skip to main |
skip to sidebar
15:15
OXFORD
O novo presidente do Irão é um “lobo em pele de cordeiro”, declarou o primeiro-ministro israelita, esta terça-feira, na assembleia geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.
Benjamin Netanyahu desvalorizou a recente ofensiva de charme de Hassan Rouhani, que apelou ao desarmamento nuclear em todo o mundo.
“Rouhani não soa como Ahmadinejad [anterior presidente iraniano], mas em relação ao programa de armas nucleares, a única diferença entre eles é esta: Ahmadinejad era um lobo em pele de lobo, Rouhani é um lobo em pele de cordeiro, um lobo que pensa que pode iludir a comunidade internacional”, afirmou o chefe do Governo israelita.
Netanyahu defende a necessidade de manter a pressão sobre o Irão e considera que o único acordo possível passa pelo “desmantelamento total do programa iraniano de armas nucleares”.
“Israel não vai permitir que o Irão tenha armas nucleares. Se Israel for obrigado a ficar sozinho, ficará sozinho. Ainda assim, ficando sozinho, Israel saberá que estará a defender muitos muitos outros”, salientou o primeiro-ministro israelita.
No dia 26 de Setembro, o presidente iraniano, Hassan Rouhani, instou Israel a assinar o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP) "sem demora", afirmando na assembleia geral da ONU que "nenhuma nação" deveria possuir armas atómicas.
Poucas horas depois, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e Hassan Rouhani falaram ao telefone, na primeira comunicação entre os líderes destes dois países desde 1979.
“Esta foi a primeira comunicação entre um presidente americano e um presidente iraniano desde 1979. Sublinha bem o aprofundar da confiança entre os nossos países, mas também revela a vontade de pormos para trás a nossa difícil história”, disse Obama
Posted in:
0 comments:
Post a Comment