadores que Uderzo tinha inicialmente escolhido deitaram a toalha ao chão. “Foi uma tarefa hercúlea para ele. Oito meses para desenhar um álbum de banda desenhada foi um desafio”.
A aumentar a dificuldade da empreitada, o facto de Conrad viver na costa oeste dos Estados Unidos. “Ele enviava-me sete páginas de cada vez e eu limitava-me a corrigir pequenas falhas”, prossegue. O Obélix da capa do livro “foi o único desenho que fiz”, conclui Uderzo.
Perfil de Jean-Yves Ferri
Em 1996 publica o primeiro livro ‘Les Fables Autonomes’, com dois volumes já publicados. Continua com as aventuras do polícia rural Aimé Lacapelle, de que serão publicados quatro álbums entre 2000 e 2007. Em 1995, conhece em Paris o desenhador Manu Larcenet. O encontro leva à criação da série ‘Le Retour à la Terre’, que conta já com sete volumes.
Perfil de Didier Conrad
Em 1973 dá os primeiros passos no mundo da banda desenhada com ‘Carte Blanche’ publicada no ‘Journal de Spirou’. Sob o pseudónimo de Pierce, desenha Kid Lucky, a série que narra a infância de Lucky Luke, de Morris e Goscinny. Em 2011, cria Marsu Kids, mais uma série derivada das aventuras do divertido Marsupilami, o mítico animal inventado por Franquin

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More